sábado, 26 de setembro de 2015

Panair Sport Clube

No início dos anos de 1940, as partidas de futebol, na antiga Macapá, eram disputadas de forma amadorística no Campo da praça da Matriz, atual Praça Veiga Cabral. Dessa época vem o Panair Sport Clube – clube dos funcionários da aviação Panair do Brasil – fundado em Macapá, em 19 de fevereiro de 1944, por seu idealizador Emanuel Tarcilo Duarte Moraes, primeiro encarregado do Aeroporto de Macapá, durante os três primeiros anos de existência do Território Federal do Amapá.

O Panair é considerado o embrião do Esporte Clube Macapá, fundado no dia 18 de novembro de 1944. Em 1946, mudou de nome para o atual Macapá.

Segundo o artigo da Panair em Revista, o Panair Sport Clube, era o clube que reunia os funcionários da Panair do Brasil naquela cidade, levantou brilhantemente o título de campeão de futebol do ano de 1944.
Em fevereiro de 1945, quando foram realizadas diversas competições esportivas, naquela capital, em comemoração ao primeiro aniversário da Guarda Territorial, o Panair Sport Clube de Macapá, derrotou por 4 x 0 o time do Oiapoque, formado pelos praças do 3º Batalhão de Fronteira.