sábado, 28 de fevereiro de 2009

Cotinguiba Esporte Clube

Com o nascimento do Cotinguiba Esporte Clube a vida sócio- esportiva sergipana começa a se organizar. Sensível aos anseios da gente sergipana, um valioso grupo de intelectuais e desportistas deu início às demarches para a criação da agremiação.A data oficial de fundação é 10 de outubro de 1909. Na ocasião lá estavam os mais autênticos representantes das famílias Franco, Leite, Rollemberg, Garcez e Vasconcelos. Seus primeiros sócios e dirigentes. Era, pois, um clube elitista. Criado e dirigido pelo ‘high-society”.Nasceu onde ainda hoje vive. Tomou o nome de Cotinguiba em homenagem ao rio que nos separa da Barra dos Coqueiros.Depois o rio mudou de nome nesta região e passou a se chamar Rio Sergipe, de acordo com determinação emanada do Poder Legislativo.Começou com o remo e, já no ano seguinte, arrebatava, triunfal-mente, a primeira colocação do 1 CAMPEONATO OFICIAL DE REMO.

Em 1910, o Cotinguiba já era campeão de voleibol.O primeiro Presidente do “DECANO DA FUNDIÇÃO” foi Mário Passes.

Na década de 40, o Cotinguiba encontra seu ponto culminante na administração de CLÓVIS CARDOSO quando, assessorado por ALTANESCHE, homem que modificou o cenário arquitetônico de Aracaju, realizou consideráveis reformas na sua sede, surgindo a feição mediterránea que até hoje possui, apesar da rebeldia de algumas reformas que ali foram realizadas em outras gestões.É cognominado “O PALÁCIO ALVI-AZUL DA AVENIDA AUGUSTO MAYNARD”.

Além de ser conhecido como “O DECANO DA FUNDIÇÃO, é também chamado pela imprensa especializada, desde 1976, de “O TUBARÃO DA PRAIA”Um verdadeiro pioneiro. Foi o primeiro campeão de Remo, Futebol, Voleibol, Basquetebol, Pedestrianismo e Natação. No ocaso da década de 50 surgiu em nossa Capital o Futebol de Salão. O COTINGUIBA, juntamente com a ASSOCIAÇÃO ATLËTICA DE SERGIPE, lutou e conseguiu fundar a FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DE SALÃO. Realizado o primeiro campeonato da modalidade, o COTINGUIBA foi, como bom pioneiro, o campeão.

Títulos

Campeonato Sergipano:1918,1920,1923,1936, 1942,1952.

Estádio

O Estádio Lourival Baptista ou Batistão é um estadio localizado na cidade de Aracaju, inaugurado em 9 de julho de 1969.
Capacidade 20000
Primeira partida : Seleção Brasileira 8 x 2 Seleção Sergipana

Mascote