Pular para o conteúdo principal

Nacional Futebol Clube

Nos primeiros dias de janeiro de 1913, quando presidia o Manaós Sporting o Dr. Egard de Melo Freitas, cindia-se este clube de então para dar nascimento a uma agremiação fadada a ser uma das maiores glórias do Amazonas desportivo.

A cisão fora motivada por desentendimento entre o presidente e o capitão da equipe Manuel Fernandes da Silva, o Fernandinho, quando em reunião da diretoria discutia-se determinado artigo do Estado do Clube. A oposição de Fernandinho encontrou guarita entre seus companheiros de equipe, da qual faziam parte, entre outros, o Sr. José Marçal dos Anjos, de tradicional família Manauense, que em solidariedade o acompanharam na saída do Manaós Sporting.

Assim, lá 13 de janeiro daquele ano, fundou-se em uma casa familiar sonhada na Avenida 7 de setembro, próximo a Prefeitura Municipal, uma associação esportiva com o nome Eleven Nacional.

Era precisamente por interesse meramente esportivo que nascia um Clube alicerçando sua vida nos gramados sob o calor de uma torcida que viria a ser mais impetuosa, a mais vibrante, a mais numerosa da terra de Ajuricaba.

Mais tarde, o novo clube já estruturado teve o nome mudado para Onze Nacional: isso em virtude de critica formulada pelo professor Coreolano Durand, Nacionalino autêntico que dirigia a Manuel Fernandes da Silva, não compreender que um clube que vedava a entrada em seu plantel de qualquer jogador que não fosse brasileiro nato, tivesse palavra estrangeira no seu próprio nome.

A primeira sede do Nacional foi instalada na gestão dos Senhores José Onando Mendes e Cel.Leopoldo Matos: presidente e vice-presidente e estava localizado na estrada , hoje avenida, Epaminodas. Somente em 1930, na Rua Saldanha Marinho é que o onze passou a denomina-se Nacional Futebol Clube.

Desde 1916, quando começou a disputar o campeonato amazonense amador, conquistou 37 títulos estaduais, 19 a mais que seu mais tradicional adversário, o Rio Negro. Alguns enfileirados, como o pentacampeonato, em 1920, o hexa em 1981 e o tetra, em 1986.

A primeira conquista fora de casa, veio com o gol histórico de Pepeta contra o Grêmio Maringá, em pleno Maracanã, na preliminar entre Brasil e Venezuela, em 24 de agosto de 1969. Em meados da década de 70, começou a preparar um pulo mais alto, quando trouxe, do Atlético Mineiro, os juniores Toninho Cerezzo, Paulo Izidoro e Campos.

Em 1981, conquista o torneio do Pacto Amazônico. Mas, despontou mesmo, entre 1984 e 1986, quando Aderbal Lana comandou o time dos sonhos da maioria dos nacionalinos: Reginaldo; China, Paulo Galvão (hoje auxiliar-técnico), Murica e Luiz Florêncio; Cláudio Barbosa, Sérgio Duarte, Helinho e Carlos Alberto Garcia; Dario e Edú. De “quebra”, tinha Bendelak, Marinho Macapá, Hidalgo e Jorginho, entre outros.Com esse poderio, o Nacional desconheceu a força de times consagrados, como Internacional (2 a 1), Atlético Mineiro (2 a 1), Palmeiras (1 a 0).

O Nacional honra-se possuir a hegemonia do pebol caboclo nas datas históricas; campeão do centenário da independência do Brasil: campeão do centenário da elevação do Amazonas á categoria de província: do cinqüentenário de Fundação; Da primeira taça da Amazônia; e do primeiro campeonato profissional.

Tudo isso foi conseguindo graças ao esforço de suas diretorias onde pontilharam homens de escol como Cizeno Sarmento: Severiano Nunes, Amadeu Melo, Marçal do anjos e muitos outros, da obrigação de seus atletas e da crença iluminada de sua imensa torcida.

Assim, são transcorridos 95 anos e o clube das massas continua sua trajetória brilhante ganhando-se quando o nome do Amazonas desportivo reclama sua presença, reconhecendo o valor de seus co-irmãos e mostrando-se sempre jubiloso em contar com o entusiasmo incessantemente renovado das gerações mais novas, que são de fato, o sustentáculo de sua vida, e a razão de ser de sua glória.

Títulos:

40 estaduais (maior vencedor do Amazonas) (16/ 17/ 18/ 19/ 20/ 22/ 23/ 33/ 36/ 37/ 39/ 41/ 42/ 45/ 46/ 50/ 57/ 63/ 64/ 68/ 69/ 72/ 74/ 76/ 77/ 78/ 79/ 80/ 81/ 83/ 84/ 85/ 86/ 91/ 95/ 96/ 2000/ 02/ 03/ 07)
Campeão da Copa do Rei Fahad no Marrocos em 1984.
Campeão da Taça Pacto Amazônico em 1981

Hino

O Hino do Nacional FC, fora composto pelo desportista Flávio de Souza, sendo um dos hinos mais bonitos do Brasil.

Nacional, Nacional, Nacional

Meu glorioso pavilhão
Nos encoraja para a luta com ardor e união,

Mais querido e sempre amado
Pela sua tradição de campeão,
Sempre consagrado no gramado
Ô clube amado Nacional do meu coração.

Vamos a luta,
lutar para vencer
Se for pre
ciso lutar até morrer

Lutar com disciplina e destemor
Mostra pra todo o mundo o teu valor,

Tua torcida estará sempre ao teu lado,
Sempre fiél meu clube adorado,

Tua estrela azul
É meu símbolo de glória,
Avante Nacional para a vitória

Estádio

O Estádio Vivaldo Lima, também conhecido como Vivaldão, é o maior estádio de futebol de Manaus, Amazonas, e, juntamente com o Estádio Ismael Benigno, atende a vários times do estado.

O Vivaldão tem capacidade para 52.000 pessoas. O estádio faz parte do setor esportivo de Manaus, que engloba a moderna Vila Olímpica, a Arena Poliesportiva e o Sambódromo.

Possui sistema de som importado da Bélgica, catracas eletrônicas e o gramado tem sistema de irrigação automático com drenagens verticais e horizontais. Ganhou um novo placar eletrônico em dezembro de 2006, que foi oficialmente inaugurado em 14 de fevereiro de 2007, no jogo entre Fast e Vasco da Gama, válido pela Copa do Brasil; custou R$ 30 mil ao governo do estado.

Inauguração do estádio em 5 de abril de 1970, com a realização de dois jogos de futebol. Inicialmente entre as seleções B (reservas) do Brasil e do Amazonas, e logo a seguir entre as seleções A (titulares). Nos dois jogos a Seleção Brasileira venceu por 4 a 1. Este evento foi presenciado pelo presidente da FIFA, Stanley Rous, e pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol, João Havelange. Os quatro gols da seleção B do Brasil foram marcados por Dadá Maravilha.

Público recorde 56.950 (9 de março de 1980)
Fast 0 x 0 Cosmos

Mascote

A mascote do Nacional é um leão azul. O animal foi escolhido como um dos símbolos do clube por sua força e valentia, características que todo nacionalino deve ter. Além disso, a cor do animal foi escolhida por predominar no uniforme do time

Site

http://www.nacionalfutebolclube.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância