Pular para o conteúdo principal

Club Social, Cultural y Deportivo Blooming

Em 1946, jovens que haviam dissolvido um time chamado Blue Sky, estavam dispostos a fundar uma outra associação na cidade. Guiados por Humberto Vaca Pereyra Montaño, queriam fazer um clube que agregasse atividades culturais, sociais e, claro, esportivas.
O nome adotado foi o de “Blooming”, que seria uma homenagem à juventude que florescia na cidade na época. Tão logo o clube foi fundado, passou a disputar competições amadoras da região, com algum sucesso. Em 1952, passou ao profissionalismo e foi aceito na liga principal da Associación Cruceña de Fútbol, vencendo um triangular com Alianza e La Esperanza.

Em 1954 veio o primeiro título da liga local para o Blooming. A equipe virou uma das principais da região, iniciando uma longa rivalidade com o Oriente Petrolero, que também é de Santa Cruz.
O time foi um dos que ingressaram na edição inicial do Campeonato da Liga Profissional Boliviana, em 1977. Na mesma época, Roberto “Tito” Paz assumiu a presidência da equipe, que, nos próximos anos, alcançaria sucesso nacional, a começar pelo bi-vice em 1982 e 1983.
Em 1984, o Blooming conseguiu seu maior feito até então: ser campeão nacional. No ano seguinte, foi semifinalista da Libertadores. O restante da década de 80 viu o time ficar sempre entre os primeiros, mas sem conquistar títulos importantes.

O aniversário de 50 anos do clube, em 1996, foi amargo para a torcida da Academia. A equipe disputou a segunda divisão depois de ser rebaixada no ano anterior. Menos mal que o Blooming conseguiu o retorno à primeira divisão logo na primeira temporada.
No retorno à elite, o time de Santa Cruz não demorou a voltar a brilhar. A equipe conquistou o bicampeonato nacional em 1998 e 1999, mas só voltaria a comemorar títulos novamente em 2005, com o Apertura daquele ano.
Seu mais recente título foi o Clausura de 2009. A equipe passou pelo Real Potosí, pelo rival Oriente Petrolero e depois venceu na final o Bolívar para conquistar o título e assim garantir sua presença na Libertadores deste ano.

Títulos

Campeonato Boliviano: 1984, 1998, 1999, 2005-Apertura e 2009-Clausura

Estádio

O Estádio Ramón Tahuichi Aguilera é um estádio localizado na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
Inaugurado em 1939, tem capacidade para 35.000 torcedores. É utilizado pelos Club Deportivo Oriente Petrolero, Club Blooming e Club Destroyers, no Campeonato Boliviano de Futebol.
Foi uma das sedes da Copa América 1997. É o segundo maior estádio da Bolívia, atrás apenas do Estádio Hernando Siles.

Apelidos La Academia, Millonarios , Los Pascaneros del Casco Viejo

Site

http://www.clubblooming.com.bo/

Postagens mais visitadas deste blog

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...

Valeriodoce Esporte Clube

O time do Valério foi fundado por funcionários da Companhia Vale do Rio Doce, na cidade de Itabira, onde a empresa mineradora foi criada. O nome do time vem da junção de algumas das palavras do nome daquela que foi a sua primeira patrocinadora: VALE (do) RIO DOCE. A relação do time, torcedores e a empresa sempre sofreu de altos e baixos. Pela importância e tamanho da CVRD, cobrou-se durante muito tempo um apoio maior (estamos falando de dinheiro, claro) para o time. Quando a cia. foi privatizada, ela doou o estádio (do qual era proprietária), o Israel Pinheiro, para o clube. Fundado no dia 22 de novembro de 1942, o Valério tem como principais títulos a conquista do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (1965), duas vezes do Torneio Início (1962 e 1969) e um título de campeão mineiro do interior (1971). O clube chegou a disputar as Séries B (em  1988   e   1989 ) e C (em   1994   e   1995 ) do   Campeonato Brasileiro de Futebol . Campeão Mineiro ...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...