quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Grêmio Atlético Sampaio

O Grêmio Atlético Sampaio foi fundado e dirigido pelo Comando do Exército do Estado do Acre no ano de 1964, já disputando seu primeiro estadual no mesmo ano de sua fundação. Foi campeão acreano em 1967. Mas pouco tempo depois, em 1969, apenas 2 anos após seu título, terminou extinto. Ao todo participou de 4 Campeonatos estaduais. Treinava no campo da 4ª Companhia da Fronteira. O principal incentivador do GAS, era o Capitão Maia. Teve muitos craques em suas equipes, como Ailton, Chico Alab, Palheta e Amilcar. Treinava no campo da 4ª Companhia da Fronteira.

Em 1967, o Grêmio Sampaio sagrou-se campeão estadual. No ano seguinte, porém, o time do Exércitonem sequer disputou a finalíssima. Talvez por isso os militares tenham resolvido dissolver a agremiação.
Ainda na lateral, o Chico Alab, era o dono da posição, e havia se machucado. O miolo de zaga do Grêmio Sampaio nessa época era formado por Rocha e Viana. Só depois Palheta se firmou como zagueiro central, ao lado do Viana. O time era muito bom. No ataque tinha Amaral, Rui Macaco, o Jangito e Ailton. A equipe tinha ótimos jogadores, como Danilo Galo e do Jérsey.

O que aconteceu para a extinção do GAS, depois do campeonato de 1968, foi que chegou um novo comandante na 4ª Companhia de Fronteira, o major Werther Moraes, um paraense, que foi inclusive professor da Universidade Federal do Acre, que não gostava de futebol. Não queria mesmo nem ouvir falar de bola. Por isso e por uma outra coisa, ele achou por bem acabar com o time. O certo mesmo é que aextinção do GAS, a desistência do time em continuar disputando o campeonato acreano, não teve nada a ver, como muitos falam por aí, com o fato de que em 1968 não conseguiu chegar à final,o campeão de 1968 foi o Atlético Acreano, depois de vencer o Juventus numa disputada melhor de três partidas. Nada a ver com isso. 

Títulos

Campeonato Acriano: 1967.

Estádio
José de Melo
Capacidade 8 mil

Situação Atual


Extinto