Pular para o conteúdo principal

Audax Italiano La Florida SADP

O Audax Italiano La Florida, até 2008 conhecido como Audax Club Sportivo Italiano, é um clube da cidade de Santiago. Atualmente, a equipe disputa o Campeonato Chileno de Futebol, na 1ª Divisão.

Ruggero Cozzi idealizou a fundação de um clube para representar a colônia italiana no Chile. Alberto Caffi e Amato Ruggieri aderiram à idéia e, no dia 30 de novembro de 1910, nasceu o Audax Club Ciclista Italiano. Alberto logo assumiu a presidência, posto que ocupou por 23 anos.
No início, a agremiação focava suas atividades apenas no ciclismo, mas com o passar dos anos e com o aumento de sócios, outros esportes começaram a surgir. Em 1922, sob o comando dos irmãos Domingo e Tito Frutero, o setor futebolístico foi fundado oficialmente. Na mesma época o clube mudou seu nome para Audax Club Sportivo Italiano.
Com apenas dois anos de vida oficial, o futebol da agremiação faturou seu primeiro título, a Liga Metropolitana. Ainda no amadorismo, os Tanos, como também é conhecida a equipe, levantaram mais cinco taças, com destaque para a conquista da Liga Central de Football, em 1931, quando derrotaram, na final, a Asociación de Football de Santiago.
No ano seguinte o Audax chegou novamente à final, desta vez contra o Colo-Colo. Porém uma tragédia marcou a partida. Um camarote do Estádio Italiano caiu, deixando 130 feridos e três mortos. O acidente marcou o término da era amadora no Chile, já que em 1933 Audax, Colo-Colo, Magallanes e mais cinco clubes da época fundaram a Liga Profissional.
Os três primeiros anos de campeonatos profissionais foram dominados pelo Magallanes, sendo que a equipe da colônia italiana sagrou-se vice-campeã em duas oportunidades. Após longa espera, no ano de 1936, a glória foi alcançada. Realizando uma campanha impecável, com sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota, o Audax faturou a competição e Hernán Bolanõs se tornou artilheiro com 14 gols marcados.
Porém, o título marcou o início de um grande jejum no clube. Os Itálicos passaram dez anos sem levantar uma taça, tendo a grande seca quebrada apenas em 1946. Sob o comando de Daniel Chirinos, o melhor goleiro da história da agremiação, a equipe conquistou novamente a primeira divisão do Chile, feito que se repetiu dois anos depois.
A década de 50 é lembrada pelos fãs como o período em que o clube começou a decair. Conquistando seu sétimo vice-campeonato em 1951, e seu terceiro título nacional em 1957, o Audax deu início a uma era de péssimos resultados.
Figurando sempre entre a parte intermediária e final da tabela, a equipe caiu para a segunda divisão em 1971. Voltou seis anos mais tarde, porém os maus resultados prosseguiram e, em 1986, a segunda divisão novamente contou com a presença do time.
Durante cerca de nove anos a era mais obscura da agremiação ocorreu. Em 1988, a terceira divisão esteve muito próxima, mas nos últimos jogos do campeonato o clube conseguiu manter-se na divisão de acesso. Em 1995 novamente voltou à elite do Chile e os bons resultados voltaram a aparecer.
Em 2006, com a chegada do técnico Raúl Toro, o Audax conquistou pela primeira vez a chance de disputar a Taça Libertadores, devolvendo aos seus fãs a felicidade e a confiança na tradicional equipe que representa um pedaço da Itália na América do Sul.

Títulos
 
Campeonato Chileno  1936, 1946, 1948 e 1957.

Estádio

No final de 2008 inaugurou o remodelado Estádio Bicentenário de La Florida,  por ocasião da Copa do Mundo Feminina Sub-20, de 2008, realizada no país. Com isto, o clube mudou seu nome para o Audax Italiano La Florida, como forma de identificar com a comunidade local onde joga. 
Capacidade 12.000

Alcunhas  Tanos, Audinos, Itálicos, Floridanos, La Máquina Verde, Verde de los Valles


Site

http://www.audaxitaliano.cl

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç