sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Esporte Clube XV de Novembro de Caraguatatuba

O XV foi criado em 18 de fevereiro de 1934. Foi o segundo clube de futebol da cidade. O primeiro clube de Caraguá foi o Anhimbu Futebol Clube, criado pelos funcionários da empresa de madeiras J. Charvolins, mais tarde conhecida como Fazenda dos Ingleses. Durante os anos de 1940 e 1947, o XV esteve inativo por conta da 2ª guerra mundial.

Após a guerra, o XV esteve focado nas atividades amadoras e foi um dos mais fortes do esporte amador do Litoral e Vale do Paraíba. O clube foi reformulado e ganhou uma nova sede social. O clube adota as cores verde e branco em homenagem ao Palmeiras.

No futebol amador, partidas envolvendo adversários de São Sebastião eram consideradas “clássicos regionais”, com casa cheia e muitas discussões. Clássicos locais, envolvendo o EC Indaiá, também movimentavam a cidade e, principalmente, o meio futebolístico local.

Em 1967, ocorreu uma grande tempestade em Caraguatatuba, causando avalanche de pedras, árvores e lama dos morros Cruzeiro. Jaraguá, Jaraguazinho, próximos a cidade, sepultando vários habitantes e danificando fortemente o estádio do XV.

Vinte anos depois desse acidente, em 1987, diretoria do clube reformou e reestruturou seu patrimônio, conseguindo inscrever o XV no futebol profissional no ano seguinte, para a disputa da 4ª divisão do Paulista. Em 1990, o clube sobe para a Terceira Divisão do Paulista, permanecendo lá até 1992, quando se afastou do profissional. Sua volta foi em 1995, na Quarta Divisão. Em 1996, o Leão quase subiu de divisão, mas no ano seguinte o acesso veio a Caraguatatuba, com uma campanha muito boa dentro de campo. Porém, o XV não pôde disputar a Série A3 de 1998 devido o seu estádio não ter capacidade para receber 10 mil pessoas. Por isso, permaneceu na Quarta Divisão.

Após isso, o XV não conseguiu emplacar uma boa campanha novamente, e ficou no profissional até 2005, onde o clube não aguentou os problemas financeiros e a falta de apoio na região e resolveu dar um tempo com o futebol.


Alcunhas Leão do Litoral
Mascote Leão


Estádio 

XV de Novembro "Toca do Leão"
Capacidade 7.000