Pular para o conteúdo principal

Colorado Esporte Clube


Em 1971, três times de Curitiba passavam por dificuldades. O Clube Atlético Ferroviário, com a federalização das ferrovias perdeu o apoio que tinha da Viação Ferroviária Paraná-Santa Catarina (que foi incorporada à Rede Ferroviária Federal).
O Britânia, que havia sido resultado da fusão entre Leão e Tigre (um animal híbrido, responderia o bom aluno em biologia) estava em decadência e não era mais aquele time que na virada das décadas de 10 e 20 havia conquistado um hexacampeonato. O Palestra Itália, que na guerra chamou-se Paranaense EC, CA Comercial e SE Palmeiras e, depois, voltou a ter o nome original era conhecido como Periquito (por conta da camisa) e Nem Que Morra (pela raça dos jogadores), também não era a equipe que buscava títulos nos primórdios do futebol paranaense. Inclusive, Britânia e Palestra já tinham parado com o futebol profissional quando foram procurados pelo Ferroviário para fazer a fusão. Assim nasceu o Colorado Esporte Clube, que seria integrante de uma nova versão do Trio de Ferro, substituindo o Ferroviário. O Palestra não cedeu o verde da camisa, mas cedeu a área do Estádio Palestra Itália (na Rua Konrad Adenauer, Tarumã), que virou sede social, hoje do Paraná Clube. O Britânia cedeu o Estádio Paula Soares (Av. das Torres com a antiga BR-116), que recentemente foi vendido a um hipermercado com nome que, segundo os torcedores, significa que o Britânia Incendiou a Galera. O Ferroviário cedeu, além do apelido Boca-Negra, o Estádio da Vila Capanema que passou a ser a casa do novo clube. O plano era ampliar a Vila Capanema, mas uma ação da Rede Ferroviária Federal impediu que isso fosse feito e impede até hoje. O que poderia ser um clube vencedor tornou-se a maior tragicomédia do futebol paranaense, quiçá brasileiro e mundial. Até 1979 foi uma série de vices. Em 1979 o mais trágico deles, pois o Coritiba, adversário daquela final ficou com 10 jogadores aos 10 minutos do primeiro tempo e mesmo assim foi para cima do Colorado, que perdeu por 2 a 0. Neste meio tempo, o clube não era chamado para participar do Brasileirão (que era inchado e era feito por meio de convite e como a Arena ia bem no Paraná…). Em 1974, o clube, ao invés de ser convidado para o Brasileirão, foi fazer amistosos na África para ajudar João Havelange na campanha para presidente da Fifa. Em 1975, fez amistosos pela Europa Oriental e pelo Oriente Médio e nada de Brasileirão.
Curiosidades, as coisas que só aconteciam com o Colorado.
Em 1978, o Colorado vencia um clássico na Baixada contra o Atlético-pr por inacreditáveis 4 a 0. Eis que de repente Ziquita faz o primeiro gol do Atlético. Logo depois, Ziquita faz o segundo, o terceiro, o quarto e só não faz o quinto por que a cabeçada foi na trave e não havia mais tempo para nada ficando no 4 a 4. Essas coisas só aconteciam com o Colorado.
Outra foi tomar gol de goleiro. Num jogo em Cascavel, o goleiro Zico repôs uma bola lá no fundo do gol do arqueiro Joel Mendes. Contra o mesmo Cascavel, o clube esteve para ganhar o primeiro título. O Colorado perdeu a primeira partida po 3 a 0 (foi o jogo do gol do goleiro Zico) e precisava vencer por 3 gols de diferença no segundo jogo para ser campeão. Na Vila Capanema, Jorge Nobre abriu 2 a 0 Colorado. O Cascavel teve um jogador expulso após o primeiro gol, por retardar o jogo (segurou a bola no gol). No primeiro tempo, o Cascavel fez a primeira substituição (era a única permitida na época). No final do primeiro tempo, outro jogador do Cascavel foi expulso (são 9 do Time da Cobra em campo). Após o intervalo, o Cascavel voltou com 7 jogadores, pois segundo o médico, dois jogadores teriam passado mal no vestiário. No início do segundo tempo, o goleiro Zico caiu no chão alegando contusão, sendo vetado e a partida encerrada por falta de jogadores. A decisão foi para o tapetão, que deu o título para os dois, isto é: o único título do Colorado é dividido com o Cascavel (Paranaense de 1980). Vendo o estrago que o goleiro Zico fez com o Colorado, o clube resolveu contratar o guarda-metas. Num jogo contra o Botafogo no Rio, o goleiro teve uma diarréia no intervalo e ficou reinando no trono, o árbitro impaciente, recomeçou a partida sem o goleiro e, minutos depois, em rede nacional, o goleiro Zico entrou correndo em campo, com chuteiras desamarradas e tudo. Essas coisas só aconteciam com o Colorado. O goleiro Zico voltou para o Cascavel e numa semifinal do Paranaense, o arqueiro se machucou, mas continuou jogando com o braço imobilizado, já que o Cascavel havia queimado a Regra 3. Zico fechou o gol, garantindo o empate em 0 a 0 e levando o jogo para os pênaltis. Nos pênaltis, o inacreditável, Zico pegou uma cobrança e na seqüência converteu a decisiva.
Uma vez, na Vila Capanema, o Colorado jogava muito mal contra o Toledo. O preparador físico do Colorado já saía do estádio, quando uma bola do ataque do Toledo ia entrando no gol, quando de repente surge o preparador físico e mete uma bicuda para a lateral, salvando o Tricolor da Vila. Essas coisas só aconteciam com o Colorado. Em 1984, o clube montou um timaço: a Sele-Boca. Foi um fiasco, chegou ao quadrangular contra Atlético, Coritiba e Pinheiros, mas o título não veio.
Fusão com o Pinheiros
Em 1989, o Colorado, que tinha torcida (a terceira da capital), passava por dificuldades financeiras. Resolveu se fundir com o EC Pinheiros, que não tinha torcida, mas tinha administração fantástica. Assim nasceu o Paraná Clube, vencedor nos primeiros anos, mas que cada vez mais parece o velho Colorado pela situação financeira e pela uruca que parece abater a Vila Capanema. Talvez, essa história contada sobre o Colorado ajude a explicar todo o azar do Paraná Clube, um time com camisa… para fugir do rebaixamento. Essas coisas só aconteciam com o Colorado.

Títulos
Campeonato Paranaense: 1980

Estádio

O Estádio Durival Britto e Silva, também conhecido como Vila Capanema localizado em Curitiba e inaugurado em 1947. Foi uma das sedes da Copa do Mundo de 1950, relizada no Brasil, e ao longo de seus mais de 60 anos pertenceu ao Ferroviário, Colorado, e atualmente ao Paraná Clube. Seu nome é uma homenagem ao então Superintendente da Rede Ferroviária do Paraná na época da sua construção, e o apelido vem da sua localização.

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância