Pular para o conteúdo principal

Associação Desportiva Unitri

Fundada em 2003, sua história começou um pouco antes, em 2002, como Sociedade Desportiva do Triângulo, idéia que surgiu depois da rescisão do contrato de parceria entre o Uberlândia Esporte Clube e a diretoria da Unit (Centro Universitário do Triângulo). As partes acabaram se posicionando como rivais e o novo time foi criado. Já em sua primeira competição amadora conquistou a Copa Tubal Vilela, principal torneio do Triângulo Mineiro. O sucesso fez com que a equipe se profissionalizasse, tendo como data oficial de fundação o dia 03/08/2003, e adotasse um novo nome: Associação Desportiva Unit. Poucos dias depois iniciou sua jornada na Segunda Divisão Mineira (correspondente à terceira) e, em uma campanha invicta, conquistou seu primeiro título como profissional.


O sucesso parou por aí. A equipe falhou nas três tentativas de ascender à principal divisão do futebol mineiro. Mas o principal insucesso do clube era demonstrado nas arquibancadas, com sucessivos recordes negativos de público. Na Taça Minas Gerais de 2006, última competição disputada pela equipe, em nenhum dos jogos que disputou como mandante, excetuando-se o primeiro jogo, contra o Uberlândia, conseguiu superar os 300 pagantes, chegando-se ao absurdo número de 31 pagantes no jogo da 13ª rodada – empate com a Caldense em 2x2.

A Desportiva Unit terminou seus dias como Associação Uberlandense Unitri (nome alterado em 2005), tendo desativado seu departamento de futebol para que o centro universitário retomasse sua parceria com o Uberlândia Esporte Clube. Repetiu, assim, as trajetórias relâmpago de outros clubes da cidade de Uberlândia, como o Ipiranga, o Floresta, o América e o folclórico XV de Novembro. Disputou onze jogos oficiais contra o Uberlândia Esporte Clube, conseguindo um grande equilíbrio: Foram quatro vitórias para cada lado, e três empates, com quinze gols para o Uberlândia e catorze para a Unitri.


Até 2005, tinha como nome Associação Desportiva Unit. Com a troca de nome da universidade que o mantinha, o clube também trocou seu nome.


Em 2006 disputou seus últimos campeonatos profissionais: o Campeonato Mineiro do Módulo II e a Taça Minas Gerais, tendo desativado seu departamento de futebol para que o centro universitário retomasse sua parceria com o Uberlândia Esporte Clube, para reunir e fortalecer o futebol uberlandense.

Sua partida derradeira foi uma vitória sobre o ex-rival Uberlândia por 3 a 0 no Parque do Sabiá, no dia 5 de novembro de 2006. Nas categorias de base, seu último jogo foi um empate por 1 a 1 com o Villa Nova, no dia 4 de outubro de 2006, no Estádio Municipal Airton Borges, em Uberlândia.

Em 2009, a Unitri retomou as suas atividades no futebol, visando a disputa da terceira divisão do Campeonato Mineiro de Futebol.


Mascote: Leão


Situação do clube: Desativado
Títulos:

1 Mineiro da Segunda Divisão: 2003
 
Estádio


Parque do Sabiá
Nome Oficial: Estádio Municipal João Havelange
Capacidade: 72.000 pessoas

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância