domingo, 11 de outubro de 2015

Tapajós Futebol Clube

O Tapajós Futebol Clube é um clube da cidade de Santarém, no estado do Pará. É a mais nova agremiação profissional do estado, fundada em 2012.
O Tapajós Futebol Clube é o terceiro time profissional de Santarém. A cidade já conta com o São Francisco e o São Raimundo – o primeiro disputa a etapa principal do estadual e o segundo foi Campeão Brasileiro da série D em 2009 e atualmente disputa a primeira fase ou seletiva do Parazão.

Em 2014, logo após ter sua filiação à Federação Paraense de Futebol aceita, disputou a Segunda Divisão do Campeonato Paraense de 2014, onde no término da coompetição, acabou conquistando o acesso para Primeira Divisão do Campeonato Paraense de 2015. O clube, que tem como presidente Sandicley Monte, possui como mascote o boto, e as cores oficiais são o verde e o branco.

Apesar dos problemas na pré-temporada, o Tapajós começou o Campeonato Paraense 2015 em grande estilo. Atuando em casa diante do Paysandu, a equipe venceu por 2 a 1, surpreendendo o adversário! Diante do Paragominas, fora de casa, o Tapajós começou vencendo e levou o empate, o que deixou o time no segundo lugar da chave.

A vitória sobre o Cametá, também fora de Santarém, resultou na divisão da liderança entre os dois clubes, ambos com sete pontos, o que praticamente classificou o Tapajós. A vaga nas semifinais do primeiro turno veio na última rodada, a quarta, mesmo com derrota para o Gavião Kyikatejê, em casa – o Tapajós foi líder do Grupo A.

Nas semifinais, o Tapajós encarou a grande surpresa da competição, o Independente de Tucuruí, sendo derrotado por 2 a 1 em casa, no estádio Colosso dos Tapajós. Com a eliminação, o Tapajós voltou às contratações para o segundo turno do estadual…

Vieram cinco novos jogadores e uma saída, a do atacante Patric, artilheiro do time na competição, que foi para o Interporto (Tocantins). Nos embates diante dos adversários do outro grupo, o Tapajós colecionou bons resultados, como os 5 a 5 com o Remo, em Belém.

Porém, após três das cinco rodadas, o Tapajós só somava um ponto, o que o deixou praticamente fora das semifinais. A vitória diante do Paraupebas pareceu importante, mas o Tapajós foi superado pelo rebaixado Castanhal, em casa (3 a 2), sendo eliminado do Campeonato Paraense 2015 com quatro pontos (1v, 1e, 3d).

Apesar da saída do estadual, o Tapajós tem muito a comemorar na temporada de estreia na elite do Pará. A equipe debutante alcançou as semifinais do primeiro turno e não perdeu para Paysandu e Remo durante o torneio.


Alcunhas Boto da Amazônia
Mascote Boto