quinta-feira, 13 de maio de 2010

Fluminense Esporte Clube

A fundação do Fluminense Esporte Clube, de Teresina, data de 31 de janeiro de 1938, quando, então, o amadorismo ainda era uma grande realidade em todo o norte e nordeste do país. Idealistas sem uma grande estrutura e, na maioria das vezes, sem apoio da sociedade, eram os dirigentes dos clubes de futebol, e com o Fluminense não seria diferente. Com o Automóvel, para ser mais preciso, pois o clube nasceu como Automóvel Esporte Clube, uma vez que vários motoristas participaram das reuniões que antecederam o seu surgimento.


Seu primeiro presidente, Manoelzinho, arcava com todas as responsabilidades, ladeado com os membros de uma diretoria que, com poucos recursos financeiros, não tinha como oferecer resistência aos grandes clubes da época – Botafogo e Flamengo.

Somente em 05 de janeiro de 1949, por sugestão de Belchior da Silva Barros, houve a mudança do nome de Automóvel para Fluminense. Era uma forma de angariar novos torcedores (simpatizantes do Flu carioca), uma vez que já tínhamos Flamengo e Botafogo. Começava, efetivamente, a presença do Fluminense na história do futebol piauiense.

Uma das formações do Automóvel Esporte Clube, que deu origem ao Fluminense, flagrante registrado em 1939, no Campo de Marte (hoje Estádio Municipal Lindolfo Monteiro). Não existem registros sobre a identificação dos atletas que aparecem na histórica fotografia, a mais antiga do clube.

Há mais de 10 anos, o Fluminense não disputa o torneio profissional do estado do Piauí. O clube mantém, com relativo sucesso, equipes nos campeonatos das categorias de base da FPF

Títulos


1 Campeonato Piauiense da Segunda Divisão: 1967

Estádio

Municipal Lindolfo Monteiro
Capacidade: 6.000 pessoas

O Estádio Municipal Lindolfo Monteiro, também conhecido por Lindolfinho foi inaugurado no ano de 1944. De lá para cá, o estádio passou apenas por duas reformas em 1964 e em 2008. Com as reformas, o estádio ganhou 1.868 assentos plásticos nas arquibancadas, além de 768 cadeiras, dentro dos padrões dos melhores estádios brasileiros. Um placar eletrônico de 15 metros quadrados também foi instalado no estádio que passou a oferecer boas acomodações para 6.000 torcedores. Neste estádio ocorreu um dos maiores jogos do Piauí, ocorrido em 20 de julho de 1958. Foi o jogo entre River-PI 2 x 2 Botafogo-RJ composto por Garrincha e Cia que era um time forte com experiência do título mundial de 1958 com a seleção brasileira.