Pular para o conteúdo principal

Águia de Marabá Futebol Clube

O Águia de Marabá Futebol Clube foi fundado em 22 de janeiro de 1.982, sob o nome de Águia Esporte Clube, e que teve como primeiro presidente o desportista Emivaldo Milhomem, que contou com apoio do lendário Valtemir Pereira Lima, o Bezourão para fundar a agremiação que foi criada para disputar o Campeonato Marabaense da Segunda Divisão daquele ano. O time era composto por craques como: Déca, Gamito e Keneddi, entre outros, que acabaram levando a equipe ao título da Segunda Divisão em 1.984, cuja conquista deu à equipe, o direito de disputar o Campeonato Marabaense da Primeira Divisão, no ano seguinte.

Nesta etapa de sua história, o Águia teve como primeiro presidente José Atlas Pinheiro, o Zé Pinheiro, filho de tradicional família marabaense, ocasião em que o time conquistou três títulos municipais nos anos de: 1.989, 1.992 e 1.993, além de três vices campeonatos em: 1.988, 1.994 e 1.996. Quando do último vice-campeonato, o presidente já era Jorge Nery, que, procurado pelo vereador Sebastião Ferreira Neto, o Ferreirinha, no ano de 1.999, concordou em transformar o time em “Clube Profissional”, o que acabou acontecendo, devido o apoio do então presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), coronel Antônio Carlos Nunes e da Companhia Vale do Rio Doce, hoje Vale; além de outras empresas locais.

Neste primeiro ano, o Águia de Marabá conquistou o título da Copa Ferreirinha, cujo torneio foi criado para homenagear o mentor da criação do time, Sebastião Ferreira Neto, e disputado por equipes dos estados do Maranhão e Tocantins, além do time anfitrião, que no ano seguinte ficou em segundo lugar do torneio, tendo perdido a final para o Clube do Remo.

O torneio serviu de preparação para a disputa do Campeonato Paraense de 1.999, em cujo torneio o time terminou entre os quatro melhores colocados, com um plantel forte, onde se destacavam: Marcos Garça, Damião, Berg, Paulinho Santarém, Gilberto Pereira e Maurinho, entre outros craques, entretanto o maior destaque da equipe foi o “prata da casa” Corujito, que marcou três gols na competição e sagrou-se artilheiro da equipe no campeonato.

Neste ano de sua fundação, o Águia teve um reforço de peso, conquistado na Casa do Estudante, em Belém, onde os irmãos desportistas: Denner e Donner; e os amigos Sidney Jr. e Jorge criaram a torcida “Filhos e Amigos de Marabá”, que no ano seguinte se uniu à Torcida do Águia de Marabá, para realizarem a fusão que resultou na Torcida Organizada do Águia de Marabá (TOAM), que a partir daquele ano, passou a acompanhar o time durante as disputas oficiais e amistosas.

Nos dois anos seguintes, o time sagrou-se campeão do interior, título recomendado a equipe interiorana melhor classificada na competição, e justamente devido a este boa performance no torneio, a equipe marabaense garantiu direito de disputar a Série C do Campeonato Brasileiro, onde teve atuações discretas, porém, acima da expectativa da diretoria e torcida aguiana, o maior destaque da agremiação azulina foi o atacante Marquinhos, oriundo do futebol amador de Marabá. O jogador, é considerado por muitos cronistas locais, como um dos principais atletas da equipe desde sua fundação.

Em 2.002 o time não teve boa participação no certame estadual, e terminou a temporada sendo treinado pelo diretor de futebol João Galvão, que no ano seguinte levou a equipe a sua maior façanha até o momento, que foi derrotar o Paysandu por 1 a 0, com gol de Carlos Wálber, dentro Curuzu lotada, com o adendo da equipe da capital está realizando excelente campanha na Taça Libertadores da América, e justamente após o time bicolor haver goleado o Universidade Católica, no Chile, por 5 a 2, com destaque para: Robgol, Yarlei, Sandro, Gino, Jorginho e outras feras, que não viram a cor da bola contra o time de Marabá.

Nos anos seguintes, o Águia passou a deter o respeito dos grandes clubes do estado, além de ter adquirido moral junto a imprensa, torcida e desportistas de todo o estado e região, fato que despertou o interesse de vários jogadores de virem jogar na equipe azulina.

Essa credibilidade fez a diretoria aguiana contratar vários jogadores de renome do futebol brasileiro, com destaque para: Ailton (ex-Flamengo), Marcos Garça (ex-Guarani), Cláudio (ex-Atlético Mineiro), Erasmo (ex-Palmeiras), Márcio Santos (ex-Olaria), entre outros grandes jogadores que tiveram passagem marcante pela equipe marabaense. Ainda hoje, o time aguiano é muito pretendido por jogadores de várias equipes de todas as partes do país, que são atraídos pela seriedade da diretoria aguiana, que honra seus compromissos com jogadores e demais profissionais contratados para integrar o time durante as ininterruptas temporadas.


Estádio

Estádio Municipal Zinho de Oliveira , capacidade 4500.
Está sendo construído um novo estádio municipal no Bairro Folha 16

Hino

LETRA: NILVA BURJACK

INTERPRETAÇÃO: NILVA BURJACK

SOU ÁGUIA DE CORAÇÃO

SOU AZUL E BRANCO

SOU FORTE, SOU PAIXÃO

GUERREIRO, SOU CAMPEÃO!

É GOL, É RAÇA É EMOÇÃO...

NAS ASAS DO VENTO SOU AMOR

SOU MARABÁ BRASIL

SOU DA COR DA FLOR

SOU PAZ, SOU SUL DO PARÁ

SOU ÁGUIA DE MARABÁ...

É GOL, É BOLA NA RÊDE

SACODE A BANDEIRA, LEVANTA A POEIRA.

SOU ÁGUIA, SOU ÁGUIA, SOU ÁGUIA, SOU MARABÁ ... BIS...

Mascote


A ÁGUIA, SÍMBOLO DO CLUBE É UMA DAS MAIS NOTÁVEIS AVES, PELO TAMANHO, VIGOR, ACUIDADE DE VISÃO E CAPACIDADE DE VÔO.


site:http://www.aguiademaraba.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância