Pular para o conteúdo principal

Club The Strongest

Foi fundado com o nome de The Strongest em 8 de abril de 1908, sendo assim o mais antigo do futebol boliviano. No ano de 1911, durante o primeiro período presidencial de Eliodoro Villazón, a Prefeitura do Departamento de La Paz organizou a primera competição de futebol do país, a Copa Prefectural. As equipes mais representativas do nascente esporte foram convidadas, entre elas The Strongest. Assim, a equipe aurinegra ganhou o primeiro campeonato em que participou.
Em 22 de fevereiro de 1914foi fundada a "La Paz Foot-Ball Association" (atualmente Asociación de Fútbol de La Paz). Constituindo-se na primeira organização da prática do futebol a nivel nacional. Desde sua criação, e pelas próximas quatro décadas, a LPFA se converteu na referência institucional do futebol a nivel nacional. Cabe destacar que a entrada da era profesional nos anos cinquenta, foi esta associação  e  não a mais nova Federación Boliviana de Fútbol (criada em 1925), a que levava as rendas da prática do esporte no país.
Nesse mesmo ano de 1914 The Strongest ganha o certame de iniciação de forma invicta na Copa Max de la Vega e posteriormente a Segunda Divisão denominada Copa "Bautista Saavedra".
Desde 1914 até 1949 The Strongest  ganhou 15 títulos, convertendo-se na equipe com mais títulos na etapa amadora.

No ano de 1930 Argentina Brasil Uruguay haviam iniciado o profissionalismo, Bolivia estava atrasada por 20 anos, no meio deste panorama o jogo combativo de The Strongest com força e identidade e se denomina "Derrubador de campeones". Durante 1941 The Strongest consegue uma sucessão de triunfos sobre a seleção de Jujuy(Argentina) por 5-2; Nacional,de Asunción, por 4-2;Universitario de Lima, por 4-0 e Cerro Porteño de Paraguay por 2-1. A isso se soma o espectacular 3-1 sobre Independiente, estes êxitos se deram o  batismo de "Derribador de campeones".

Em 24 de setembro de 1969, rodada em que se celebrava um aniversário mais do departamento de Santa Cruz, The Strongest foi convidado a participar nos festejos e dar realce aos atos de comemoração organizados pela Asociación Cruceña de Fútbol.
Para a equipe atigrada se tratava de um parenteses no campeonato paceño, cuja segunda fase acabava de começar.
Sem sequer ter imaginado, o Decano do futebol nacional havia jogado sua última partida oficial da temporada em 14 desse mesmo mes, oportunidade na qual foi derrotado frente a Universitario por 3 gols a 1.
Ao retornar de Santa Cruz de la Sierra, em 26 de setembro, se informou que o avião do Lloyd Aéreo Boliviano (LAB) que transportava a equipe principal de The Strongest havia desaparecido; era o mesmo día em que o país se via convulsionado pelo golpe de Estado de Alfredo Ovando Candia contra o Presidente Luis Adolfo Siles Salinas. Foram 24 horas de tensa espera, e de poucas esperanças, para receber a confirmação de que o avião se havia caído na localidade de Viloco, situada na Cordillera Tres Cruces. Morreram 16 jogadores e 3 da equipe técnica.
Poucos dias depois da tragedia , a ajuda chegava por todas partes, seu rival de toda su vida o Club Bolívar como varios outros clubes da liga cedíam a sus melhores jogadores para que o clube gualdinegro iniciara giros pelo interior e  exterior do país para buscar fundos.

Por sua parte a Confederación Sudamericana de Fútbol, encabeçada por Téofilo Salinas, doou 20.000 dólares; a Confederação Brasileira de Futebol organizou um clássico “carioca” entre Flamengo e Fluminense cuja arrecadação beneficiou o The Strongest. Só um ano depois do trágico acidente, o clube tornava novamente campeão da AFLP, um ano depois em 1971 The Strongest  voltava a ganhar,  superando nesta ocasião o Bolivar.

Títulos

Campeonato da "Asociacion de Futbol de La Paz": 1914, 1914 (Copa) 1916, 1916 (Copa), 1917, 1922, 1923, 1924, 1925, 1930, 1935, 1938, 1943, 1945, 1946, 1952, 1963, 1964, 1970, 1971 e 1974) 

Campeonato Boliviano: 1977, 1986, 1989, 1993, 2003-Apertura, 2003-Clausura e 2004-Clausura

Estádio

Manda seus jogos no Estádio Rafael Mendonza Castellón, com capacidade para 20.000 pessoas e no Estádio Hernando Siles, com capacidade para 42.000 pessoas. 

Apelidos Tigre, Tigre de Achumani, El Derribador de Campeones, Gualdinegro, Aurinegro, El Decano del fútbol boliviano

Site

http://www.clubthestrongest.com/

Postagens mais visitadas deste blog

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...

Valeriodoce Esporte Clube

O time do Valério foi fundado por funcionários da Companhia Vale do Rio Doce, na cidade de Itabira, onde a empresa mineradora foi criada. O nome do time vem da junção de algumas das palavras do nome daquela que foi a sua primeira patrocinadora: VALE (do) RIO DOCE. A relação do time, torcedores e a empresa sempre sofreu de altos e baixos. Pela importância e tamanho da CVRD, cobrou-se durante muito tempo um apoio maior (estamos falando de dinheiro, claro) para o time. Quando a cia. foi privatizada, ela doou o estádio (do qual era proprietária), o Israel Pinheiro, para o clube. Fundado no dia 22 de novembro de 1942, o Valério tem como principais títulos a conquista do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (1965), duas vezes do Torneio Início (1962 e 1969) e um título de campeão mineiro do interior (1971). O clube chegou a disputar as Séries B (em  1988   e   1989 ) e C (em   1994   e   1995 ) do   Campeonato Brasileiro de Futebol . Campeão Mineiro ...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...