quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Flamengo Esporte Clube

O Flamengo Esporte Clube foi uma agremiação da cidade de Varginha (MG). A sua Sede ficava localizada na Rua Paraná s/n – Centro de Varginha. O Rubro-Negro mandava seus jogos no Estádio Rubro-Negro, com capacidade para 2 mil pessoas. Fundado no dia 08 de Agosto de 1979, Foi desativado em 1993.

Seis anos depois de ter encerrado suas atividades, em 1979, uma turma de adeptos do esporte, resolveu reativar o Flamengo de Varginha. O presidente Geraldo de Paula Filho (Ladinho) decidiu extinguir oFlamengo Futebol Clube e criar o Flamengo Esporte Clube.

Uma autorização foi conseguida com diretor de patrimônio do extinto Flamengo F.C., para que fossem usadas as dependências do clube e em troca, seriam feitas reformas no Estádio Rubro-Negro.

O técnico do time era Zezé e o plantel contratado em março de 1979 era: Arnaldo; Vandir, Tadeu, Mário Alberto e Walmir, Álvaro, Celso e Reis, Julinho, Armando e Eli.

No primeiro jogo desta equipe contra o Tupi de Juiz de Fora, o Flamengo empatou em 1 a 1 em Varginha. Participou do Campeonato Mineiro da 1ª Divisão em 1980, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993.

O Flamengo sofreu com a dificuldades financeiras, entradas e saídas de dirigentes até arrumar a casa. Após uma boa campanha no Campeonato Mineiro da 2ª Divisão de 1987, no ano seguinte veio o título.

Depois de buscar uma vaga para subir para a 1º Divisão durante oito anos, o Flamengo, finalmente conseguiu ser campeão em 1988, sob a presidência de Edilberto Carvalho (Coruja). Passou pela primeira fase contra Atlético (TC), Comercial de Campo Belo, Yuracan de Itajubá, Olímpica de Lavras, Pouso Alegre, Sparta de Campo Belo e Trespontano.

Na segunda fase, o Flamengo enfrentou o Aymorés de Ubá, Ituiutabana, Paraisense, Guarani de Divinópolis e Sparta de Campo Belo. Conseguiu a 1ª colocação e classificou-se para a Fase Final.

Seis clubes disputariam quem ficaria com o título e o vice-campeonato, colocação que os habilitava para o ingresso ao Campeonato Mineiro da 1ª Divisão em 1989. O Flamengo ficou em primeiro lugar, depois de enfrentar Pouso Alegre, Araxá, Atlético(TC), Democrata(GV) e Sparta de Campo Belo.