segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Paragominas Futebol Clube

Paragominas Futebol Clube é uma agremiação poliesportiva, da cidade de Paragominas, no estado do Pará. É também conhecido como "Jacaré do Norte" e seu estádio é a Arena do Município Verde.
Em seu primeiro ano de atividades profissionais no meio futebolístico, o PFC, conseguiu a conquista da segunda divisão paraense, ao vencer o também estreante Santa Cruz de Cuiarana nos pênaltis por 4 a 3, ao perder a primeira partida em casa por 2 a 1, e vencer em Cuiarana também por 2 a 1.

O clube foi fundado em 6 de março de 2012,segundo o presidente do clube, Jorge Coqueiro, pois ele não queria que o recém-inaugurado estádio da cidade, Arena do Município Verde, que havia sido inaugurado em janeiro, ficasse "abandonado" devido a falta de um clube na região para representá-lo.

No mesmo ano em que foi fundado, a equipe ganhou campeonato paraense da segunda divisão e chance de disputar a primeira divisão do Campeonato Paraense.

Em 2013, na sua primeira participação na fase principal do Campeonato Paraense, o Paragominas conseguiu se classificar em quarto lugar no primeiro turno do torneio, ganhando o direito de disputar as semi-finais deste turno. Contra um Remo embalado pela ótima campanha na fase classificatória, o Paragominas foi eliminado depois de um empate em 2x2 no primeiro jogo na Arena Verde e de uma derrota por 2x0 no Mangueirão.

Já no segundo turno da competição, a equipe que contara com menos de um ano de vida, surpreendeu a todos a fazer uma excelente campanha na fase classificatória. Desbancando os favoritos da capital, o Paragominas conseguiu se classificar em primeiro e ganhou, além do direito de jogar as semi-finais, a vantagem de decidir em casa e de jogar por dois resultados iguais contra os seus adversários nesta fase final.

Depois de uma heróica classificação para a final contra a Tuna, depois de um 0x0 em Belém e um 2x1 em Paragominas, o Jacaré conseguia fazer história ao alcançar, em apenas um ano de vida, uma inédita classificação para a Copa do Brasil de 2014.

Mas a torcida de Paragominas queria mais, e assim, teve pela frente na grande final do segundo turno, novamente, o respeitável time do Remo. Jogando com a vantagem de dois resultados iguais, o Paragominas sucumbiu no primeiro jogo em Belém por 1x0, resultado que ainda mantinha as esperanças dos torcedores do município verde pela conquista da taça.

Assim, no dia 05/05/2013, o Jacaré do Norte conseguiu em um jogo memorável, a vitória por 3x1 e a histórica classificação do time não apenas à final do Campeonato Paraense, mas também à Série D do Campeonato Brasileiro, desbancando assim o tradicional time do Remo, e realizando um feito que dificilmente será repetido por algum outro time com tão pouco tempo de vida.

Estádio 

Arena do Município Verde é um estádio de futebol localizado na cidade de Paragominas. Tem capacidade para 12 mil pessoas. Atualmente abriga os jogos do Paragominas Futebol Clube.

Apelidos Jacaré do Norte ; Time Verde ; Verdão do Norte ; Alvi-Verde ; Verdão