sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Los Angeles Galaxy

O clube surgiu em 1995 e foi um dos fundadores da Major League Soccer (MLS, a liga de futebol norte-americana) que teve seu primeiro campeonato realizado em 1996. O nome Galaxy é uma referência a Hollywood, o famoso bairro da cidade de Los Angeles (sede da equipe) que é o lar de muitas estrelas de cinema.

O Los Angeles Galaxy chegou à grande final da Major League Soccer, a MLS Cup, oito vezes: 1996, 1999, 2001, 2002, 2005, 2011, 2012 e 2014, vencendo-a em cinco ocasiões: 2002, 2005, 2011, 2012 e 2014 tornando-se assim o maior campeão da história da MLS até o momento. Em 2005, venceu também a US Open Cupfazendo o chamado Double (dupla, popular "dobradinha" no Brasil), que designa a vitória nos dois campeonatos mais importantes do futebol dos Estados Unidos. Venceu também o MLS Supporters' Shield em 1998, 2002, 2010 e 2011.

Em 2000, o Los Angeles Galaxy venceu o seu campeonato mais importante até hoje: a Copa dos Campeões da CONCACAF, o principal torneio interclubes da região das Américas do Norte, Central e do Caribe. O adversário batido em jogo único foi o Olimpia, de Honduras, pelo placar de 3 a 2.

Ao vencer a Copa dos Campeões da CONCACAF em 2000, o Los Angeles Galaxy ganhou o direito de disputar o Mundial de Clubes da FIFA de 2001. Porém, com a falência da ISL, empresa parceira da FIFA, o campeonato foi cancelado e o Galaxy perdeu a oportunidade de ser a primeira equipe norte-americana e da MLS a participar dessa competição.

Em 11 de Janeiro de 2007, o Los Angeles Galaxy anunciou a contratação do jogador - e popstar - do Real Madrid David Beckham.Com a assinatura deste contrato e com outros contratos publicitários, David Beckham tornou-se um dos futebolistas mais bem pagos do mundo.

Sob o slogan Beckham comes to America, a expectativa pela chegada do craque britânico no verão americano deste ano, tanto de torcedores como de jornalistas do mundo inteiro, foi enorme.

E o chamado "efeito Beckham" já se faz sentir: em 10 de fevereiro de 2007, oitocentas pessoas (o dobro em relação ao ano passado) se apresentaram para testes no Los Angeles Galaxy. Aspirantes a astros de várias nacionalidades (entre eles brasileiros, ingleses, mexicanos, sul-africanos, entre outros) vieram tentar conseguir uma vaga na equipe da Califórnia.

Em 14 de maio, o Galaxy também anunciou oficialmente a contratação do defensor português Abel Xavier, que fez sua estréia em 17 de junho na vitória do Galaxy sobre o Real Salt Lake por 3 a 2 com atuação elogiada.

Beckham finalmente chegou no Los Angeles Galaxy em 13 de julho de 2007 com uma grande recepção por parte dos adeptos, dirigentes e mídia americanas. Sua estréia oficial foi em 21 de julho (embora tenha jogado apenas dez minutos) em um amistoso contra a equipe britânica Chelsea para quem o Los Angeles Galaxy perdeu por 1 a 0.

Em 15 de agosto, Beckham marcou seu primeiro gol pelo Galaxy - e ainda fez uma assistência para outro gol, de Landon Donovan - na vitória de 2 a 0 de sua equipe sobre o arquirival DC United na disputa da Superliga (campeonato jogado entre equipes da MLS e do México para disputar o título de campeão da América do Norte). Com a vitória, o Los Angeles Galaxy ganhou o direito de decidir, em 29 de agosto, a primeira final da primeira Superliga contra a equipe mexicana Pachuca. Porém perdeu o título na cobrança de penaltis, por 4 a 3, após um empate no tempo normal em 1 a 1. Não teve melhor sorte na MLS Cup não chegando aos playoffs finais, apesar de uma boa recuperação. Em 2008, participou do primeiro Campeonato Pan-Pacífico, porém foi derrotado pela equipe japonesa Gamba Osaka e ficou fora da grande final. Mas, ainda assim, obteve o terceiro lugar ao derrotar o Sydney FC. Em 22 de novembro de 2009, chegou à final da MLS Cup, mas foi superado pela equipe Real Salt Lake. O primeiro título de Beckham no Los Angeles Galaxy foi a MLS Supporters' Shield, conquistada em 2010 sendo bicampeão em 2011. Nesse mesmo ano conquistou o mais importante título do futebol estadunidense, a MLS Cup.

Os dois maiores rivais do Los Angeles Galaxy são o Club Deportivo Chivas USA e o San José Earthquakes. Estas rivalidades devem-se sobretudo à proximidade geográfica existente entre os clubes. Os jogos entreLos Angeles Galaxy e o Club Deportivo Chivas USA dão origem ao Honda SuperClasico. Já os encontros contra o San José Earthquakes são denominados de Clássico da California.

Estádios

Home Depot Center, o estádio onde o Los Angeles Galaxy manda os seus jogos

Até 2002 o Los Angeles Galaxy jogou os seu jogos em casa, no estádio Rose Bowl.
Em 2003 mudou-se para o Home Depot Center, onde ainda hoje joga as suas partidas. A partir de 2005 começa a partilhar este estádio com o seu rival Club Deportivo Chivas USA.
Este estádio tem capacidade máxima de 27.000 lugares e já sediou diversos eventos desportivos e culturais. Tem como principal patrocinador a empresa americana Home Depot.