Pular para o conteúdo principal

Atlético Clube Goianiense

Com a camisa igual à do Flamengo e o escudo semelhante ao do São Paulo, porque Edison Hermano, um dos seus fundadores e seu primeiro goleiro era flamenguista e são-paulino, o Atlético iniciou, ao ser fundado em 2 de abril de 1937, a implantação do futebol em Goiânia, a então recém-fundada cidade de Goiânia.

1944 - O Primeiro Campeão Goiano

Em 1944 disputou-se o primeiro campeonato oficial de futebol em Goiás. A bem da verdade, foi um campeonato curto, posto que na época existiam apenas cinco clubes. É verdade, também, que a então jovem capital com apenas 12 anos de fundada, não comportava mais do que isso. Naturalmente houve muitas irregularidades, mas que não tiraram o mérito do primeiro grande campeão goiano, que foi o Atlético Clube Goianiense, também o primeiro clube fundado em Goiânia a 02 de abril de 1937.

OS PARTICIPANTES

Atlético, Goiânia (fundado em 1938), Vila Nova (fundado em 1943), Goiás (fundado em 1943) e o Campinas (fundado em 1943 e que se utilizava dos reservas do Atlético.

O TIMAÇO

O Atlético foi campeão não porque seus adversários fossem fracos, mas sim por que seu time era poderoso e bom. Tinha poucos jogadores e seu elenco era muito homogêneo, com reservas e titulares se confundindo. Eis o elenco campeão, primeiro campeão goiano: Paulista (Wolney), Tonico (Ditinho) e Chancão (Fão), Waldemar Bariano, Tocafundo (Mira), Pixo (Pirulito); Cid, Ari, Cigano, Nazaré, Dido e Nery.

O atacante Dido, filho do técnico Orlando Feresin, foi lançado no time na final do torneio estadual de 1944 com apenas 17 anos. Orlando teve que assinar uma autorização para o jovem entrar em campo, mas valeu a pena. O rapaz marcou dois gols e selou o título diante do Goiânia.

O TÍTULO

O Campeonato de 1955, o mais longo da história, contou com a presença de uma dezena de clubes. Foram dezoito jogos, turno retorno para que o rubro-negro levantasse o mais memorável titulo de sua gloriosa trajetória.

Fioravante Salerno, o Fiori, um calabrês estabelecido no comércio da avenida 24 de Outubro assumiu o comando técnico do time e sua virtude maior era a amizade e o respeito mútuo. Ele nunca tinha problemas, pois apesar de um elenco reduzido, adaptava um jogador a qualquer circunstâncias. Epitácio, por exemplo, era ponta-direita, ponta-esquerda, meia-armador médio-volante, centro-avante, era tudo. Todos eram tudo naquele inesquecível esquadrão que ficou mais de vinte jogos sem conhecer o sabor de uma única derrota.

1957, outra vez...

No começo de 1955, para uma curta excursão a Cuiabá, o Atlético, em face de algumas contusões, teve de recorrer ao Goiás, tomando dois craques por empréstimo: o zagueiro central Manduca e o centro-avante Eudes, o maior gênio que o futebol goiano conheceu. Um homem que jogava sem bola e que encantava a platéia por sua genialidade. Pois bem, ao voltarem de Cuiabá, os dois se empolgaram com o Atlético e se iniciou um namoro que duraria mais de um ano.

O tempo passou e chegou 1957. E Manduca e Eudes se incorporavam, em definitivo, ao elenco rubro-negro. De quebra, sem contrato com o Goiânia, chegava o goleiro China, com suas defesas monumentais e seu jeito muito especial de gritar durante os noventa minutos, orientando sua defesa e distribuindo lançamentos em profundidade para os atacantes: Resultado: Atlético, Campeão Invicto de 1957, ano em que conquistou também o Troféu dos Invictos.

Os Goleadores

Pelo Atlético passaram os maiores goleadores do futebol goiano. Seria ocioso citar nomes de quantos vestiram a camisa rubro-negra, balançando redes e fazendo os melhores goleiros se ajoelharem, impassivos diante do poderio atleticano. Aqui nos atemos aos homens que chegaram ao final dos campeonatos comandando o pelotão dos goleadores do futebol goiano. Os anos em que o Atlético teve o artilheiro-mor foram:

1944 - Ari 8 gols
1947 - Dido 17 gols
1948 - Tarzan 21 gols
1949 - Tarzan 18 gols
1955 - Fábio 21 gols
1970 - Dadi 13 gols
1972 - Dadi 12 gols
1978 - Baltazar 31 gols - recordista absoluto
1985 - Bill 21 gols

O time chegou muito perto da conquista de mais títulos estaduais, mas foi vice-campeão em 21 oportunidades. Juntamente com o Goiás e o Vila Nova, a agremiação é uma das forças do Estado e teve alguns feitos memoráveis.

Em 1990, foi o primeiro clube goiano a conseguir um título de âmbito nacional, o Campeonato Brasileiro da Série C, quando bateu o América Mineiro na final. No entanto, após alguns anos de marasmo, falta de investimento e constantes más administrações, o clube foi rebaixado no Estadual e permaneceu um período na segunda divisão.

O retorno do Dragão, como também é conhecido o Atlético Goianiense, para a divisão de elite do futebol goiano, ocorreu após torcedores e diretoria se unirem para reerguer o clube.

Com isso, em 2005, o time conseguiu o título da segunda divisão do Estadual Goiano, voltando à elite em 2006 e conseguindo o vice-campeonato. Em 2007, a consagração: o título de campeão estadual terminava com um jejum de 17 anos sem títulos de expressão.

Títulos
Nacionais
Campeonato Brasileiro Série C: 1990.

Interestaduais
Vice-Campeonato Copa Brasil Central: 1967.

Estaduais
Campeonato Goiano: 10 vezes (1944, 1947, 1949, 1955, 1957, 1964, 1970, 1985, 1988 e 2007).

Vice-Campeonato Goiano: 21 vezes (1945, 1946, 1948, 1950, 1952, 1954, 1956, 1958, 1959, 1960, 1961, 1967, 1968, 1972, 1979, 1986, 1987, 1991, 1996 e 2006).

Campeonato Goiano 2ª Divisão: 2005.

Torneio Início: 6 vezes (1940, 1944, 1952, 1956, 1962 e 1984).

Outras Conquistas
Torneio Triangular Campineiro: 1956.

Torneio Integração: 1971.

Copa Goiás: 1998.


Estádio

Estádio Antonio Accioly, pertencente ao Atlético Clube Goianiense
, onde são realizados suas partidas em campeonatos regionais e contra equipes de pequeno porte em campeonatos nacionais. Contra equipes de maior porte, utiliza-se do Estádio Serra Dourada.

Nome Oficial: Estádio Antônio Accioly

Capacidade: 8.000

Dimensões do gramado: 110m x 75m

Proprietário: Atlético Clube Goianiense

Hino

Letra e Música: ?


Meu Atlético,
meu estandarte
modéstia à parte tem a força
quente de um dragão
Meu Atlético tem a mania de dar
alegria pro meu coração...
Meu rubro negro, eu chego e vejo,
você cumprindo o meu desejo de vencer, vencer,
vencer!
dá gosto ver nosso esquadrão,
rolando a bola pelo chão e
dando um show e mais um gol...
Lê Lêlêoo
Lê Lêlêoo
Atlético!

Mascote
A mascote do Atlético Goianiense é um dragão, apelido pelo qual o clube também é conhecido.


Mascote do Atlético Goianiense

site: http://www.atleticogoianiense.com.br


Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância