Pular para o conteúdo principal

Parnahyba Sport Club

Essa história começa em 1844, com a criação da cidade de Parnahyba. Àquela época, a grafia da lingua portuguesa se fazia desta forma. Fundado em 1º de maio de 1913, o clube recebeu o nome da cidade, que permanecia com HY. Assim nasceu o Parnahyba Sport Club.

Muitos anos depois, quando a língua portuguesa sofreu diversas modificações, Parnahyba passou a se escrever de forma mais simples, sem o HY. Clube e cidade passavam a ser grafados PARNAÍBA. Afeito a tradições, os dirigentes do clube fizeram questão de manter o Sport Club na grafia original, à inglesa. Durante décadas, era comum encontrar jornais e revistas com o registro: Parnaíba Sport Club, de Parnaíba.

Isso durou até 24 de maio de 1998 quando, em reunião do Conselho Deliberativo, por sugestão do associado Osvaldo dos Santos Brandão, foi aprovado o retorno da grafia original de 1913, quando o clube foi fundado. A partir daí, o time passou novamente a se chamar PARNAHYBA SPORT CLUB, com a cidade permanecendo Parnaíba.

Parnahyba Sport Club tem uma história muito antiga, o clube tem 91 anos de fundação, mas destes 91 anos aproximadamente 40 anos foram passados no amadorismo, assim como vários clubes piauienses da época que hoje não existem mais, naquele tempo existiam duas ligas de futebol no Piauí, uma em Parnaíba outra em Teresina, a de Parnaíba era considerada a mais importante e correspondia ao Campeonato Estadual na época, neste o Parnaíba foi Campeão 8 vezes e só depois foi criada a Federação de Futebol do Piauí decretando o profissionalismo no certame estadual.

Títulos

Campeonato Piauiense: 3 vezes (2004, 2005 e 2006).

Estádio

Mão Santa
Capacidade 5000

Hino

Composto originalmente por R.Petit
Ó Parnaíba, Teu nome exprime Em nosso peito Ardor sublime

Que nos inspira a repetir a doce escala
Da voz do rio que te envolve que te embala

Teus filhos bravos
No embate rudo Fazem do peito Um bronzeo escudo

ESTRIBILHO -
E quem da luta
Todo ardor não liba Ao som do brado: Salve ó Parnaíba

Possues o brilho
Da paz bendita Que sobre nós Fulge e palpita

Ao sopro forte do Nordeste a vida canta
Nessa oficina de labor que nos encanta

Do nosso esforço
Vem a surgir A glória excelsa Em teu porvir

ESTRIBILHO

A doce sombra
Da paz suprema Progredir sempre É o nosso lema

Onde a bravura destemida enfim assome,
Nos lembra o rio que te deu tão grande nome

Teus filhos bravos
No embate rudo Fazem do peito Um bronzeo escudo

ESTRIBILHO -
E quem da luta
Todo ardor não liba Ao som do brado: Salve ó Parnaíba

Possues o brilho
Da paz bendita Que sobre nós Fulge e palpita

Escudos Antigos

O Escudo do Parnahyba passou por divesas mudanças até chegar ao formato atual, porém as mudanças não foram tão significativas, nas fotos abaixo poderemos ter uma noção da evolução dos escudos do Parnahyba.

Estes escudos foram usados na década de 70 e 80. Nesta época em que tivemos a maior variedade de modelos.


Os 3 Escudos abaixo foram utilizados na década de 80 até chegar ao formato atual ais abaixo.

Mascote

O Tubarão do Litoral







Site

http://www.parnahyba.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância