sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sobradinho Esporte Clube

SOBRADINHO ESPORTE CLUBE, clube de futebol oficial da Cidade de Sobradinho foi fundado em 1º de janeiro de 1975 e é conhecido como o Leão da Serra. Bicampeão de Brasília nos anos de 1985 e 1986.

O projeto de transformar o Sobradinho em sucursal do Botafogo surgiu de conversas entre o advogado Délio Cardoso, então com 38 anos, há 36 morando em Brasília, e o presidente do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro. Botafoguense fanático, Délio acompanhou vários jogos do Campeonato Brasileiro de 1995, a convite da diretoria. Nas conversas, os dois tentaram entender as razões do fracasso do futebol do Distrito Federal. "Chegamos à conclusão de que a capital é uma cidade jovem que não tem uma cultura própria de futebol", afirmava Délio Cardoso. "A vantagem para nós é que podemos manter em atividade todos os jogadores do elenco, dar oportunidade aos que estão saindo dos juniores e ainda podemos garimpar novos talentos", diz Montenegro. E um dos craques candangos acabou parando no Botafogo do Rio. Foi a atacante Dimba, que chegou a ganhar certo destaque em General Severiano Em março de 1996, através do convênio junto ao Botafogo Carioca, o clube tornou-se Botafogo Sobradinho Esporte Clube. A novidade parecia que daria ceto. No primeiro ano, as médias de público cresceram e o clube teve bom desempenho. Em 1997, o clube não conseguiu dar continuidade a boa campanha de 1996 e fez péssima campanha no estadual. Após um pequeno período, o Botafogo Sobradinho voltou a usar o seu nome original.

Em 2003, o Sobradinho é rebaixado pela primeira vez.Depois de sofrer com os vexames do clube da cidade no Campeonato Brasiliense — entre eles a massacrante goleada por 10 x 1 do CFZ e o cai-cai na derrota por 4 x 0 para o Gama — teve de engolir o rebaixamento do alvinegro à segunda divisão. Vence em 2004 a segunda divisão e disputa a primeira divisão no mesmo ano. É rebaixado novamente em 2005. Em 2006, cai para terceira divisão, onde permanece até hoje.

Títulos

Campeonato Brasiliense: 2 vezes (1985 e 1986).
Vice-Campeonato Brasiliense: 3 vezes (1984, 1989 e 1994).
Campeonato Brasiliense - 2ª Divisão: 2003.

Estádio

Estádio: Augustinho Lima - capacidade: 10.000 Lugares


Inaguração do Estádio Augustinho Lima, Sobradinho 0 x 3 Santos, 30 de abril de 1978.

Hino

És o bravo leão da cidade
Sem temer os mais sérios rumores
Pra vencer os mais duros rivais
Defendendo suas honras das cores
Como herói, foste sempre destemido
Enfrentand
o qualquer time no gramado
Mais que tudo, foste sempre o mais querido
És o grande leão consagrado

Vencer, vencer
Nosso lema é vencer
Sobradinho, meu clube querido
Hei de amá-lo, amá-lo até morrer

És o bravo leão da cidade
Sem temer os mais sérios rumores
Pra vencer os mais duros rivais
Defendendo su
as honras das cores
Como herói, foste sempre destemido
Enfrentando qualquer time no gramado
Mais que tudo, foste sempre o mais querido
És o grande leão consagrado

Mascote
Leão da Serra






Site
http://br.geocities.com/racaalvinegra/sobra.htm