Pular para o conteúdo principal

Sociedade Esportiva Matonense

A Sociedade Esportiva Matonense é um clube de futebol tradicional do interior paulista, mais precisamente da cidade de Matão. Foi fundado no dia 24 de maio de 1976, possui o azul e branco como cores. Ficou conhecido nacionalmente após os vários acessos que conseguiu nos anos 90, porém hoje em dia tenta superar uma fase difícil.

O futebol sempre foi uma atração na pequena cidade do interior paulista, quando em 1976 um grupo de esportistas matonenses, viviam um momento de preocupação, já que a Sociedade Esportiva Bambozzi (Bambozzi é o nome de uma indústria que patrocinava o time) ganhou o campeonato amador de São Paulo e conseguiu vaga na segunda divisão. A empresa se preocupava, pois iria gastar muito com o futebol profissional.
Mas liderados pelo prefeito da cidade, Celso de Barros Perches, os esportistas de Matão não queriam perder essa oportunidade e com uma reunião no Sindicato dos Metalúrgicos decidiram fundar um novo time. Então no dia 24 de maio fundaram a Sociedade Esportiva Matonense, representando a cidade no futebol profissional. O primeiro presidente foi Horácio Caires.

Os jogadores da Matonense eram mais os jogadores da cidade, que trabalhavam nas indústrias. Só recebiam ''bichos'' os jogadores de fora. A prefeitura cedeu o Estádio Hudson Buck Ferreira, com capacidade para 1000 pessoas e ajudava no transporte.
Em 1979 uma vitória marcou a Matonense na quarta divisão, quando venceu o Fernandópolis na casa deles por 2 x 1, sendo que os diretores do FFC tinham comprado foguetes para comemorar, mas depois a direção da SEMA comprou deles os foguetes e os soltou na madrugada do dia 6 de setembro.

Como dito, os jogadores tinham transportes, mas os ônibus eram desconfortáveis. Nessa jogada a diretoria fretou um outro ônibus. Já o motorista da prefeitura e torcedor, Valdir Leonardo Falconi, conhecido como Jim, não concordava com a postura e foi com seu velho ônibus para Ilha Solteira, onde teria jogo da SEMA. No meio do caminho houve problema no ônibus do time da Matonense. Os jogadores estavam desesperados, já que o jogo ocorreria ás 15:00, mas ''Jim'' apareceu lá no posto e levou os jogadores até a partida contra a Ilha Solteira.
Com as mudanças da FPF nas divisões de SP, o Matonense foi para a terceira divisão. Para ganhar torcida teve como aliados o jornal ''A Comarca'' e a rádio local. Sempre divulgando a SEMA, o time começou a ter média de 300, 400 pessoas por jogo em casa.
Em 1985 ficou na lanterna de seu grupo. Nos anos 80 continuava na terceirona fazendo campanhas médias e fracas.
Em 1987 assume o presidente Antonio Aparecido Galli, que era da área de vendas de uma empresa de materiais esportivos, com experiência em Marketing. Na gestão, reestruturou a diretoria, o time passou a treinar em 2 períodos e contratação de jogadores de primeira e segunda divisão de São Paulo. No mesmo ano a SEMA acaba vencendo a terceira divisão de São Paulo e vice do Torneio da Amizade. A cidade ia no ritmo, lotando o então pequeno estádio da cidade.
Com o título, a Matonense teve direito de disputar a segunda divisão de 1988, campeonato muito mais forte. Em 1990 o time conseguiu ser vice do Grupo E, garantindo vaga na divisão intermediária de 1991. O time crescia, mas os gastos também, mas não foi capaz de acabar com a euforia da cidade e diretores.

No ano de 1991 o time foi campeão do Torneio Inicio da Intermediária, realizado em Matão e que contou com equipes como Araçatuba, Botafogo de Ribeirão Preto e Ferroviária de Araraquara. O nome de Matão e de seu time de futebol começava a ser divulgado no Brasil inteiro, com a primeira transmissão de um jogo de futebol, ao vivo pela TV Bandeirantes, diretamente da cidade. A média dos torcedores nos jogos em Matão, agora, já ficava em torno de cinco a seis mil pagantes. A capacidade do Estádio precisou ser ampliada.

Em 1994, o Congresso Nacional aprova a ''Lei Zico'', permitindo a realização de bingos pelos clubes de futebol. Galli aproveitou esse idéia e com o resultado desses bingos a Diretoria pagou dívidas e deu ao time uma estrutura. Construiu a Casa do Atleta com capacidade para alojar 64 jogadores e adquiriu um ônibus para 45 lugares, com o conforto de geladeira, video-cassete e banheiro a bordo. Assumiu o Estádio "Hudson Buck Ferreira", cedido em comodato ao time por 30 anos, ampliando a capacidade de 9 para 15 mil lugares, com recursos próprios. Também investiu em jogadores como Táxi, Daniel, Márcio, Deci, Moisés, etc. A partir daí se iniciava famosa arrancada da Matonense.
Foi campeão da Série B-1 em 1995 e da Série A-3 em 1996, indo para a Série A-2. Em 1996 conseguiu o acesso empatando com o Corinthians de Prudente por 0 x 0, resistindo a pressão das 40 mil pessoas presentes ao Prudentão. O time prudentino também conseguiu o acesso.
Faltando pouco tempo para o início da Série A-2, a SEMA conseguiu patrocínios e o técnico Brida. O time foi avassalador, liderando no seu grupo, vencendo vários duelos, inclusive vencendo o XV de Jaú no Zezinho Magalhães por 3 x 1, que teve transmissão da TV Bandeirantes. O sonho estava virando realidade, o time estava no quadrangular decisivo, juntamente com Santo André, Novorizontino e Ituano.

No dia 20 de julho, a Matonense goleia o Santo André em casa por 4 x 2, com mais de 14 mil pessoas no Hudson Buck Ferreira, fazendo com que o time ascendesse a divisão principal. O clube também foi campeão do torneio, mexendo com a cidade inteira. Um dos fundadores do clube, Álvaro Arroyo sempre dizia que queria ver o time na divisão principal de São Paulo.
A estréia na elite foi contra o Guarani, no Hudson Buck Ferreira, empatando em 1 x 1. Ao final, o time acabou se classificando para a segunda fase e escapando do temido rebaixamento. Não se classificou para as semifinais, porém teve vitórias marcantes em seu estádio contra o São Paulo (2 x 0) e Santos (1 x 0), coroando a boa campanha da equipe. Disputou a Série C do mesmo ano, porém acabou eliminado na primeira fase.
Em 1999 novamente se classificou para a segunda fase, porém ficou na lanterna do grupo.
Em 2000 conquistou um honroso 7° lugar na classificação e em 2001 conseguiu escapar do rebaixamento. O mesmo não conseguiu se evitar em 2002, quando foi o único clube a ser rebaixado na competição. Inciava-se aí o processo de declínio da Matonense, principalmente com a falta de verbas.
Em 2003 foi valente na busca pelo retorno a elite do futebol paulista, mas foi eliminado nas semifinais pelo Oeste de Itápolis, no ano se encerra o ciclo de Antonio Aparecido Galli na presidência do clube.
Resistiu na A-2 até 2005,quando foi rebaixado junto com o Flamengo de Guarulhos.
2006 o time volta a decepcionar, rebaixando para a última divisão de São Paulo, sendo nem de longe o time que encantou o país nos anos 90.


Títulos


Campeonato Paulista - Série A2: 1997.
Campeonato Paulista - Série A3: 1996.
Campeonato Paulista - Série B: 1995.
 
Estádio

Dr. Hudson Buck Ferreira
Capacidade: 15.800 lugares
 
Hino

Adoro a Matonense!

Adoro a Matonense!
Eu juro eu sou fiel a minha Matonense.
(BIS)
Eu amo essa bandeira, não canso de falar.
Matonense tu és grande no esporte igual não há.
Azul e branco são as suas cores
E quem te ama não tem desamores.
(BIS)
Adoro a Matonense!
Adoro a Matonense!
Eu juro eu sou fiel a minha Matonense.
(BIS)
Eu amo essa bandeira, não canso de falar.
Matonense tu és grande no esporte igual não há.
Azul e branco são as suas cores
E quem te ama não tem desamores.
(BIS)

Mascote: Águia


Apelido: Águia Azul


Site

http://www.matonense.esp.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância