terça-feira, 11 de maio de 2010

Associação Desportiva Unitri

Fundada em 2003, sua história começou um pouco antes, em 2002, como Sociedade Desportiva do Triângulo, idéia que surgiu depois da rescisão do contrato de parceria entre o Uberlândia Esporte Clube e a diretoria da Unit (Centro Universitário do Triângulo). As partes acabaram se posicionando como rivais e o novo time foi criado. Já em sua primeira competição amadora conquistou a Copa Tubal Vilela, principal torneio do Triângulo Mineiro. O sucesso fez com que a equipe se profissionalizasse, tendo como data oficial de fundação o dia 03/08/2003, e adotasse um novo nome: Associação Desportiva Unit. Poucos dias depois iniciou sua jornada na Segunda Divisão Mineira (correspondente à terceira) e, em uma campanha invicta, conquistou seu primeiro título como profissional.


O sucesso parou por aí. A equipe falhou nas três tentativas de ascender à principal divisão do futebol mineiro. Mas o principal insucesso do clube era demonstrado nas arquibancadas, com sucessivos recordes negativos de público. Na Taça Minas Gerais de 2006, última competição disputada pela equipe, em nenhum dos jogos que disputou como mandante, excetuando-se o primeiro jogo, contra o Uberlândia, conseguiu superar os 300 pagantes, chegando-se ao absurdo número de 31 pagantes no jogo da 13ª rodada – empate com a Caldense em 2x2.

A Desportiva Unit terminou seus dias como Associação Uberlandense Unitri (nome alterado em 2005), tendo desativado seu departamento de futebol para que o centro universitário retomasse sua parceria com o Uberlândia Esporte Clube. Repetiu, assim, as trajetórias relâmpago de outros clubes da cidade de Uberlândia, como o Ipiranga, o Floresta, o América e o folclórico XV de Novembro. Disputou onze jogos oficiais contra o Uberlândia Esporte Clube, conseguindo um grande equilíbrio: Foram quatro vitórias para cada lado, e três empates, com quinze gols para o Uberlândia e catorze para a Unitri.


Até 2005, tinha como nome Associação Desportiva Unit. Com a troca de nome da universidade que o mantinha, o clube também trocou seu nome.


Em 2006 disputou seus últimos campeonatos profissionais: o Campeonato Mineiro do Módulo II e a Taça Minas Gerais, tendo desativado seu departamento de futebol para que o centro universitário retomasse sua parceria com o Uberlândia Esporte Clube, para reunir e fortalecer o futebol uberlandense.

Sua partida derradeira foi uma vitória sobre o ex-rival Uberlândia por 3 a 0 no Parque do Sabiá, no dia 5 de novembro de 2006. Nas categorias de base, seu último jogo foi um empate por 1 a 1 com o Villa Nova, no dia 4 de outubro de 2006, no Estádio Municipal Airton Borges, em Uberlândia.

Em 2009, a Unitri retomou as suas atividades no futebol, visando a disputa da terceira divisão do Campeonato Mineiro de Futebol.


Mascote: Leão


Situação do clube: Desativado
Títulos:

1 Mineiro da Segunda Divisão: 2003
 
Estádio


Parque do Sabiá
Nome Oficial: Estádio Municipal João Havelange
Capacidade: 72.000 pessoas