Pular para o conteúdo principal

Fernandópolis Futebol Clube

O Fernandópolis Futebol Clube foi fundado no dia 15 de novembro de 1961, inicialmente sob o nome de Associação Bancária de Esportes. Recebeu este nome em função do grande número de agências bancárias na cidade de Fernandópolis e foram eles que decidiram fundar um clube de futebol para representar o município em competições estaduais.
A mudança para Fernandópolis Futebol Clube ocorreu em 1965, por decisão dos associados, que também optaram pelo azul e branco como as cores oficiais do clube, além da Águia como mascote. Com a antiga denominação, disputou o Campeonato Paulista da Terceira Divisão e, a partir do novo nome, esteve inscrito na Segunda Divisão, onde permaneceu até 1968.
Nas temporadas de 1969 e 1970, o clube solicitou à FPF seu afastamento, disputando apenas amistosos com o elenco profissional. Entretanto, voltou às competições em 1971 no Campeonato Paulista da Segunda Divisão.
O ano de 1979 foi de muitas alegrias para o clube, com a primeira conquista: Campeão Paulista da Segunda Divisão, vencendo o Jaboticabal. Com o título, o Fernandópolis teve o direito de participar da Divisão Intermediária Estadual no ano seguinte.
Em 1989, o clube esteve muito próximo de chegar à elite do Campeonato Paulista, passando à fase decisiva da Série Especial ao lado de Francana, Ponte Preta e Rio Branco. Entretanto, em um acidente na rodovia SP-320, o jogador Helênio, destaque da equipe, ficou praticamente sem enxergar, desfalcando o time, que não conseguiu o acesso.
Cinco anos depois, em 1994, foi mais uma vez campeão. Desta vez, do Paulista da Série B1A, vencendo o Capivariano e sendo beneficiado por resultados dos adversários. Com o título, o Fernandópolis pôde disputar, em 1995, a Série A3 do Estadual, onde permaneceu por apenas duas temporadas, sendo rebaixado em 1997.
A partir de 1998, voltou a disputar a Série B1A, posteriormente a Série B1 e em 2005, o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, onde permanece até hoje. Em 2007, o Fernandópolis foi eliminado na etapa inicial da competição, mas em 2008 e 2009 chegou à segunda fase.

Títulos


Campeonato Paulista - Série B: 2 vezes (1979 e 1994).
 
Estádio

Estádio Municipal Cláudio Rodante, mais conhecido por Ninho da Águia

Inaugurado em 25 de maio de 1953, com um amistoso entre as equipes do Fernandópolis Esporte Clube e Uchoa Futebol Clube. O Fernandópolis EC venceu por 3x2. Inicialmente o estádio se chamava "Amaral Furlan", nome este que permaneceu até 1963, quando o nome foi trocado para "John Fitzgerald Kennedy" homenageando-se assim o presidente dos Estados Unidos assassinado naquele ano. No começo, existia apenas um lance de arquibancadas, com capacidade para 4.000 pessoas. Do outro lado do campo, era comum as pessoas estacionarem caminhões e colocar cadeiras em cima das carrocerias para assistir os jogos.

Em 1978, houve a construção de mais um lance de arquibancadas, elevando a capacidade do estádio para 10.000 torcedores. Em 1981, houve a inauguração do sistema de iluminação artificial do estádio. Em 1987, acontece a mudança para o atual nome "Estádio Municipal Cláudio Rodante", homenageando o grande esportista fernandopolense, falecido naquele ano. Em 1995, houve mais uma ampliação do estádio para 14.560 lugares que hoje se tornaram 7.785 lugares pelas novas normas de demarcações.

Inauguração : 25/05/1953
Primeiro Jogo : Fernandópolis E.C. 3 X 2 Uchôa/SP.
Homenagem ao ex-dirigente e patrocinador do time nos anos 70/80, e ainda, grande colaborador da comunidade fernandopolense e região.



Hino

(Ludecir Aparecido Stefanin)

De ponta a ponta
De pé em pé
Vai nossa aguia com amor e fé
Tocando a bola com tal vigor
Trita a galera em alto clamor
E a gol que surge que faz vibrar
Iça a bandeira do seu altar
Vai fefecê... Vai fefecê.
Honra vitória por merecer...
Vai fefecê... Vai fefecê..
Honra vitória por merecer
Fefecê.....Águia querida. De antas glorias e tradições
Azul e branco são suas cores.....você
Está em nossos corações

Mascote
 
A águia está presente no escudo do Fernandópolis Futebol Clube desde a sua fundação, em 1961, como Associação Bancária de Esportes. A Bancária ganhou este nome em vista do número de agências e funcionários do setor na cidade.

O time disputou a 4ª Divisão em 1963 e 1964 e, no ano seguinte, mudou seu nome para a denominação atual, mas manteve o escudo e a mascote, que representa força e liderança.

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância