domingo, 20 de setembro de 2015

Nova Rússia Esporte Clube

Em 1930 um grupo de empresários de Ponta Grossa fundaram o Nova Rússia Esporte Clube, no bairro de mesmo nome. O novo clube foi se estruturando gradativamente até alcançar o seu objetivo, o título máximo ponta-grossense em 1933 e o vice campeonato estadual.
Em 1933 o Nova Rússia ficou campeão Pontagrossense e ganhou o direito de disputar o campeonato estadual com as equipes campeãs da capital, da região de Iraty e da região de União da Vitória. 
O consagrado goleiro do clube Thadeu Baguszevski jogou na Portuguesa de Desportos e no América do Rio, atuando pela Seleção Carioca e Brasileira.
Infelizmente o clube teve vida curta e realizou sua última partida em 11 de setembro de 1935, contra o Guarany.
Com a extinção do Nova Rússia E.C., moradores do Bairro Nova Rússia entusiasmados com o futebol, fundaram em 1938 o América Futebol Clube, que na seguencia fuzionou com o Ponta-Grossense Futebol Clube, surgindo o América Ponta-Grossense Futebol Clube, equipe que disputa o campeonato da cidade desde a sua criação, sendo o maior vencedor de campeonatos Amadores de Ponta Grossa, com o primeiro título na década de 60.