sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Penarol Atlético Clube

O Penarol Atlético Clube é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Itacoatiara, no estado do Amazonas. Suas cores são o azul e o branco. Embora a grafia do seu nome seja motivo de dúvida pela imprensa, que grafa erradamente Peñarol ou Penharol , o nome correto é Penarol , conforme consta no sítio oficial e nos registros da Federação Amazonense de Futebol .

Fundação
O Penarol foi fundado por Luiz Calheiros Gama, Marcos Esteves, Sebastião Mestrinho, Simões Sales de Souza, Laureano Seixas, Antônio Gesta Filho no dia 8 de agosto de 1947.

Primeiros campeonatos
Apesar de fundado em 1947, o primeiro Campeonato Amazonense de Futebol que disputou foi em 1980. Jogou seguidamente até 1989 e os anos de 1991 e 1993.

Retorno ao profissionalismo
Em 2006, o Fast Clube, time tradicional de Manaus, resolve mandar seus jogos no município de Itacoatiara e chega ao vice-campeonato.
Com o sucesso do Fast Clube e com a volta do Campeonato Amazonense de Futebol - Segunda Divisão, o clube volta ao profissionalismo em 2007, estreando em Itacoatiara no Estádio Floro de Mendonça contra o Holanda, perdendo por 1x0. Foi o 5º colocado no campeonato.
Em 2008 consegue o vice-campeonato e ascende para a 1ª divisão do Campeonato Amazonense de Futebol.
Em 2009, na sua volta à primeira divisão amazonense, faz uma campanha apenas razoável, ficando na 5º colocação entre dez times, com 21 pontos ganhos.

Estádio

O Estádio Floro de Mendonça é um estádio localizado em Itacoatiara, no estado do Amazonas. Na época de sua inauguração,na década de 1960 chegou a receber jogos de grandes equipes como o Flamengo e o Vasco da Gama.
O Estádio Municipal de Itacoatiara é acanhado. Com capacidade para cinco mil pessoas, de acordo com a inspeção feita pelo Corpo de Bombeiros, o Floro Mendonça está localizado na parte central do município de Itacoatiara.
O gramado mede 105x68m, entretanto as áreas laterais e de fundo são menores.
Capacidade:5.000 pessoas

Hino

TENHO ORGULHO DE SER PENAROL
ESTE TIME TANTAS VEZES CAMPEÃO
SUAS CORES GUARDO NO CORAÇÃO
FELIZ DE QUEM VESTE
A CAMISA AZUL E BRANCA
A VELHA CERPA

COM GESTOS MIL
LEVANTA O ESTANDARTE DA VITÓRIA
SAI DO PEITO UM GRITO
FORTE QUE DIZ

FELIZ DE QUEM VESTA A
CAMISA
AZUL E BRANCA
SÓ QUEM TRAZ NO PEITO

ESSE AMOR SABE BEM
O QUE É SER PENAROL
O SEU LEMA GLORIOSO
É VENCER COM SANGUE
E GARRA
LUTANDO ATÉ MORRER
PENAROL, PENAROL, PENAROL

TENS A FAMA DE SER LUTADOR
NASCESTE FORTE COM O BRASÃO
DE VENCEDOR
BRAVO LEÃO ÉS REI
LUTANDO ATÉ MORRER

Alcunhas

Leão da Velha Serpa

Mascote

Leão

Site
http://www.penarol.com.br/