domingo, 15 de fevereiro de 2009

Nacional Atlético Clube Sociedade Civil

Fundado em 28 de Abril de 1947, o NACIONAL ATLÉTICO CLUBE, de Rolândia, cidade próxima a Londrina, na região norte do Paraná, é um clube que aposta na organização para se tornar grande.
Viveu grande parte da sua história apenas como coadjuvante nas competições estaduais. Nos anos 90, porém, resolveu investir na formação de atletas, criou um centro de treinamento de 69.000 metros quadrados, que conta com três campos de dimensões oficiais, alojamento para 80 pessoas e salão de convenção e reuniões. Com 23 atletas, entre juniores e profissionais em seu departamento de futebol, a equipe começou a colher frutos em 98, quando conquistou o título do paranaense da Série A III.

Sua ultima grande conquista foi o Campeonato Paranaense - série A I de 2008.

Apesar de ter disputado oito vezes o Campeonato Paranaense, o Nacional nunca enfrentou um time de Curitiba. Nos anos 60, o time participou da Zona Norte, da qual o campeão o título com o vencedor da Zona Sul. Em 1997, quando retornou à primeira divisão, o NAC ficou num grupo com outros considerados "pequenos". A sina pode se repetir em 2004, ano de um novo retorno à elite. Se não passar da primeira fase, a equipe de Rolândia mais uma vez não conhecerá a estrada para Curitiba. Em seus únicos títulos estaduais, o Nacional teve o mesmo treinador. Foi com Itamar Bernardes, que o time venceu o Campeonato Paranaense da Série A-2, em 1998, e do da Série A-1, em 2003. Nos anos 70, o bicheiro Carlos Meiss era o mantenedor do Nacional. Além de pagar altos salários para um time do interior, ele dotava a equipe de alguns confortos. Para uma partida em Toledo, os jogadores viajaram de avião, saindo de Londrina. Um luxo na época.

Estádio

O Nacional manda seus jogos no Estádio Municipal Eric George, que tem capacidade para 5.000 pessoas. O recorde de público, que registrou a capacidade total do estádio, ocorreu durante um amistoso da equipe local contra o Atlético Paranaense.

Títulos

Campeonato Paranaense - Série Prata: 1970.
Campeonato Paranaense - Série Prata: 2003.
Campeonato Paranaense - Série Prata: 2008.
Campeonato Paranaense - Série Bronze: 1998.

Hino

O Nacional Atlético Clube No Paraná é um orgulho sem par É forte, é resoluto Também absoluto Porém as suas cores saberemos honrar O trio final É feito de cimento armado Os nossos alfes São todos homens bronzeados A nossa linha É dona de qualquer gramado Diremos Diremos Vitória quase sempre,
Vamos pois vencer.

Mascote
Guerreiro Alemão - Roland

Site
http://www.nacionalclube.com.br/