Pular para o conteúdo principal

Grêmio Esportivo Juventus

O Grêmio Esportivo Juventus foi fundado em 1º de Maio de 1966, por um grupo de 27 pessoas, incluindo os Padres Elemar Scheidt e Odí­lio Erhardt, tendo como seu primeiro Presidente o Senhor Loreno Antonio Marcatto. O GE Juventus é uma sociedade civil dotada de personalidade jurí­dica própria e tem como finalidade a difusão e o incentivo a pratica do esporte. Inicialmente tratava-se de um clube amador, mas seus estatutos já previam a eventual adoção do profissionalismo.

Sua primeira sede foi o salão Paroquial Cristo Rei, mudando mais tarde para o Estádio João Marcatto, este doado ao Clube pelos Senhores Dorval Marcatto, Loreno Antonio Marcatto, Vergí­lio Chiodini e Renato Pradi. O terreno contava, inicialmente, com uma área de 10.120m². Suas cores originais, constantes no Estatuto, seriam o Vermelho, o Branco, e o Preto, mas quando da disputa do Campeonato Catarinense de 1976 decidiu-se pelas cores Bordô, Branco e Preto. Estas são as mesmas cores do homônimo CA Juventus, existente em São Paulo.

O tricolor jaraguaense atuou na primeira divisão entre os anos de 1976 e 1980, voltando em 1990 para a disputa da Segunda Divisão Catarinense. E foi preciso somente um ano na Segunda Divisão, para que o GE Juventus conseguisse seu acesso à divisão de elite do futebol Catarinense. O regulamento previa que somente o campeão subiria, mas uma mudança de última hora tornou possí­vel o acesso, já que o GE Juventus ficou em segundo lugar na competição.

A equipe jogou a primeira divisão entre 1991 e 1997, ano em que foi rebaixada e encerrou as atividades. Em 1996, durante a gestão de Ângelo Margutte, a equipe de futebol do GE Juventus passou a se denominar Jaraguá Atlético Clube. Para justificar mudança na denominação da equipe, Margutte usou como argumento o fato do uso do nome da cidade facilitar a identificação da equipe e a obtenção de patrocí­nio. Esta foi a fase mais crí­tica do Clube, onde uma gigantesca dí­vida foi contraí­da. O Clube ficou com a sua imagem prejudicada na cidade e como resultado do colapso financeiro, foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Catarinense de Futebol.

Em decisão do Conselho Deliberativo, optou-se por encerrar as atividades profissionais por tempo indeterminado, até que a dí­vida fosse totalmente paga e a imagem do Clube, recuperada. O clube ficou um ano parado e em 1999 voltou com outo nome fantasia: Jaraguá F.C, porém o clube não emplacou na Segunda Divisão.

Em julho de 1998 o Clube voltou a se chamar GE Juventus. Em abril de 1999 o GE Juventus fechou um contrato com a Radix Assessoria e Consultoria, para que respondesse pela Gestão do Departamento de Futebol. No contrato, ficou estabelecido que a Radix seria responsável pelo futebol amador, semi-profissional e profissional do Clube, tendo autonomia administrativa, financeira e jurí­dica. O contrato de gestão era válido até 2005, porém os maus resultados da parceria, dentro e fora de campo, aliados ao aumento do endividamento do Clube acabaram fazendo com que a Diretoria do GE Juventus solicitasse o rompimento do contrato no ano de 2000.

Em 2004 o Clube ousou sonhar em fazer futebol profissional novamente. Com uma polí­tica administrativa clara e transparente, um corpo de profissionais escolhidos sob medida para a realidade do Clube e o apoio expressivo da torcida e do empresariado local, o GE Juventus conquistou seu primeiro título estadual, a Série B1 Catarinense. Em 2005 veio a participação na Série A2, porta de entrada para a primeira divisão de Santa Catarina. Depois de altos e baixos no decorrer da competição, o tricolor acabou garantindo uma das últimas vagas à elite Estadual, retornando ao lugar de onde nunca deveria ter saí­do, nove anos depois de seu rebaixamento. E logo no seu retorno, em 2006, o GE Juventus surpreendeu e conquistou a terceira colocação, atrás apenas do Figueirense e do Joinville, repetindo assim o feito de 1994.

Em 2008, porém, o time não foi bem no Catarinense. Ao lado do Guarani e Brusque, o Juventus foi rebaixado e terá que disputar a segunda divisão do Campeonato Catarinense em 2009.

Títulos

1ª Divisão da Liga Jaraguaense (1974, 1975 e 1982);
1 Campeonato Catarinense da Serie B1 (2004).

Estádio

Nome Oficial: Estádio João Marcatto
Capacidade: 8.000 lugares

Quem foi João Marcatto

João Marcatto foi um dos primeiros empreendedores de sucesso em Jaraguá do Sul. Filho de imigrantes italianos, fundou a Marcatto S/A em outubro de 1923, hoje a maior fabricante de chapéus da América Latina.
Casou-se com Cristina Enricone Marcatto e desta união nasceram os filhos Dorval e Loreno. Estes participaram da fundação do GE Juventus e doaram o terreno aonde hoje se encontra o Estádio que, com justiça, homenageia com seu nome este grande empreendedor jaraguaense.

Hino
Letra: Amilton Soares Nunes
Música: Carlos Antônio de Oliveira

Ressurgiu para a vitória
Seu futuro é glorioso
Entrará para a história
Será sempre vitorioso

Juventus, Juventus, Juventus
Tricolor jaraguaense
Moleque, Moleque Travesso
A história lhe pertence

Juventus, Juventus, Juventus
Tricolor jaraguaense
Moleque, Moleque Travesso
A vitória lhe pertence

Tem história no passado
No presente brilha mais
No futuro serás grande
Cairá nunca, jamais!

Juventus, Juventus, Juventus
Tricolor jaraguaense
Moleque, Moleque Travesso
A história lhe pertence

Juventus, Juventus,
Juventus
Tricolor jaraguaense
Moleque, Moleque Travesso

A vitória lhe pertence


Mascote: Moleque Travesso

Apelidos: Moleque Travesso, Tricolor Jaraguaense e Tricolor do Jaraguá Esquerdo

Site
http://www.juventusjaragua.esp.br

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância