Pular para o conteúdo principal

Club Universitario San Francisco Xavier

Em abril de 1961, o professor do Instituto de Educação Física da Universidade São Francisco Xavier Alfredo Sândi Navarro, com o aval da instituição, reuniu alguns alunos e fundou o Club Universitario. Para oficializar a criação, foi montada – e não eleita - uma diretoria, com o reitor acumulando o cargo de presidente. Os atletas, treinados pelo professor Navarro, eram estudantes dos cursos de Medicina, Ciências Econômicas, Agronomia e Artes Plásticas. O começo foi desastroso. A equipe patinava nos torneios amistosos e nas divisões inferiores. Muitos jogadores saíram. Uns porque não suportavam tantas derrotas. Outros porque iam concluindo a faculdade. Faltavam recursos, o que impedia o anúncio de contratações.
Em 1986, os estudantes, apelido dado ao Universitario, finalmente, chegaram à primeira divisão. E no ano seguinte já estavam jogando a Série B outra vez, de onde só voltaram a sair em 2005, quando a universidade resolveu dar mais atenção ao futebol.
Na prática, significa que o clube recebeu mais dinheiro. Algumas contratações na comissão técnica e no grupo de jogadores resolveram o problema. O Universitario foi campeão da segundona. E em 2006, terminou o Torneio Apertura em terceiro, levando uma vaga na Sul-Americana do mesmo ano. A alegria, de novo, foi curta. Inexperiente, caiu na primeira fase, eliminado pelo El Nacional, do Equador.
Até que em 2008, com os cofres ainda mais cheios, o Universitario surpreendeu e encantou. Muito superior aos outros 11 times da primeira divisão, venceu com sobras o Apertura, com nove pontos de vantagem sobre o segundo colocado. O título veio no início de julho, com três rodadas antes do fim do campeonato.
O meio-campo brasileiro Marcelo Gomes, 27 anos, ex-Bonsucesso, do Rio de Janeiro, foi o destaque e um dos melhores da competição. Inclusive, foi dele, o gol do título, num empate em casa, em 1 a 1, com o San José.

Ao contrário do que se previa, o restante de 2008 foi conturbado. Às vésperas do Clausura, cinco jogadores foram mandados embora. Três por insuficiência técnica e dois por indisciplina. Para completar, a campanha no torneio foi ruim e o técnico Eduardo Villegas pediu para sair.
As equipes são divididas em dois grupos de seis. Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais. O Universitario, com a faixa de campeão do Apertura, campeonato de pontos corridos em dois turnos, tropeçou e sequer se classificou.
Somente no início da pré-temporada, o presidente do clube e reitor da universidade, Jaime Barrón, bateu o martelo pela permanência do técnico. O atraso se estendeu à formação do time. Os reforços (dois zagueiros, dois volantes, um meia e um atacante) ainda não têm condições físicas ideais. E o goleiro Juan Marcelo rompeu os ligamentos do joelho direito e para, no mínimo, até julho.
O time começou 2009, da mesma forma que terminou 2008: jogando mal. Com o agravante de que no início da temporada só enfrentou adversários fracos. Nem o esquema foi definido. Villegas vem testando o 5-4-1 e o 4-4-2.

A ascensão do time da universidade, culminando com o título boliviano, incomodou o Real Potosí, que até 2005 reinava absoluto no sul daquele país. O Universitario foi crescendo, tirando torcedores do adversário e dividindo com ele as atenções da mídia esportiva da região.
O jogo entre os dois ganhou o apelido de “Clasico del Sur”. No ano passado, foram quatro. Duas vitórias do Universitario e uma do Potosí. Na abertura da temporada 2009, os rivais participaram, em grupos diferentes, de um torneio amistoso, com mais cinco times, patrocinado por uma empresa aérea, que dá ao campeão passagens gratuitas durante todo o ano. O Potosí, envolvido com o Palmeiras na pré-Libertadores, ficou na primeira fase. Enquanto o Universitario, mesmo com um futebol fraco, foi vice-campeão.

Títulos

Primera División Boliviana  2008-A
Segunda División Boliviana : 2005
Estádio

O Estádio Olímpico Patria é um estádio  localizado na cidade de Sucre, na Bolívia.
Inaugurado em 14 de dezembro de 1992, tem capacidade para 29.000 espectadores e é utilizado principalmente pelo clube  Universitario de Sucre no Campeonato Boliviano de Futebol.
Foi uma das sedes da Copa América 1997.

Apelidos U de Sucre, el docto, los rojos, el equipo estudiantil

Postagens mais visitadas deste blog

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...

Valeriodoce Esporte Clube

O time do Valério foi fundado por funcionários da Companhia Vale do Rio Doce, na cidade de Itabira, onde a empresa mineradora foi criada. O nome do time vem da junção de algumas das palavras do nome daquela que foi a sua primeira patrocinadora: VALE (do) RIO DOCE. A relação do time, torcedores e a empresa sempre sofreu de altos e baixos. Pela importância e tamanho da CVRD, cobrou-se durante muito tempo um apoio maior (estamos falando de dinheiro, claro) para o time. Quando a cia. foi privatizada, ela doou o estádio (do qual era proprietária), o Israel Pinheiro, para o clube. Fundado no dia 22 de novembro de 1942, o Valério tem como principais títulos a conquista do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (1965), duas vezes do Torneio Início (1962 e 1969) e um título de campeão mineiro do interior (1971). O clube chegou a disputar as Séries B (em  1988   e   1989 ) e C (em   1994   e   1995 ) do   Campeonato Brasileiro de Futebol . Campeão Mineiro ...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...