Pular para o conteúdo principal

Associação Recreativa Desportiva e Cultural Icasa


Fundado em 1º da Maio de 1963 pelo industrial José Feijó de Sá, o Icasa que recebeu o nome da empresa do ramo de algodão “A Icasa” (Indústria e Comércio de Algodão S/A) . Levando na camisa a cor verde da folha de algodão e no calção o branco da pluma, surpreendia os juazeirenses como agremiação para a prática de futebol.

Logo em seu primeiro ano de existência, a equipe de futebol conquistava brilhantemente o campeonato local. Era um sintoma claro de que o Icasa vinha disposto a quebrar a hegemonia até então em poder do seu co-irmão, o Guarani, conquistando assim uma grande legião de torcedores. No ano seguinte, em 1964, o alvi-verde do Cariri conquistava o vice-campeonato e também o título de campeão do torneio comemorativo do Centenário da Cidade de Missão Velha.
O Icasa, mostrando toda sua potência, tornava-se Octacampeão Juazeirense ininterrupto nos seguintes anos:

• Campeão Municipal em 1965;
• Bicampeão Municipal em 1966;
• Tricampeão Municipal em 1967;
• Tetracampeão Municipal em 1968;
• Pentacampeão Municipal em 1969;
• Hexacampeão Municipal em 1970;
• Heptacampeão Municipal em 1971;
• Octacampeão Municipal em 1972;

Diante da Máquina de Vitórias, a grande torcida Icasiana via sua amada agremiação a cada final de campeonato arrebatar com galhardia o título máximo da terra do Padre Cícero. Mas a grandeza do Icasa não poderia ficar restrita ao Cariri.
O público de Fortaleza, Sobral e Quixadá, também estava desejoso de ver em ação o famoso esquadrão juazeirense que já se projetara além de fronteiras.
Eis que em dezembro de 1972 a grande e agradável notícia:
o Icasa filiava-se à Federação Cearense de Futebol, e a partir do ano de 1973 iniciava sua participação no Campeonato Cearense, mostrando sua força e hegemonia. Após várias tentativas de dirigentes locais, eis que surge Zacarias Silva, desportista ambicioso, e visionário que acreditou e consegui colocar o Icasa no cenário nacional como time de vitórias. Dentre os títulos conseguidos pelo Icasa nos últimos anos, destacamos os excelentes feitos:

• Campeão Cearense, 1992 sob a direção de Francisco Leite Bezerra;
• Vice-Campeão 1993 sob a direção de Kleber Lavor;
• Campeão Cearense 1º Turno 1995 sob a direção de Zacarias Silva;
• Vice-Campeão Cearense, 1995 sob a direção de Zacarias Silva;

Era Cruel


Por motivo de força maior o então presidente Zacarias Silva, afasta-se do Icasa no ano de 1996, e para tristeza de toda família icasiana em seguida o Verdão do Cariri, estaria sendo substituído pelo então, Juazeiro Empreendimentos Esportivos Ltda.

O Juazeiro empreendimentos foi criado no final de 1998 para substituir o Icasa, mudando para o nome acima citado devido a uma ação trabalhista movida por um antigo atleta, sendo que o mesmo pedia 30 mil reais de indenização. Este motivo não convenceu a torcida e na época muita gente do esporte foi contra, mas como não apareceu nenhum benemérito para ajudar o verdão como o mesmo é chamado pela sua torcida o presidente da época Kleber Lavor efetuou a mudança. O Juazeiro disputou os campeonatos de 1999,2000 e2001,tendo obtido sucesso apenas no ano de 99 devido ter aproveitado a base do Icasa. Só que o público não comparecia mais aos jogos como nos anos alviverdes. O presidente Lavor perdeu respaldo e a justiça acabou passando a divida do Icasa para o Juazeiro.

O ex-dirigente Zacarias Silva, realizou pesquisas junto à UECE, e ficou constatado a aprovação de 90% da população pelo retorno do verdão. Agora só restava a aprovação do conselho deliberativo e a Federação Cearense de Futebol. O empresário e ex-dirigente Zacarias Silva, logo procurou articular-se com a federação e os clubes filiados e conseguiu por unanimidade reintegrar o Verdão do Cariri no cenário esportivo estadual, ingressando na segunda divisão.

Em 2001, o ex-dirigente Zacarias Silva fora procurado por torcedores, empresários, forças políticas e imprensa regional para tentar ressuscitar o atual e tão querido Verdão do Cariri , sendo que a divida foi parcelada e apareceram beneméritos que parcelaram a divida em 8000 reais e recolocaram o Icasa no estadual profissional da segundona como exige a federação do nosso estado. Agora, não mais Icasa Esporte Clube, e sim, Associação Recreativa Desportiva e Cultural (Icasa). A associação Icasa, foi fundada por Zacarias Silva de Souza em 07 de janeiro de 2002 e o Juazeiro Empreendimentos extinto. Na estréia o verdão após 3 anos afastado estreou no estádio O ROMEIRÃO com um público de 3000 pagantes ( o estádio comporta cerca de 20000). Em 2003, venceu a segunda divisão e retornou ao convívio dos grandes clubes cearenses.

Era dos sonhos "Projeto 10 anos"

O então dirigente Zacarias Silva, lançou o “Projeto 10 anos”, com objetivos ambiciosos e futurísticos, tais como:
- Conquista do título da segunda divisão.
- Conquista do título da primeira divisão.
- Participação na série C do brasileirão.
- Participação na série B do brasileirão.
- Participação na Copa do Brasil.
- Projeto social com garotos da região no incentivo ao esporte.
- Construção do Praxedão.

O dirigente Zacarias Silva, conduziu o Icasa de 2002 à 2006. Em 2003 realizou a primeira conquista, Campeão Cearense da segunda divisão, com duas rodadas de antecipação. Em 1995 conquista 1º Turno do campeonato cearense. No mesmo ano, sagrou-se vice-campeão, pleiteando a vaga na série “C” para 2005 e Copa do Brasil para 2006.

Em 2006, o Verdão do Cariri, mesmo perseguido pelo sistema administrativo da Federação junto aos clubes da capital, continuou a seqüência de vitórias e sucesso, ficando em terceiro lugar conquistando a vaga para a série “C”, custeado pela CBF. Ao terminar o campeonato estadual, como já havia anunciado, o dirigente Zacarias Silva, cumprindo seu mandato, afasta-se da diretoria, autodenominando-se apenas torcedor de honra, passando a responsabilidade para os dirigentes, Luis Pereira Filho e Kleber Lavor, a quem acredita serem os mais preparados desportistas para continuarem com sucesso o Projeto 10 anos.

O torcedor de honra Zacarias Silva, promete construir com apoio do torcedor, municipalidade e empresários e entregar a diretoria do Icasa, o tão sonhado Centro de Treinamentos do Verdão do Cariri (Praxedão) no final de 2007. As obras foram iniciadas em agosto de 2006. O Praxedão terá capacidade para 5 mil pessoas, está localizado em área nobre de Juazeiro, na Lagoa Seca, e será utilizado pelas categorias de base, bem como pelo time principal.

O Escudo

O Escudo foi criado em 1963 na fundação do time, e nele acrescentado somente as estrelas referentes aos títulos. O modelo em 3d foi modelado em 2006 para dar mais vida a peça que apresenta em seu formato aspectos de uma engrenagem.

Mascote

O Mascote foi criado recentemente, exatamente em 2003 após a conquista da 2º Divisão do time.






HINO DO CLUBE
(
Letra: Luis Fidélis)

O verde vale do cariri, é a bandeira do nosso esquadrão.
Desfraudada sobre a maior torcida,
Nossa só corrente de Mão em mão.(bis)

Meu padim nos gramados do céu,
é mais um craque a orar meu Verdão,
a fé nos conduz a vitória,
Icasa eterno campeão.

Ê, ê, ê, ô icasa (bis)

Temos forças pra lutar (utererê)
Icasa estamos do teu lado (utererê)
Não importa o resultado (utererê)
O que importa é te amar.

Vamos jogar para vencer, (utererê)
Não temos nada a temer (utererê)
Icasa estamos aí, és a paixão do meu cariri.

site : http://www.icasafc.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância