Pular para o conteúdo principal

Club Sportivo Sergipe

O CLUB SPORTIVO SERGIPE, foi fundado no dia 17 de outubro de 1909, uma semana depois do primeiro clube esportivo de Aracaju o Cotinguiba Esporte Clube, dedicado exclusivamente aos esportes náuticos.

Existe até hoje a idéia de que o Sergipe nasceu de uma facção do Cotinguiba, que, contrariada com o nome dado a este Clube, em homenagem ao rio que banha a Capital Sergipana, resolveram imediatamente convocar os "dissidentes" para fundar outro clube, com o verdadeiro nome do rio que é, realmente, "Sergipe".

Entretanto, embora pareça lógica esta versão, as minuciosas pesquisas (inclusive o testemunho de um dos fundadores do C.S.Sergipe, o Sr. JOSÉ COUTO DE FARIAS) não comprova este fato. A verdade é que havia a necessidade de outro clube de regatas a fim de que este esporte se desenvolvesse entre aqueles jovens ávidos a emoções novas e desejosos de utilizar o leito do rio tão propício às disputas de um esporte que aprenderam a gostar, quando em contactos no Sul do País.

Assim, comandados por Adalberto Ribeiro Monteiro e mais Euclides Porto, Adalgiso Rosal, José Couto de Farias, Tancredo de Sousa Campos, Américo Silva, Francisco Bessa e outros que a história não registrou; reuniram-se no dia seguinte da fundação do Cotinguiba, no meio dia de 11 de outubro, na sede da Associação Comercial e deliberam que, no domingo seguinte, dia 17, seria fundado o CLUB SPORTIVO SERGIPE. E foi o que aconteceu! Novamente no mesmo horário, e no mesmo local anterior, aquele grupo de jovens idealistas fundavam o Clube cujas cores representavam vigor, vontade de vencer e progredir.

Sua diretoria foi assim organizada:

PRESIDENTE: Tancredo Sousa Campos. VICE-PRESIDENTE: José Victor de Matos. 1º SECRETÁRIO: José Couto de Farias. 2º SECRETÁRIO: Adalberto Ribeiro Monteiro. TESOUREIRO: José Fernandes de Oliveira. ORADOR: Hemetério Gouveia. DIRETOR DE REGATAS: Américo Silva.

Na comissão Fiscal figuravam os Srs. Dr. Alexandre Lobão, Cel. Terêncio Sampaio e Jucundino Sousa Filho. Como presidente de honra foi escolhido o Coronel Lourenço Pinto Monteiro.

Nascia naquele momento o CLUB SPORTIVO SERGIPE, cujo destino histórico o tornaria o maior Clube Esportivo do Estado. A turma rubra não perdeu tempo entrando logo em ação, encomendando barcos, arrumando local para a sede, angariando novos sócios e levantando fundos financeiros para a efetivação dos planos. Os frutos não tardaram a aparecer: Em janeiro de 1910 era "batizado" o primeiro barco rubro com o nome "NEREIDA".

Em 08 de janeiro de ano seguinte debaixo de muito entusiasmo e muitas festas inaugurava-se a sede do Sergipe. Era apenas uma pequena garagem, construída no bairro da fundição (atual, Avenida Ivo do Prado) às margens do rio Sergipe. Na primeira disputa náutica realizada no dia 11 de junho de 1910, o Clube Rubro foi o vencedor, diante do Cotinguiba. O feito foi entusiasticamente comemorado com festas! Este foi o início de muitas outras conquistas do C.S.Sergipe em memoráveis disputas com o Alvi-Azul, que arrastavam multidões à antiga rua da Frente.

Em meados de 1916 surgia o Futebol. Inicialmente foi praticado pelos sócios do Sergipe e Cotinguiba sem distinção clubistica, em animados treinos realizados pelos "Team Green" e "Team Black" num campo improvisado da Praça Pinheiro Machado. Somente no final do ano é que oficialmente, os dois clubes resolveram adotar o esporte bretão que transformaria rapidamente o time Colorado no mais popular entre todos e, disparadamente o de maior número de conquistas.

A trajetória futebolística do C.S.Sergipe envolve dezenas de campeonatos conquistados, triunfos em torneios locais e interestaduais, vitórias memoráveis sobre campeões de outros Estados e troféus valiosíssimos.

Craques do passado: Pelas suas equipes de futebol já passaram vários craques de renome em todo Estado e além fronteiras, principalmente na Bahia, que na década de 1940 se alimentava de nossos craques (naquela época, simples amadores).

Do Sergipe brilharam, entre outros, no futebol baiano, Zé Grilo, Zaluar, Pirricha, Dário, Arnaldo e Gringo, este imediatamente negociado com o Flamengo do Rio.

Triunfos: Entre os triunfos memoráveis do Sergipe destacam-se a vitória de 1 X 0 sobre a seleção do Ceará (1926), 4 X 2 sobre o Botafogo Campeão Baiano (1936), 3 X 1 sobre a seleção de Alagoas (1940), a histórica goleada imposta ao Vitória da Bahia por 8 X 2 (1942), 2 X 0 sobre o Bangu campeão carioca(1967) e a vitória Internacional sobre a Seleção de Novos Argentinos por 3 X 1(1968) no primeiro jogo deste gênero em Sergipe.

O Sergipe é o único clube sergipano com batismo em jogos internacionais até o momento. Além da Seleção de Novos Argentinos, enfrentou o Sparta da Tchecoslovaquia, Alianza de Lima (Peru) e a Seleção de Ghana(África). Foi o primeiro clube do estado a participar do Campeonato Nacional (1972) integrado pela nata do Futebol Brasileiro.

O Time Rubro também é o único clube que participou de todos os campeonatos Oficiais, desde o primeiro em 1918.

Títulos

Campeão Sergipano - 1961, 1964, 1967, 1970, 1971, 1972 (Tri-Campeão), 1974, 1975 (Bi-Campeão), 1982, 1984, 1985 (Bi-Campeão), 1989, 1991, 1992, 1993, 1994, 1995, 1996, (Hexa- Campeão), 1999, 2000(Bi-Campeão), 2003.

Estádio

Estádio João Hora de Oliveira
Capacidade 10000

Hino

CINQUENTA ANOS DE LUTAS DE GLÓRIAS
O P
ENDÃO ALVI-RUBRO A VIBRAR
O SERGIPE NO ESPORTE NA HISTÓRIA
NAS
PELEJAS DA TERRA E DO MAR.

CINQUENTA ANOS NA NOSSA CIDADE
COM AMOR ESPORTIVO E FEL
IZ
CONDUZINDO TODAS AS MOCIDADES
NOSSO ORGULHO PER
ANTE O BRASIL.

COM PENDÃO ALVI-RUBRO LEVAMOS
EM SERGIPE ESSE POVO É AL
TANEIRO
PARA FRENTE AS BANDEIRAS AGITAMOS
SOB A LUZ DESSE CÉU BR
ASILEIRO.

NOSSAS TAÇAS TROFÉUS GLORIOSOS
O A SOMA DO NOSSO VALOR
NOSSOS DIAS DE PRÉLIOS FAMOSOS
O SERGIPE É TREMIR VE
NCEDOR.

CINQUENTA ANOS SERGIPE O TEU NOME
NESSE ESTADO NA VIDA DO
ESPORTE
TODO TEMPO A PASSAR NÃO CONSOME
BRA
VO CLUBE DOS FILHOS DO NORTE.

COM O PENDÃO ALVI-RUBRO VOU LEVANDO
EM SERGIPE ESSE POVO É ALT
ANEIRO
PARA FRENTE AS BANDEIRAS AGITANDO
SOB
A LUZ DESSE CÉU BRASILEIRO.

Mascote

Diabo Vermelho






Site

http://www.clubsportivosergipe.com/


Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância