Pular para o conteúdo principal

Veranópolis Esporte Clube Recreativo e Cultural


Na cidade de Veranópolis (RS), no ano de 1976, Dalban e Verense, dois times de futebol da região, até então rivais, passavam por dificuldades financeiras. A saída encontrada, para que as duas agremiações não fossem obrigadas a fechar as portas, foi a fusão entre as equipes, criando assim a Associação Veranópolis.
A união parecia ter tudo para dar certo. Mas quando o assunto foi a junção do patrimônio dos clubes, as duas partes entraram em litígio, não chegando a um denominador comum. Passado pouco tempo do “casamento” entre os rivais, Dalban e Verense seguiram novamente seus rumos e tornaram-se independentes.
Porém, como a situação para nenhum dos dois lados melhorou de forma significativa, em 1992 foram iniciadas novas negociações com a mesma intenção anterior. E após as duas agremiações se entenderem, no dia 15 de janeiro deste mesmo ano, nasceu o Veranópolis Esporte Clube.
E para agradar gregos e troianos, seus dirigentes resolveram unir também as cores originais de cada instituição, fazendo com que o VEC seja um dos únicos clubes pentacolor do esporte bretão, trazendo em seu escudo as cores azul, vermelho, amarelo, verde e branco.
Já vacinados pela experiência sem sucesso da década de 70, e com o amadurecimento natural da idéia de as duas entidades, juntas, lutarem para conseguir vencer no futebol, o Pentacolor teve tranqüilidade para trabalhar e logo obteve resultados satisfatórios.
No ano seguinte da fundação do VEC, em 1993, o time de Veranópolis conquistou a segunda divisão do Campeonato Gaúcho, conseguindo o tão sonhado acesso para a elite do futebol do Rio Grande do Sul. Mas o clube queria continuar crescendo, e com o passar do tempo as campanhas na primeira divisão do Campeonato Estadual foram melhorando.
O título gaúcho ainda é um sonho para o Veranópolis, mas, em algumas oportunidades, ele quase virou realidade. Nos anos de 1997, 98 e 99, o time teve excelentes campanhas no Campeonato Estadual, chegando à fase semifinal das três edições, por pouco não conseguindo uma vaga na grande decisão.
Outra campanha parecida aconteceu em 2007, quando o VEC realizou um excelente campeonato, terminando na terceira colocação. Na fase semifinal, em duas partidas emocionantes contra o Juventude, o Veranópolis acabou eliminado, ficando de fora da final do torneio. Nesta edição do Campeonato Gaúcho, o Grêmio foi o grande campeão.

Títulos
Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão (1): 1993.
Campeonato do Interior: 2 vezes — 1997 e 1999.

Estádio
Antônio David Farina
Capacidade 7.000


Hino


Surgiste da força de um povo
Que unido provou seu valor
Hoje és orgulho, timaço do peito
VEC pentacolor.

Oh! Veranópolis
Meu campeão
Bravo e forte
Vibra coração.

Teu nome ecoa na Serra
Faz parte da nossa história
Torcida unida é raça
Teu lema é sempre vitória

Site

http://www.veranopolis.esp.br/

 

Postagens mais visitadas deste blog

Valeriodoce Esporte Clube

O time do Valério foi fundado por funcionários da Companhia Vale do Rio Doce, na cidade de Itabira, onde a empresa mineradora foi criada. O nome do time vem da junção de algumas das palavras do nome daquela que foi a sua primeira patrocinadora: VALE (do) RIO DOCE. A relação do time, torcedores e a empresa sempre sofreu de altos e baixos. Pela importância e tamanho da CVRD, cobrou-se durante muito tempo um apoio maior (estamos falando de dinheiro, claro) para o time. Quando a cia. foi privatizada, ela doou o estádio (do qual era proprietária), o Israel Pinheiro, para o clube. Fundado no dia 22 de novembro de 1942, o Valério tem como principais títulos a conquista do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (1965), duas vezes do Torneio Início (1962 e 1969) e um título de campeão mineiro do interior (1971). O clube chegou a disputar as Séries B (em  1988   e   1989 ) e C (em   1994   e   1995 ) do   Campeonato Brasileiro de Futebol . Campeão Mineiro ...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e...