quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Centro Esportivo do Pina

O Centro Esportivo do Pina é uma agremiação da cidade do Recife (PE). O verde-negro foi Fundado no dia 03 de Abril de 1934, e conta com a sua Sede na Avenida República do Líbano, s/n, no Bairro do Pina, no Recife. No Brasil só há dois clubes federados com as cores verde e preto: América Mineiro e o Centro Esportivo do Pina (vale lembrar que no Rio de Janeiro há o Tupy de Paracambi, que também possui essas cores, mas atualmente se encontra licenciado. Contudo, planeja brevemente retornar).

Existia no Bairro do Pina um clube denominado Clube Esportivo Pina (este clube participou dos campeonatos suburbanos e da Segunda Divisão), nos idos de 1925. Após uma dissidência dessa diretoria, alguns senhores resolveram fundar Centro Esportivo do Pina em 03-04-1934. Esses dirigentes foram:Francisco Marques, Bartolomeu de Figueiredo, Nestor Gonçalves Maia, Abelardo Brito Rio e Adalberto Oliveira Dantas.

Em 1973, o clube se filiou a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), e de cara, se sagrou campeão, de forma invicta, Pernambucano da Segunda Divisão.Quatro anos depois, o Centro Esportivo do Pina repetiu à dose, faturando o Bicampeonato, com uma bela campanha.

Até os dias de hoje, o Centro Esportivo do Pina freqüenta as competições da base, ligadas a FPF.