segunda-feira, 24 de maio de 2010

Associação Desportiva Comunitária Astro

Fundada em 15 de agosto de 1978, no bairro dos Eucaliptos, parte sul da cidade de Feira de Santana, o Astro surgiu inspirado na novela "O Astro" exibida pela Rede Globo. O desportista Ermínio dos Reis Porto, conhecido no bairro por promover eventos esportivos, reuniu um grupo de amigos, dentre eles o professor Antônio Lopes Ribeiro, Antônio Jesus Coelho, Danilo Orgi, João Batista, José Rodrigues ( Zelão ) e Elias Lopes Ribeiro, fundando a agremiação que, a partir daquela data, passou a representar a comunidade, substituindo ao Real Feirense.

Em 1982, levando em conta a trajetória vitoriosa do clube, o advogado e radialista Dilson Barbosa então presidente da Liga Feirense de Desportos (LFD), convidou o ASTRO para participar do I Campeonato de Convidados, que correspondia à Segunda Divisão do futebol feirense. O tricolor foi além das expectativas, sagrando-se campeão nos dois anos que a LFD promoveu o evento. O ASTRO filiou-se à LFD no ano seguinte.
Sempre acreditei que chegaríamos onde estamos hoje. Ficamos sempre entre os quatro melhores classificados no certame profissional da Segunda Divisão, promovido pela FBF, à qual nos filiamos em 22 de maio de 1996" observa Ermínio Porto, lembrando que o tricolor dos Eucaliptos foi o campeão moral da Taça Estado da Bahia, realizada no ano de 1995 pela Federação Bahiana, devido à excelente campanha realizada, mesmo não chegando a ser finalista.
O ASTRO foi campeão de Feira de Santana nos anos de 1985, 1986, 1992 e 1995 e, também, campeão feirense de 1993 e 1998
A Associação Desportiva Comunitária Astro é o que podemos chamar de clubes persistente, disputa a 2ª Divisão desde sua filiação em 1996, só se ausentando em 2008, e nunca conseguiu o sonhado acesso para a 1ª Divisão. O clube esteve perto do acesso somente uma vez, em 2003, quando fez a melhor campanha na primeira fase, mas após empatar em Camaçari contra o Camaçariense em 2 a 2 sucumbiu em casa numa terça-feira a tarde por 2 a 0 no jogo de volta. Necessitava apenas de um empate para subir. Um ano antes protagonizou uma campanha sofrível, em 10 partidas perdeu as dez, não marcou um ponto sequer. O time entrará este ano longe de ser favorito, mas com a vontade de surpreender.




O Astro é uma ONG que atua na FAMFS (Fazenda de Apoio ao Menor de Feira de Santana) onde menores abandonados são bem cuidados e trabalham.

Estádio

Jóia da Princesa
Capacidade 16.274 pessoas

Mascote
Estrela