Pular para o conteúdo principal

Associazione Sportiva Bari

O Bari foi fundado em 15 de janeiro de 1908 como Foot-Ball Club Bari pelo italiano Giovanni Tiberini, pelo suíço Gustavo Kuhn e pelo alemão Floriano Ludwig. A princípio, o time jogava contra os marinheiros britânicos. O clube tinha dois rivais: o Foot-Ball Club Liberty e o Unione Sportiva Ideale.

Uma série de fusões na região fez com que apenas uma equipe representasse Bari. Depois, em 27 de fevereiro de 1928 se criou um novo time: o Unione Sportiva Bari. Logo no primeiro ano de vida o clube conseguiu chegar à Série A. Um ano depois a Liga resolveu reformular a competição e o Bari caiu para a Série B.
O atacante ‘Faele’ Constantino foi um dos grandes jogadores do clube: com ele, o Bari teve sua maior invencibilidade na Série A, ficando nove jogos sem perder. Em 1º de janeiro de 1945, o nome foi alterado de Unione Sportiva para Associazione Sportiva Bari. O time viveu oscilando entre as Séries A, B e C. Em 1958/59, a equipe voltou para a primeira divisão após oito anos entre as Séries C e Meridional.
Em 1977, Antonio Matarrese assumiu a presidência do clube. Em 1983, Antonio deixou a administração para seu irmão, Vicenzo Matarrese. Com o novo presidente, o Bari conseguiu subir para a primeira divisão, onde ficou apenas um ano e caiu. Em 1988/89 voltou para a Série A novamente.
Na temporada seguinte conquistou seu primeiro troféu europeu ao bater o Genoa na final da Mitropa Cup. Com jogadores como Giovanni Loseto, Pietro Maiellaro e João Paulo o clube terminou a Série A em 10º lugar. Em 1992, novamente uma queda para a segunda divisão, com jogadores como Zvonimir Boban, David Platt e Frank Farina.
Dois anos depois retornou à Série A. O time teve vários jogadores de nome nessa época, como Nicola Ventola, Luigi Sala, Klas Ingesson, Marco Di Vaio, Diego De Ascentis, Gianluca Zambrotta e Simone Perrotta. Mas ninguém foi tão longe quanto Antonio Cassano.
O atacante é a principal revelação do clube. Em 1999, De Ascentis e Zambrotta deixaram o clube e Perrota estreou. O Bari permaneceu na Série A por quatro anos sob o comando de Eugenio Fascetti. O clube, então, começou a passar por uma crise financeira muito forte e foi obrigado a vender suas principais revelações.
Assim, a equipe permaneceu sempre na zona intermediária da Série B. Em 2007/08, o técnico Antonio Conte assumiu o comando da esquadra. O treinador não conseguiu o objetivo que era subir o time de divisão, mas era o começo de um trabalho sólido para a próxima temporada.
Decidido a conquistar a Série B, o clube fez boas contratações e deu resultado: faltavam algumas rodadas para terminar o campeonato, mas o Bari tinha 11 pontos de vantagem sobre o terceiro colocado. Não deu outra: promoção para a Série A.


Títulos

Itália Serie B: 3 (1934-35, 1941-42 e 2008-09)
Itália Serie C: 3 (1954-55, 1966-67 e 1976-77)


Estádio

O estádio San Nicola foi construído entre 1987 e 1990 e projetado pelo arquiteto genovês Renzo Piano, que deu ao novo estádio um nome de uma nave por sua moderna estética. O projeto inicial não previa a pista de atletismo, mas foi acrescentada a pedido do Comitê Olímpico Nacional Italiano e dedicada ao padroeiro da cidade. O estádio, cujo anel inicial é composto de 26 fileiras separadas para facilitar a capacidade de isolar uma ou mais áreas reservadas para o público anfitrião, tem uma capacidade de 58.270 lugares. A realização do que se tornou necessário a fim de substituir o velho Estádio Municipal (Stadio della Vittoria), já antigo, e especialmente desde que Bari foi nomeada como um das instalações da Copa do Mundo em 1990.


Alcunhas Galletti ou "Biancorosso"

Site

http://www.asbari.it/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.