Pular para o conteúdo principal

Itumbiara Esporte Clube

Na década de 60, Itumbiara possuia duas equipes de futebol, que proprocionavam o clássico denominado NAGO (Nacional X Goiás). A rivalidade aí se expandia não apenas no âmbito esportivo , mas inclusive no aspecto político partidário (ARENA X MDB). O "Goiasinho" não conseguindo acesso a 1ªdivisão e o Nacional amargurando a queda para 2ªdivisão, sobretudo o Srº Modesto de Carvalho (membro da diretoria do Nacional), a mobilizar a junção dessas duas equipes com o objetivo de criar uma equipe mais competitiva e expressiva, objetivando-se o envolvimento mais fiel e intenso dos torcedores.

No dia 04 de março de 1970 , o Nacional Esporte Clube e o Goiás Esporte Clube reuniram-se para tratar do afastamento de ambos das atividades profissionais junto à Federação Goiana de Futebol, cedendo seus patrimônios a títulos de empréstimos à nova entidade que surgia: o Itumbiara Esporte Clube.
No dia 09 de março de 1970, às 19:30 , desportistas de Itumbiara, sócios do Nacional e do Goiás, reuniram-se no Salão Paroquial da Catedral de Santa Rita para fundar a nova agremiação. Na mesma reunião , decidiram por criarem as cores representativas da nova equipe, tendo como base o azul do Goiasinho, o vermelho do Nacional e o branco de ambas, tornando-se assim tricolor. O símbolo foi criado por Raussendil Pereira Borges, além disto os codinomes "Gigante do Vale e Tricolor da Fronteira" foram mencionados pelos presentes.

Para comemorar o surgimento do Itumbiara, realizou-se um jogo amistoso no dia 18 de março de 1970 contra a equipe do Floresta de Uberlândia, com o resultado terminando em 3 X 3. O primeiro gol da equipe por Lindomar Martins da Silva, o "Lindomar da Pedreira".

Após várias partidas amistosas no preparativo para o campeonato goiano, o Itumbiara fez sua estréia na competição no dia 4/6/70, jogando em casa com o América de Morrinhos, em partida disputada no Goiazinho e após o confronto o resultado era igual, de um gol para cada lado, onde Manezinho Garrote, foi o autor do primeiro gol em partidas oficiais do Itumbiara.

Campeão Goiano pela primeira vez em 2008.Primeiro título da história do Itumbiara. O time de Paulo César Gusmão aproveitou da vantagem construída no jogo de ida – 1 a 0 -, e matou o a final nos contra-ataques. Aplicou sonoros 3 a 0 no Goiás, em pleno Serra Dourada. Landu e Basílio (2), o dono do jogo, marcaram.

Estádio

Nome Oficial: Estádio Municipal Juscelino Kubitschek

Capacidade: 38.000 pessoas (Segundo FGF)

Inauguração: 10 de Outubro de 1977

Primeiro jogo: Itumbiara Esporte Clube 0 x 0 Vasco da Gama

Primeiro gol: Juarez (Atlético Clube Goianiense) - Itumbiara 0 X 2 Atlético

Recorde de público: 42.000(Itumbiara E.C. 1 x 0 Goiás E. C. - Final do Campeonato Goiano de Futebol 2008 - 27/4/2008)

Em 1977, os trabalhos em Estádio JK foram concluídos. A partida inaugural foi jogada em 10 de outubro 1977, quando o Itumbiara E. C. empatou com o Vasco da Gama em 0-0. O registro de comparecimento de maior público foi de 27.795 torcedores durante o inaugural. O primeiro gol do estádio foi marcado por Zé Carlos do Itumbiara em 19 de outubro de 1977.

Como dito acima, o maior público até este ano, havia sido de 27.795 torcedores, porém no primeiro jogo da final do Goianão 2008 esse número foi superado. Agora o registro de comparecimento de maior público foi de cerca de 42.000 torcedores, que presenciaram o Itumbiara Esporte Clube ganhar de 1x0 do Goiás.

Hino

Gigante temível do Vale
És tu, meu querido esquadrão
Tricolor que s
e empenha na luta,
Moras dentro do meu coração.

Na disputa em que entras, tens raça
E com bravura,
Tua força ultrapassa fronteiras
És o orgulho que tenho na vida.

Sob aplausos da tua torcida
Mostras garra e fineza tão rara
Sustentando o emblema que usas
És real, és o meu Itumbiara (2x).

GOL!

Tua massa
também é fiel,
Pois orgulhas o povo goiano.
Destemido Gigante do Vale,
Dessas plagas és o soberano.

Mascote

Gigante do Vale










Site
http://www.itumbiaraec.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância