Pular para o conteúdo principal

Santos Futebol Clube

O Santos surgiu em 1912, por iniciativa de atletas da cidade litorânea, que pretendiam praticar o novo esporte sem ter de se deslocar para São Paulo. Sem muita demora, então, resolveram lembrar a cidade e fundar uma nova agremiação. Apenas um detalhe era curioso naquela iniciativa: diferente do que acontece hoje, as cores oficiais eram azul e branco, em homenagem ao Clube da Concórdia, local onde foram realizadas as primeiras reuniões.
Apesar de não estar situado na capital, o time, que no início de sua história ocupou-se com amistosos contra adversários locais, foi logo convidado a participar da Liga Paulista de Futebol, um dos campeonatos estaduais da época.


A participação não foi das melhores. Contra os grandes, como Paulistano e Germânia, o Santos sofria e era goleado. Dedicava-se até mais ao Campeonato Santista, que vencia com facilidade. Passou a pensar mais no Estadual somente na década de 20, quando começaram a surgir jogadores de maior qualidade no time da Baixada.
Feitiço e Araken Patusca, por exemplo, chegaram à final do campeonato de 1927 formando um ataque ímpar, com mais de 100 gols marcados. Foram derrotados, porém, pelo Palmeiras na decisão. Nos dois anos seguintes, voltariam a perder o título na decisão, mas sem o mesmo brilho.
A qualidade da equipe caiu com a saída de algumas dessas estrelas. Foi justamente após a volta de Araken Patusca que o time conseguiu seu primeiro grande título. Em 1935, venceu o Campeonato Paulista após decisão contra o Corinthians. Depois do troféu inicial, veio um hiato de conquistas.

Foram 20 anos sem que o Santos figurasse entre os principais clubes do Estado. O recomeço foi apenas na década de 50, quando a diretoria começou a montar um time de qualidade. Com Pepe e Zito, o Alvinegro (que à época já vestia branco) foi campeão paulista pela segunda vez em 1955, e repetiu a façanha no ano seguinte.
O maior evento do ano de 1956 na Vila Belmiro, no entanto, não foi o título estadual. Naquela temporada chegou ao clube aquele que seria o maior jogador de futebol de todos os tempos. Pelé veio de Bauru para Santos e logo se tornaria profissional.
Sua ascensão foi tão rápida que, em 1958, ele já era titular do Brasil campeão mundial na
Suécia. Pelo Santos, era só o começo de um enorme período de glórias. Foram 11 Paulistas (1956, 1958, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969 e 1973), 5 Taças Brasil (de 1961 a 1965) e inúmeras conquistas internacionais.
Os maiores títulos de todos, porém, vieram bem no começo da década de 60, mais precisamente em 1962 e 1963, quando venceu a Copa Libertadores e o Mundial Interclubes. Na competição continental, foram derrotados Peñarol, do Uruguai, e Boca Juniors, da Argentina. Na disputa do Mundial, caíram os poderosos Benfica e Milan em jogos memoráveis.
Foi um tempo glorioso para os torcedores do Santos. A equipe, que antes tinha brilhos esporádicos, passou a ser a mais importante de todo o planeta, foi base da seleção brasileira e conquistou todos os títulos que podia. Isso porque o esquadrão não se resumia a Pelé.
Calvet, Carlos Alberto Torres, Dorval, Mengálvio, Coutinho, Jair da Rosa Pinto, Almir Pernambuquinho e Lima foram alguns dos craques que vestiram a camisa branca naquele período e ajudaram a escrever a história do Santos. O sonho começou a acabar, logicamente, com a perda de Pelé para o futebol norte-americano, em 1974.
A partir daquele momento, o Santos passou a conviver com a sua nova realidade. Conseguiu um título paulista em 1978, com os chamados “Meninos da Vila”, jovens revelações que colocaram o Alvinegro no lugar mais alto do pódio estadual.


Depois de mais um breve hiato, o clube voltou a sonhar com vôos mais altos no começo da década de 80, quando, com Serginho Chulapa e Pita como principais estrelas, foi vice-campeão do Brasileiro de 1983 e ganhou o Paulista do ano seguinte. A fase durou pouco, e culminou no pior período da história da agremiação.
Foram nada menos que 18 anos sem títulos relevantes. Durante toda a década de 90, o máximo que a equipe conseguiu foi colecionar fracassos e frustrações. A maior delas em 1995, quando o time de Giovanni, Camanducaia, Jamelli, Narciso e Gallo perdeu a final do Brasileiro para o Botafogo de Túlio e Donizete Pantera.
Aquela decisão ficou marcada pelo árbitro Márcio Rezende de Freitas, que anulou um gol legal santista e validou um irregular carioca, gerando muita insatisfação por parte da equipe da Vila Belmiro.
Com o insucesso, veio mais um período de recesso. Até o começo do século 21, parecia não haver alternativa para a equipe, que já havia caído em diferentes competições com elencos de todos os tipos. Em 2002, quando a diretoria não tinha mais recursos financeiros para o futebol, o clube entregou o Campeonato Brasileiro nos pés de promessas incertas como Robinho e Diego e atletas que já estavam há algum tempo na Vila sem sucesso, como Renato e Elano.
O resultado mudou toda a história recente do Santos. Com um futebol surpreendente, os novos “Meninos da Vila” venceram o Campeonato Brasileiro com propriedade, derrotando os favoritos São Paulo, Grêmio e Corinthians na fase final.

Com publicidade e atenção da mídia renovada, além de talento no campo, o Santos passou a almejar sonhos mais altos. Foi vice-campeão da Copa Libertadores e do Brasileiro em 2003, e conquistou novamente o Nacional em 2004, já com uma equipe mais modificada.
Os recursos captados nesse período mudaram a realidade alvinegra. De coadjuvante do fim do século 20, passou a favorito constante nos tempos atuais. Com uma estrutura ampliada e mais organização extra-campo, passou a figurar sempre entre as principais equipes do Brasil. Em termos de títulos, porém, ainda caminha a passos curtos, tendo vencido apenas dois Campeonatos Paulistas (2006 e 2007).


Títulos


Campeonato Paulista (17): 1935, 1955, 1956, 1958, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969, 1973, 1978, 1984, 2006 e 2007.
Taça Brasil (5): 1961, 1962, 1963, 1964 e 1965.
Campeonato Brasileiro (2): 2002 e 2004.
Taça Libertadores da América (2): 1962 e 1963.
Mundial Interclubes (2): 1962 e 1963.


Estádio



O Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro, é o maior estádio de futebol da Baixada Santista e abriga o Santos FC, um dos maiores clubes de futebol no Brasil que foi fundado em 14 de Abril de 1912 e revelou diversos craques para o mundo, como o ídolo mundial Rei Pelé.
O estádio na Vila Belmiro foi construído em 1916 e é um dos estádios mais velhos do Brasil e tem capacidade para cerca de 20 mil pessoas. Está localizado na rua Princesa Isabel, 77, perto de onde encontra-se o Estádio Ulrico Mursa, da Portuguesa Santista.


O Santos Futebol Clube, logo após sua fundação, realizava seus treinos em um campo localizado no Bairro do Macuco. Como o gramado não tinha as dimensões oficiais mínimas, seus jogos eram disputados no terreno onde hoje está a "Igreja Coração de Maria", na avenida Ana Costa.
O campo no entanto, era utilizado também por outros clubes da cidade. Em 1915, a situação chegava a um limite, obrigando o clube a rejeitar visitas de clubes internacionais, inclusive.
Para resolver o problema, os dirigentes passaram a procurar terrenos na cidade. Em 31 de maio de 1916, uma Assembléia Geral aprovou a compra de uma área de 16.500 metros quadrados, no Bairro da Vila Belmiro.
E no dia 12 de outubro daquele ano, o sonho se torna realidade com a inauguração da praça de esportes da Vila Belmiro. O primeiro jogo, foi realizado 10 dias depois, contra o Ypiranga, válido pelo Campeonato Paulista. O Santos venceu por 2-1, sendo Adolfo Millon Jr. o autor do primeiro gol no estádio.


Hino


Agora quem dá bola é o SantosO Santos é o novo campeãoGlorioso alvinegro praianoCampeão absoluto desse ano
Santos, Santos sempre SantosDentro ou fora do alçapãoJogue o que jogarÉs o leão do marSalve o nosso campeão


Mascote


A mascote do Santos é a baleia orca. Um dos motivos da escolha do animal como representante da agremiação é a presença esporádica desta espécie no litoral santista. Atualmente, a diretoria divulga o Baleião e a Baleinha, que ficam na beira do gramado animando os torcedores antes dos jogos na Vila Belmiro.


Site


Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância