Pular para o conteúdo principal

Club Bamin Real Potosí

A data oficial de fundação do clube é o dia 1° de abril de 1986, quando recebeu o nome de Academia de Fútbol Real Potosí. Mas pouco depois ele se uniu ao clube do Banco Minero da Bolívia (BAMIM), este fundado no dia 20 de outubro de 1941. Por isso em muitos lugares essa data aparece como sendo a de fundação do Real Potosí, que após a fusão com o banco passou a se chamar Club BAMIM Real Potosí, nome que tem até hoje.
Foi a partir de 1994 que o clube começou a ganhar destaque dentro do país, vencendo três torneios de acesso consecutivos. Em 1997 a equipe sagrou-se campeã da Copa Símon Bolívar, equivalente à segunda divisão do futebol boliviano e, no ano seguinte, estreou na primeira divisão nacional.


Em 2002 o Real Potosí participou pela primeira vez de uma competição internacional, a Libertadores. E o time estreou bem, vencendo o San Lorenzo, da Argentina, então campeão da Copa Sul-Americana, por 1 a 0. Mas os bolivianos acabaram a competição em último lugar do seu grupo, que além do San Lorenzo tinha o Peñarol e o El Nacional, do Equador.
Nos anos seguintes, o Potosí não teve campanhas de destaque até a temporada 2006, quando o time foi vice-campeão nos dos torneios nacionais, o Apertura e o Clausura. O título estava amadurecendo. Então, para o ano seguinte, o clube contratou jogadores importantes do futebol boliviano, como o ala Luis Gatty Ribeiro e o meio-campo Líder Paz, ambos com passagens pela seleção. Ao lado do meia Darwin Peña, também da seleção, eles foram os principais jogadores da equipe que ganhou o título do Torneio Apertura de 2007, o primeiro e por enquanto único título nacional do clube.
Também em 2007, o Real Potosí disputou a sua segunda Copa Libertadores. E, assim como na primeira, não conseguiu passar da fase de grupos. O time ficou em terceiro lugar na chave, atrás dos brasileiros Flamengo e Paraná. Após jogar em Potosí, em partida que terminou empatada por 2 a 2, o time carioca chegou a entrar com um pedido na FIFA para que se proibisse jogos internacionais em cidades com altitudes tão elevadas. Após dizer que determinaria a tal proibição, a entidade máxima do futebol acabou voltando atrás, para a sorte do Real Potosí.


O ano de 2008 não começou muito bem para o Real Potosí. Na Libertadores, o time ficou em último do seu grupo. Já no Torneio Apertura da Bolívia, terminou com o vergonhoso 11° lugar entre 12 participantes. Mas, pelo menos, a temporada acabou bem. Após ficar em 3° lugar no Torneio Clausura, o time venceu os Playoffs que valem vaga para a Libertadores, derrotando o La Paz na decisão, após duas vitórias por 1 a 0.

Títulos

Campeonato Boliviano: 2007 Apertura

Estádio

O Estádio Víctor Agustín Ugarte, também conhecido como Estádio Mario Mercado Vaca Guzmán, é um estádio de futebol boliviano localizado em Potosí. Tem capacidade para 35.000 espectadores e é a casa do Real Potosí.

Localizado a 3.960 metros do nível do mar, em altitude, é o estádio mais alto do mundo. Tem suscitado inúmeras polêmicas no universo do futebol, posto que, tal condição geográfica, prejudica a absorsão de oxigênio no corpo de futebolistas que não estajam devidamente climatizados ao ar rarefeito, gerando assim, considerável vantagem aos atletas que habitam o local.

Apelidos El Fenómeno, León Imperial, El Equipo Minero

Site

http://www.imperiorealista.com/

Postagens mais visitadas deste blog

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...

Valeriodoce Esporte Clube

O time do Valério foi fundado por funcionários da Companhia Vale do Rio Doce, na cidade de Itabira, onde a empresa mineradora foi criada. O nome do time vem da junção de algumas das palavras do nome daquela que foi a sua primeira patrocinadora: VALE (do) RIO DOCE. A relação do time, torcedores e a empresa sempre sofreu de altos e baixos. Pela importância e tamanho da CVRD, cobrou-se durante muito tempo um apoio maior (estamos falando de dinheiro, claro) para o time. Quando a cia. foi privatizada, ela doou o estádio (do qual era proprietária), o Israel Pinheiro, para o clube. Fundado no dia 22 de novembro de 1942, o Valério tem como principais títulos a conquista do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (1965), duas vezes do Torneio Início (1962 e 1969) e um título de campeão mineiro do interior (1971). O clube chegou a disputar as Séries B (em  1988   e   1989 ) e C (em   1994   e   1995 ) do   Campeonato Brasileiro de Futebol . Campeão Mineiro ...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...