Pular para o conteúdo principal

Clube de Regatas do Flamengo

Dono da maior torcida do Brasil, que recentemente foi tombada como bem cultural da cidade do Rio de Janeiro, o Clube de Regatas do Flamengo começou sua trajetória no mundo esportivo em 1885. Fundado no dia 15 de novembro daquele ano, o Rubro-negro carioca foi criado, inicialmente, para a prática de um dos esportes mais populares da época, o remo.
Ainda trajando as cores azul e dourado, o Flamengo não teve um bom início em sua experiência dentro das águas. A falta de dinheiro e os barcos em péssimas condições fizeram com que o clube só ganhasse sua primeira regata três anos após sua criação, em 1898. A idéia de utilizar o preto e o vermelho veio devido à facilidade com que as cores do uniforme anterior, importado da Inglaterra, desbotavam com o contato com a água salgada e o sol.

Na virada do século, o futebol começou a se popularizar na cidade do Rio de Janeiro e os primeiros clubes de futebol foram surgindo. Dentre eles, o Fluminense Football Club, localizado nas Laranjeiras, bairro próximo à sede do clube rubro-negro. Como o Flamengo ainda não possuía um time que praticasse o esporte bretão, os seguidores do clube da Gávea passaram a torcer também pelo Tricolor carioca.

Flamengo, no remo, e Fluminense, no futebol. Embora, em 1903, o clube rubro-negro tenha criado um time para a prática do esporte que começava a ganhar a preferência dos cariocas, sua aceitação não foi fácil por parte dos competidores de remo. Sendo assim, o time de futebol da Gávea disputou apenas amistosos até 1912, quando se filiou à Liga Metropolitana e passou a levar o esporte bretão mais a sério.
Com uma equipe formada por ex-jogadores do Fluminense, que haviam se desentendido com a diretoria tricolor, o Flamengo tornou o futebol como esporte oficial do clube e começou sua tradição dentro das quatro linhas.
No primeiro Fla-Flu, disputado no dia 7 de julho de 1912, já existia rivalidade entre as duas equipes. Devido à troca de agremiação por parte de alguns jogadores do tricolor, o clássico nasceu cercado por um sentimento de “guerra”. Melhor para o time das Laranjeiras, que venceu o jogo por 3 a 2.
Passado o baque da derrota para seu principal adversário da época, o Flamengo teve tempo para se preparar e desenvolver o futebol no clube. Os resultados apareceram com rapidez. Dois anos após a instituição do esporte como prática oficial da agremiação, o time rubro-negro conquistou o seu primeiro bicampeonato carioca, em 1914 e 1915, sendo o último de forma invicta.
Os títulos estaduais passaram a ser rotina para o Flamengo, mas problemas extra-campo voltaram a atormentar a diretoria rubro-negra. Com a proximidade do fim do contrato de aluguel do campo da Rua Paissandu, onde o clube mandava os seus jogos, temia-se que a equipe ficasse sem local para treinar e disputar suas partidas. Mas uma atitude do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Antônio Prado Jr., colocou fim na agonia dos membros rubro-negros.
O político cedeu uma área com mais de 34 mil metros quadrados ao clube, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. No local foi construída a sede da Gávea, que até hoje abriga os treinos do time de futebol, além dos esportes olímpicos que sempre tiveram espaço no Flamengo.
Com a tranqüilidade de possuir um estádio próprio, a equipe rubro-negra pôde se dedicar mais ao futebol e traçar novas metas para o esporte no clube. Logo na década de 1940, com uma equipe recheada de craques como Domingos da Guia e Zizinho, o time rubro-negro conquistou seu primeiro tricampeonato carioca, nos anos de 1942, 1943 e 1944. Feito que se repetiu em 1953, 1954 e 1955, quando os maestros da equipe eram Zagallo, Dida e Joel.
Porém, somente após quase 70 anos da oficialização do futebol como esporte do clube, o Rubro-negro carioca teve sua grande época de ouro. Na década de 1980, o time da Gávea foi um verdadeiro papão de títulos e protagonizou a fase mais vencedora da história do Flamengo.
A estrela maior da companhia, o eterno ídolo Zico, comandou a equipe em diversas conquistas, tendo como companheiros de elenco outras lendas do futebol nacional, como Raul, Leandro, Mozer, Júnior, Andrade, Adílio, Tita e Nunes.
Uma chuva de troféus invadiu a Gávea durante este período. Campeonatos estaduais foram dois, em 1981 e 1986. Além de quatro títulos brasileiros em 1980, 1982, 1983 e 1987. Mas a principal conquista desta geração, que não sai da cabeça dos torcedores flamenguistas, aconteceu em 1981.
O Galinho de Quintino, apelido de Zico, levou a equipe da Gávea aos dois títulos mais importantes da sua história. O clube rubro-negro sagrou-se campeão da Taça Libertadores da América e do Mundial Interclubes. Na conquista global, o time da Gávea despachou o Liverpool por um convincente 3 a 0, com dois gols de Nunes e um de Adílio.
Mesmo com a reformulação do elenco no final dos anos 1980, o time rubro-negro começou
a década seguinte conquistando mais dois títulos no âmbito nacional. Em 1990, comandado pelo remanescente Júnior, o Flamengo conquistou a Copa do Brasil em cima do Goiás. No primeiro jogo da final, o time do Rio venceu por 1 a 0. Resultado este que permitiu que o Fla empatasse o jogo seguinte por 0 a 0 em Goiânia e ainda assim ficasse com a taça.
Dois anos depois, em 1992, o rubro-negro chegou ao seu quinto título brasileiro, em uma final regional contra o Botafogo. A equipe de Júnior conseguiu superar o favoritismo alvinegro e levantou a taça de pentacampeão brasileiro, motivo de grande orgulho para os torcedores do Flamengo.
Passado o frisson desta geração vencedora, o século XXI não trouxe muitas alegrias para a nação rubro-negra. Além do título da Copa do Brasil de 2006, diante de seu maior rival, o Vasco da Gama, o time da Gávea se limitou apenas às conquistas de campeonatos estaduais e campanhas ruins e medianas no Campeonato Nacional.
O título mais importante deste período de escassez de conquistas expressivas foi o tricampeonato carioca de 1999/2000/01. Em três decisões eletrizantes contra o rival Vasco, o rubro-negro conquistou de forma emocionante mais três taças para sua galeria. O gol de falta de Petkovic, no segundo jogo da final de 2001, ficou imortalizado como o símbolo daquela fase de vitórias no campeonato do Rio de Janeiro.
Porém, no ano de 2007, com um elenco que começou o Campeonato Brasileiro desacreditado, o Flamengo recuperou o fervor de sua torcida e fez uma campanha extraordinária. Durante o primeiro turno, quando passou a maior parte do tempo na zona de rebaixamento, nem o mais crédulo dos rubro-negros acreditava que uma reviravolta tão grande aconteceria na tabela do campeonato.
O técnico Joel Santana, que substituiu Ney Franco, comandou o clube numa recuperação espetacular e terminou a competição em um admirável terceiro lugar e com uma vaga para a Taça Libertadores da América de 2008. A massa rubro-negra lotou o Maracanã em quase todos os jogos do clube, fazendo com que o Flamengo terminasse com a melhor média de público do campeonato e com a maior presença de torcedores em uma única partida.


Títulos




Campeonato Brasileiro (5): 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992.
Campeonato Estadual (31): 1914, 1915, 1920, 1921, 1925, 1927, 1939, 1942, 1943, 1944, 1953, 1954, 1955, 1963, 1965, 1972, 1974, 1978, 1979, 1979, 1981, 1986, 1991, 1996, 1999, 2000, 2001, 2004, 2007, 2008 e 2009.
Mundial Interclubes (1): 1981.
Taça Libertadores da América (1): 1981.
Copa Mercosul (1): 1999.
Torneio Rio-São Paulo (1): 1961.






Hino






Uma vez flamengo.Sempre FlamengoFlamengo sempre eu hei de serÉ meu maior prazer vê-lo brilharSeja­ na terra, seja no marVencer, vencer, vencerUma vez flamengo, Flamengo até, morrer
Na regata ele me mata,Me maltrata, me arrebataQue emoção no coraçãoConsagrado no gramadoSempre amado, o mais cotadoNos Fla-Flus é o "ai, Jesus"!Eu teria um desgosto profundoSe faltasse o Flamengo no mundo
Ele vibra, ele é fibraMuita libra já pensouFlamengo até morrer eu sou

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância