Pular para o conteúdo principal

Botafogo de Futebol e Regatas

Um grupo de jovens do bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, já pensava em fundar um clube de futebol desde o surgimento do Fluminense Football Club, em 1902. Então, em uma reunião em um casarão no bairro do Humaitá, no dia 12 de agosto de 1904, foi criado o Eletro Club. Porém, devido a uma sugestão de Dona Chiquitota, avó de um dos fundadores, a instituição mudou de nome, tornando-se Botafogo Football Club.

O primeiro jogo da história do Botafogo foi realizado em 2 de outubro de 1904 contra o Football and Athletic Club. Esta foi também a primeira vitória do recém-fundado clube alvinegro. Eles venceram por 3 a 0. Pouco depois, a agremiação foi um dos membros fundadores do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.
Em 1907, o Botafogo terminou o Campeonato Estadual empatado em primeiro com o Fluminense. O Botafogo teria de enfrentar o Internacional, lanterna da competição, na última rodada. Porém, o Internacional não compareceu ao jogo e o Botafogo venceu o jogo por W.O., mas não teve gols acrescentados na tabela.

Enquanto isso, o Fluminense venceu o Paissandu por 2 a 0 e empatou na classificação final do campeonato com o alvinegro. Prejudicado por não ter a oportunidade de marcar gols na última partida, o Botafogo pediu um jogo extra. O Fluminense, alegando que o regulamento previa que em caso de empate entre duas agremiações a decisão seria pelo saldo de gols, negou-se a realizar a partida extra. Como tinha melhor saldo, o Fluminense reivindicou o título. O regulamento da competição não especificava nenhum critério de desempate além do número de pontos, ficando o

Muito tempo depois, em 1989, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro declarou o Botafogo campeão, aceitando as alegações desse clube de que não havia um regulamento, mas sim, um estatuto que não fazia referência a decisão do título por saldo de gols.

Não satisfeito com a decisão, o Fluminense recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Futebol que quase 100 anos após, em 1996, finalmente decidiu declarar o Fluminense e o alvinegro, campeões cariocas de 1907.

O Botafogo foi o vice-campeão dos dois anos seguintes, conseguindo finalmente seu primeiro título incontestável em 1910. Nesta época ganhou o apelido de "Glorioso", que dura até os dias atuais. Devido a problemas administrativos, o Botafogo se desligou da LMSA (Liga Metropolitana de Sports Athleticos) e se filiou à AFRJ (Associação de Football do Rio de Janeiro). Isso significa que o time alvinegro disputou um estadual à parte, sem a presença de rivais tradicionais como Fluminense e Flamengo. Em 1912, foi campeão desta liga. Hoje, as duas competições são consideradas como Campeonatos Estaduais e o título é dividido. Em 1912, por exemplo, Paissandu e Botafogo foram campeões estaduais.


Logo no ano seguinte, o Botafogo voltou à LMSA e foi vice-campeão. Viveu um período longo sem títulos, o primeiro grande jejum da história do clube. O próximo campeonato só veio em 1930. Esta década foi mais um período de sucesso para os alvinegros. Em 1932, foi campeão estadual. Então, o futebol do Rio de Janeiro se profissionalizou e criou a Liga Carioca de Futebol.

O Botafogo não concordou com esta mudança e seguiu participando de um campeonato paralelo, que não contava com seus principais rivais (Flamengo, Fluminense e Vasco). Ainda assim, aquela equipe conseguiu uma das séries mais expressivas da história do clube, sendo tetracampeã estadual em 1932, 1933, 1934 e 1935. Destes títulos, o único que não é dividido com algum adversário é o de 1932.

No dia 8 de dezembro de 1942, o Botafogo Football Club se fundiu com o Clube de Regatas Botafogo, se tornando o Botafogo de Futebol e Regatas. Com isso, mudanças no uniforme também foram feitas. Para começar, o escudo do clube passou a ser apenas a Estrela Solitária, em vez das iniciais B.F.C. com letras entrelaçadas.

Com o novo nome, o Botafogo foi vice-campeão estadual quatro vezes em 1944, 1945, 1946 e 1947. Depois dos segundos lugares em seqüência, o clube finalmente conseguiu um título em 1948, em uma vitória memorável sobre o Vasco, que na época tinha um dos melhores times de sua história, conhecido como Expresso da Vitória. Depois disso, ficou mais nove anos sem vencer o Campeonato Estadual.

As décadas de 1950 e 1960 foram a melhor época da história do Botafogo. Para começar, em 1957, o clube interrompeu o jejum de títulos com uma vitória espetacular sobre o Fluminense na final do Campeonato Estadual, por 6 a 2. Esta é a maior goleada da história das finais da competição. O herói foi Paulinho Valentim, que marcou cinco dos seis gols alvinegros.

Naquela decisão, craques como Garrincha e Nilton Santos já eram jogadores do Botafogo. Estes dois e Didi foram para a Copa do Mundo de 1958, onde ganharam o primeiro título mundial da história da seleção brasileira. No Estadual de 1961, os alvinegros mais uma vez não deram chances para os adversários e foram campeões. No ano seguinte, venceram o Rio-São Paulo pela primeira vez.

Em 1964 e 1966, o time alvinegro voltou a vencer o Rio-São Paulo, mas em ambas as vezes o título foi dividido, na primeira com o Santos e na segunda com Santos, Vasco e Corinthians. Em 1967 e 1968, o clube foi bicampeão estadual. Em 1968, também se sagrou campeão da Taça Brasil, sendo a primeira agremiação do Rio de Janeiro a ganhar um título nacional. Nesta época, craques como Paulo César Caju, Gérson e Jairzinho atuavam no time.

Este foi o último ano de glória do Botafogo em um longo tempo. Em 1971, por exemplo, o clube chegou à final do Campeonato Estadual contra o Fluminense. Com um gol de Lula aos 42 minutos do segundo tempo, a equipe perdeu a decisão. Voltou a chegar perto de uma taça no Brasileirão de 1971, mas perdeu duas vezes para o Atlético-MG no quadrangular final e ficou em terceiro.

No dia 15 de novembro de 1972, um dos momentos marcantes positivamente para o Botafogo. Esta data é o dia do aniversário do Flamengo, um dos maiores rivais do clube alvinegro. E foi exatamente neste dia que os botafoguenses derrotaram os rubro-negros por 6 a 0.

Outra marca positiva foi a maior seqüência sem ser derrotado na história do futebol brasileiro, quando ficou 52 jogos sem perder entre 1977 e 1978. O clube chegou a fazer boas campanhas no Campeonato Brasileiro na década de 1980, mas nunca levantou a taça. Foi com o título estadual de 1989 que o jejum de 21 anos foi quebrado, com um gol de Maurício na final contra o Flamengo de Zico.

Em 1990, o Botafogo sagrou-se bicampeão estadual. Dois anos depois, chegou na final do Brasileirão contra o Flamengo. Acabou vice-campeão. O confronto foi marcado por um grave acidente no segundo jogo da final. Parte da arquibancada do Maracanã cedeu e dezenas de torcedores caíram na geral. Três flamenguistas morreram. De positivo, o vice-campeonato deu ao time alvinegro uma vaga na Copa Conmebol do ano seguinte, que acabou vencendo.

Em 1995, o Botafogo finalmente conseguiu conquistar o Campeonato Brasileiro. Comandado pelo ídolo Túlio e por jogadores como Donizete, Gonçalves e Sérgio Manoel, a equipe derrotou o Santos na final. Túlio foi o artilheiro da competição. Dois anos depois, Dimba marcou na final contra o Vasco e deu ao Botafogo mais um título estadual.

Em 1998, mais um título do Rio-São Paulo, conquistado em final contra o São Paulo. No ano seguinte, uma das maiores decepções da história do clube alvinegro. O Botafogo chegou até a final da Copa do Brasil contra o Juventude. Perdeu a primeira partida por 2 a 1 e só precisava de uma vitória por 1 a 0 no Maracanã para ser campeão. O público de 101.581 torcedores viu o empate por 0 a 0 e o vice-campeonato alvinegro.

Depois disso, o Botafogo passou anos fazendo péssimas campanhas no Brasileiro e no Estadual. Em 1999, o clube terminou a competição nacional na zona de rebaixamento, mas entrou na Justiça contra o São Paulo, alegando que o clube paulista tinha escalado irregularmente um atleta em jogo contra o Alvinegro, Sandro Hiroshi. O Botafogo ganhou os pontos no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e saiu da zona de rebaixamento, colocando o Gama na segundona.

A equipe do Distrito Federal não aceitou a decisão e entrou na Justiça Comum contra a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O Gama ganhou a causa e o direito de disputar a primeira divisão. A CBF não cedeu e se recusou a organizar um campeonato com a equipe alviverde na elite. O Clube dos Treze, então, criou a Copa João Havelange, trazendo clubes como Fluminense e Bahia da segunda divisão para a primeira e impedindo o rebaixamento do Botafogo.

Em 2002, o que a torcida alvinegra temia desde 1999 aconteceu. Com uma campanha muito ruim no Campeonato Brasileiro daquele ano, terminou rebaixado para a segunda divisão. Disputou a competição em 2003 e conseguiu o acesso sendo vice-campeão, ficando atrás apenas do Palmeiras.

No seu primeiro ano de volta à elite, o Botafogo lutou novamente contra o rebaixamento, mas se salvou. A diretoria do clube começou a investir na estabilização das dívidas e no pagamento em dia dos salários dos atletas. Em 2006, finalmente veio o primeiro título em sete anos. Com duas vitórias sobre o Madureira na final do Estadual, o Botafogo foi campeão.

O ano de 2007 foi de decepção para os alvinegros. O clube disputou com boas condições de vencer todos os campeonatos em que entrou, mas não ganhou nenhum. Favorito para o título estadual e da Copa do Brasil, viu ambos serem vencidos por rivais: o primeiro pelo Flamengo, que fez a final contra o próprio Botafogo, e o segundo pelo Fluminense. No Brasileirão, começou liderando, mas não conseguiu mais do que uma classificação para a Copa Sul-Americana.

Estádio: João Havelenge (Engenhão)

Títulos

Campeonato Brasileiro: 1995.
Taça Brasil:1968.
Torneio Rio-São Paulo: 1962, 1964, 1966 e 1998.
Copa Conmebol: 1993
Campeonato Estadual: 1907, 1910, 1912, 1930, 1932, 1933, 1934, 1935, 1948, 1957, 1961, 1962, 1967, 1968, 1989, 1990, 1997 e 2006

Hino

Botafogo, Botafogo
Campeão desde 1907*
És herói em cada jogo, Botafogo
Por isso que tu és
E hás de ser
Nosso imenso prazer
Tradições
Aos milhões tens também
Tu és o Glorioso
Não podes perder
Perder para ninguém

Em outros esportes Tua fibra está presente Honrando as cores Do Brasil de nossa gente Na estrada dos louros Um facho de luz Tua estrela solitária te conduz

*Originalmente, a letra dizia 1910. Quando o Botafogo ganhou o título de 1907 na Justiça, a letra foi alterada. O Estadual de 1907 é dividido com o rival Fluminense.

Mascote

A mascote oficial do Botafogo é o Manequinho. Uma réplica da estátua Manneken Pis, que se encontra em Bruxelas, na Bélgica, foi colocada no Rio de Janeiro em 1922. Quando o time alvinegro foi campeão estadual de 1957, torcedores vestiram a estátua com uma camisa do clube. Desde então, ele é considerado a mascote da equipe. Hoje, existe uma estátua desta localizada em frente à sede alvinegra, em General Severiano.

Site

www.botafogo.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância