Pular para o conteúdo principal

Operário Futebol Clube

Tudo começou com os operários da construção civil , que tinha a intenção de criar uma alternativa para reunir os trabalhadores. Para que isso acontecesse os operários tiveram de se reunir na Sede do Sindicato da Construção Civil, em Campo Grande. Estavam presentes "Seu Vitor", o principal fundador do Operário, Miguel Turco, Magno, Paulo Ferreira, Gregório, Carandá e os irmãos Levindo. Dia 21 de agosto de 1938 foi fundado o Operário Futebol Clube,que em seguida foi liderado pelo pintor Plínio Bittencourt. A intenção era apenas criar uma alternativa para reunir os trabalhadores, mas a idéia ganhou a simpatia de outras classes, entre elas o fazendeiro Melanio Barbosa, que fazia questão de chegar cedo ao estádio Campo-grandense.

O Operário Futebol Clube se profissionalizou apenas na década de 70. No fim dos anos 70 e início dos anos 80, o Operário foi uma das grandes sensações do futebol no país.

Tricampeão mato-grossense (1976/1977/1978), o clube seguiu com sua hegemonia estadual quando Mato Grosso do Sul foi criado. No Campeonato Brasileiro de 1977, dirigido por Castilho, realizou uma das melhores campanhas de um clube do Centro-Oeste na história do Campeonato Brasileiro: 3º lugar na classificação final. Com o goleiro Manga no gol, o time despachou no caminho equipes como o Fluminense. Nas semifinais, enfrentou o São Paulo. O jogo de ida aconteceu em São Paulo, onde foi derrotado pelo tricolor paulista, quando 103.092 pessoas lotaram o Morumbi, batendo o recorde de público em jogos do São Paulo em campeonatos brasileiros, que persiste até hoje. Segurou o 0 x 0 até os 32 minutos do segundo tempo, quando Serginho Chulapa abriu o placar. Depois, nos minutos finais, tomou mais dois gols. Chegou a vencer o São Paulo no jogo de volta, em Campo Grande, por 1 x 0. Acabou sendo eliminado da competição no saldo de gols. O Operário venceu a primeira partida contra o São Paulo por 1x0 gol marcado por Tadeu Santos, e perdeu a segunda no Morumbi por 3x0. Começava aí, a história do Supertime do, até então, Estado do Mato Grosso, terceiro colocado no Campeonato Brasileiro. Em 1979 e em 1981, foi o quinto e sétimo colocado no Brasileirão. Em 1981, sagrou-se tricampeão sul-mato-grossense. O mundo passou a conhecer o esquadrão do futebol, agora, do Mato Grosso do Sul em 1982. O poderoso Bayern de Munique, assistiu o Operário conquistar a President Cup (na Coréia do Sul), torneio mais importante da história do Clube.

Os grandes idolos e jogadores mais conhecidos da imprensa brasileira que atuaram no clube foram: Manga (Seleção Brasileira), Arturzinho que atuou no Corinthians, Luis Carlos que jogou na Seleção Brasileira e Flamengo. Everaldo, Baianinho, Roberto César e muitos outros. O clube foi um verdadeiro celeiro e revelador de craques no final da decada de 70 e inicio dos anos 80.

O Operário tambem é o detentor da maior goleada dos campeonatos estaduais do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Em 1978, pelo matogrossense, venceu o Barra do Garças por 13 a 0 e, em 1980, pelo sulmatogrossense, a vítima foi o Taveirópolis - 11x0.

Atolado em dívidas trabalhistas e com o fisco, o Operário já perdeu parte da sua sede administrativa em leilão promovido pela justiça do trabalho. Para evitar o constrangimento do confisco de rendas nos dias de jogos e ganhar uma opção de receita pela venda de ações, o clube entrou na onda do futebol empresa e criou, em 29/11/1999, o Operário Sociedade Anônima, mas nada mudou na prática e foi extinguido em 2006.

2008
Após ter acertado o patrocínio com a empresa Saga, que fabrica o leite São Gabriel, o Operário Futebol Clube corre contra o relógio para se preparar para a sua estréia no Campeonato Sul-Mato-Grossense série A neste domingo, sonhando em, um dia, voltar à elite do futebol brasileiro. A apresentação do time com novo patrocínio na camisa foi feita hoje no Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão, em Campo Grande. O patrocínio irá render R$ 100 mil/mês aos cofres do time mais tradicional de Mato Grosso do Sul. Contratos com novos jogadores estão sendo assinados todos os dias. O clube conta com 22 jogadores contratados. O presidente do Operário, Tony Vieira, afirma que o projeto é para que o time volte a disputar competições nacionais, e com boas apresentações. Para recebe o patrocínio, o Operário teve que mudar para São Gabriel do Oeste (149 km de Campo Grande), mas continuará mandando jogos no Estádio Morenão. Apenas os jogos de menor expressão serão feitos em São Gabriel, no estádio que está sendo murado pela prefeitura. Os jogadores já estão morando em São Gabriel do Oeste, onde treinam. Eles usam a estrutura do time São Gabriel, que se prepara para disputar a série B do Campeonato Estadual. O São Gabriel passa a ser um time B do Operário. As mudanças no Operário foram responsáveis ainda pelo retorno de alguns nomes ao futebol. Wilian Puian, que estava afastado do futebol há 8 anos, é o novo técnico do clube.

::: FAÇANHAS :::

Sua melhor classificação em um Campeonato Brasileiro da 1ª divisão foi o 3º lugar em 1977. Além disso, foi 5º colocado em 1979 e 7º em 1981.

O Operário FC foi o primeiro time do interior do Brasil a afrontar os grandes do eixo Rio-SP. Até 1977, nenhum time de cidade pequena (Campo Grande tinha 150 mil habitantes), e que não fosse de Capital, havia chegado as semifinais do Brasileirão.

A audácia do Operário, que montou uma forte equipe e concorreu de igual com times grandes, abriu as portas para outras equipes acreditarem que era possível uma equipe pequena chegar às finais.


Títulos

CONQUISTAS

Títulos Internacionais
- Taça Seleção URSS: 1973
- President Cup (KOR): 1982

Títulos Nacionais
- Brasileiro do Módulo Branco: 1987

Títulos Estaduais
- Campeonato Mato-grossense: 1974
- Campeonato Mato-grossense: 1976
- Campeonato Mato-grossense: 1977
- Campeonato Mato-grossense: 1978
- Campeonato Sul-mato-grossense: 1979
- Campeonato Sul-mato-grossense: 1980
- Campeonato Sul-mato-grossense: 1981
- Ca
mpeonato Sul-mato-grossense: 1983
- Campeonato Sul-mato-grossense: 1986
- Campeon
ato Sul-mato-grossense: 1988
- Campeonato Sul-mato-grossense: 1989
- Campeonato Sul-mato-grossense: 1991
- Campeonato Sul-mato-grossense: 1996
- Campeonato Sul-mato-grossense: 1997

Outros Títulos
- Liga Esp. Municipal Campo Grande: 1942
- Liga Esp. Municipal Campo Grande: 1945
- Liga Esp. Municipal Campo Grande: 1966
- Troféu Gov. Dr. Pedro Pedrossian: 1981
- Troféu Dr. Giullite Coutinho: 1983
- Cat. 90 Copa Cidade Itaporanga-SP 2007
- Estadual - Segundo Turno: 2007
- Copa Cam
po Grande 2007
- Copa
Héllios Video 2007

Estádio

O estádio Pedro Pedrossian, ou Morenão, como é chamado, é um estádio de futebol localizado na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O estádio está situado na zona sul da cidade de Campo Grande, dentro do campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). É o maior estádio de futebol de Mato Grosso do Sul. O estádio tem esse nome em homenagem ao então governador de Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian, na época da fundação da UFMS.
Capacidade: 45000

É o maior estádio universitário da América Latina
Tem o apel
ido de Morenão em referência à cidade de Campo Grande, conhecida como Cidade Morena devido à cor avermelhada de seu solo.
A maior lotação do estádio foi de 38.122 torcedores em 23 de Fevereiro de 1978, quando o Operário venceu o Palmeiras por 2-0.


Hino

Autor: Luis C. Amarilha.

Garra amor e tradição /
Destinado a ser campeão /
De Mato Grosso o mais querido / bis
E em campo é o mais temido /

refrão


O Operário é dono da torcida
De Camp
o Grande a mais unida
É Galo em qualquer terreiro
E valente como o povo brasileiro

O, o , o , pe, e, e, ra, ri, ô ,ô, ô
O, o , o , pe, e, e, ra, ri, ô ,ô, ô

Garra amor e tradição /
Preto e branco está no coração / bis
Daqueles que sabem torcer /
E o Operário só pensa em vencer /

refrão


O Operário é dono da torcida
De Campo Grande a mais unida
É Galo em qualquer terreiro
E valente como o povo brasileiro

O, o , o , pe, e, e, ra, ri, ô ,ô, ô
O, o , o , pe, e, e, ra, ri, ô ,ô, ô


Mascote

O GALO GUERREIRO

Todo clube tem um mascote representativo, e ele faz parte do carinho que o torcedor sente pelo clube de coração. O Operário Futebol Clube, também tem seu momento carinhoso por seus torcedores que o chamam de "GALO". Entre os mascotes do estado de MS, o GALO do Operário é o que mais se destaca no cenário, sendo chamado pelo apelido até por imprensas locais.

site:http://www.operariofutebolclubems.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância