segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Independente Atlético Clube

O Independente Atlético Clube foi uma agremiação da Cidade de Garanhuns (PE). O ‘Iaque’ foi Fundado numa sexta-feira, do 19 de Novembro de 1971, por alunos do Colégio Agobar Valença, liderados por Onias Lima, o idealizador do projeto.
A sua Sede provisória ficava na Rua Dom José, 62, no Bairro Santo Antônio. No dia 25 de maio de 1973, o Iaque fez um acordo com outro clube da cidade: Sport Club Garanhuns (Fundado no dia 11 de Outubro de 1919). Na época o Independente ainda procura uma sede própria, enquanto o SC Garanhuns estava com fechada a mais de um ano.

Com isso, a Sede foi arrendada pelo Iaque, situada na Praça Souto Maior, s/n, no Bairro de Heliópolis, em Garanhuns, que contava com duas formas de manter o clube: uma verba vinda da prefeitura local e tambémo IAC-Som, que se firmou no Agreste como uma das melhores conjuntos musicais. Posteriormente, o Iaqueaumentou a sua arrecadação com os bailes de carnaval, dançantes e os bingos.
Instalado, o Independente participou da sua primeira competição importante: a Copa Governador Eraldo Gueiros (Copa do Interior) de 1973. Após uma boa campanha, veio o 1º título: campeão do Torneio Início Citadino de 1974, organizado pela Liga Desportiva Garanhuense (LDG) ao vencer na decisão o rival Sete de Setembro.

Para chegar ao título, O ‘Iaque’ eliminou o Centro Lagedo e Cruzeiro, ambos nos pênaltis; e na final, bateu o Sete de Setembro por 1 a 0, gol de Toinho, no Estádio da Avenida Rui Barbosa (Renda de 1.115 cruzeiros). A equipe campeã, comandada por José Elói foi a campo com a seguinte formação: Carioca; Arnaldo, Orlando, Clóvis e Mazinho; Toinho e Isnar; Araujo, Padeiro, Galindo e Maurício.
Em 1977, participou do Campeonato Pernambucano de 2ª Divisão, terminando na 7ª colocação. Time-base de 1977: Duínha; Silva, Mazinho, Ivan e Fernando; Vada e Zé Oliveira; Marcos I, Ismar, Deuzito e Marcelo (Marcos II). Técnico: Silveira