Pular para o conteúdo principal

Calcio Catania SpA

O Catania é um time da região da Sicília e foi fundado em 1908 com o nome Associazione Sportiva Pro Patria. Em 1910, a denominação mudou para Unione Sportiva Catanese. A primeira disputa de um campeonato oficial só foi ocorrer em 1920, quando o time participou da única edição da Coppa Federale Siciliana.
A equipe se limitava a jogar torneios regionais. Em 1929, o clube se inscreveu pela primeira vez em um campeonato nacional com o nome de Società Sportiva Catania. A equipe já vestia as cores azul e vermelho e tinha como mascote o Elefante. A primeira participação na Série B aconteceu na temporada 1934/35. Em 1936, uma nova fundação e denominação: Associazone Calcio Catania.
Em 1938, o clube começou a mandar seus jogos no atual Estádio Angelo Massimino. Em 1938/39, o time conquistou o acesso à Série B, mas caiu novamente na temporada seguinte. Depois foi fundado dois clubes: Virtus e Catanese. Os dois clubes se juntaram e formaram o Club Calcio Catania.
Após três anos na Série C, a equipe conseguiu a promoção para a Série B ao término da temporada 1948/49. Em 1952/53, o time esteve perto de subir para a Série A, mas foi derrotado pelo Legnano no último jogo. Na temporada seguinte, o Catania conseguiu chegar à máxima divisão do futebol italiano.
Sua primeira aventura na Série A não foi tão ruim: terminou a competição em 12º lugar. No entanto, o time foi rebaixado por causa de problemas financeiros. Entre 1960 e 1966, o Catania esteve presente na principal divisão do calcio. O Catania seguiu sempre brigando entre as duas divisões. Em 1973/74, porém, o clube voltou a disputar a Série C e só subiu novamente em 1979/78.
Em 1982/83, o clube retornou à Série A após uma temporada sofrível. O time ficou em terceiro lugar e teria que disputar um playoff. No jogo contra a Cremonese, em casa, cerca de 40 mil pessoas “invadiram” o estádio para acompanhar a partida. Um jogo histórico para o Catania.
Mas o clube decaiu e voltou a disputar a Série C em 1987/88.
Em 1993, o Catania foi expulso do futebol italiano por causa de irregularidades financeiras. Após uma longa batalha judicial, a Justiça anulou a decisão e forçou a FIGC a incluir a equipe novamente no futebol nacional. O Catania retornou para Eccellenza, espécie de sexta divisão.
Em 2002, o clube conseguiu uma promoção para a Série B. No ano seguinte, o Catania foi o centro de uma polêmica decisão que ampliou o número de equipes na Série B de 20 para 24. A equipe reclamara os pontos de um empate de 1 a 1 contra o Siena, por esta agremiação ter usado um jogador irregular naquela partida. Os dois pontos-extras manteriam o Catania na Série B. Caso fosse mantido o resultado, o clube amargaria a Série C.
Após várias decisões a favor e contra o clube, a FIGC decidiu deixar o Catania na Série B, juntamente com os rebaixados Genoa e Salernitana e ainda incluiu a recém-fundada Fiorentina. A temporada 2003-04 foi disputada por 24 clubes.
Alguns clubes protestaram contra a decisão e ameaçaram boicotar os jogos do Catania. Na temporada seguinte, o número de clubes diminuiu para 22, ao mesmo tempo que a Série A expandiu de 18 para 20 times.

Em 2004, o clube passou a ser administrado por Antonino Pulvirenti. Com ele, o time rossazzurri voltou à Série A após 23 anos e conseguiu se manter até hoje. Em 2007/08, a diretoria renovou o elenco e conseguiu surpreendentes resultados. A equipe chegou longe na Copa da Itália.
Eliminou Triestina, Milan e Udinese e chegou até as semifinais pela primeira vez na sua história, mas foi eliminado pela Roma. O técnico Walter Zenga chegou ao time e mudou o padrão de jogo. O ex-goleiro salvou a equipe do rebaixamento na última rodada ao bater a Roma na Sicília.
Em 2008/09, Zenga continuou dando um bom ritmo de jogo para sua equipe. O clube não esteve ameaçado pelo rebaixamento e chegou até beliscar uma vaga na Copa da Uefa na metade da competição. No fim da temporada, Zenga deu adeus ao clube e foi para o rival Palermo.

Estádio

Angelo Massimino (previamente conhecido como Stadio Cibali) é um estádio multi-uso localizado em Catania, Itália. Ele é atualmente mais usado para partidas de futebol, é a casa do Calcio Catania. O estádio foi construído em 1937 e tem capacidade para 23.420 espectadores.

Apelido:Rossazzurri (rosa-e-azuis) e Gli Elefanti (os elefantes)






Mascote

Na década de 1940, o Catania se fundiu com um clube chamado Elefante Catania. Este elefante também está no escudo do time siciliano e é a mascote da equipe.




Site
http://www.calciocatania.it/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.