Pular para o conteúdo principal

Cagliari Calcio

O Cagliari foi fundado no dia 20 de agosto de 1920 por estudantes da cidade que gostavam de futebol. De acordo com o site oficial do clube, a história começa quando esses jovens disputam uma partida contra marinheiros de Gênova. Apesar de praticarem o esporte com freqüência, a fundação oficial do clube só ocorreu em 1920, quando a agremiação disputou o Torneio de Sardenha, primeira competição a ser disputada pela equipe.

Durante muito tempo, o Cagliari participou de competições regionais e ficou sempre fora do Campeonato Italiano. A equipe chegou a disputar uma Série B no início da década de 1930, mas ela foi extinta e o time ficou na Série C. Com isso, passou muitos anos nas divisões inferiores do futebol italiano e só conseguiu subir à elite na década de 1960.
Na temporada 1951/1952, o Cagliari foi campeão da Série C, que naquela época não era dividida em C/1 e C/2 como nos tempos atuais. A equipe foi a primeira a vencer sozinha a competição, já que nos anos anteriores a vitória sempre foi conjunta, de pelo menos dois clubes simultaneamente. A partir daí, oscilou entre as Séries B e C até conseguir a ascensão pela primeira vez à Série A em 1964.
Para sua estréia na divisão principal do futebol italiano, o Cagliari contava com craques como o atacante Luigi Riva, maior jogador da história do clube e atleta que mais gols marcou com a camisa da seleção italiana, 35 em 42 partidas. Ele jogou a Copa de 1970 pela “Azzurra” e estava em campo na final, quando o Brasil derrotou os europeus por 4 a 1.
No mesmo ano da Copa do Mundo, o Cagliari conquistou seu único título e a jóia entre as glórias do clube. Trata-se do Campeonato Italiano da temporada 1969/1970. Luigi Riva foi o artilheiro da Série A naquela ocasião, e o Cagliari também contava com jogadores do calibre de Cera e Domenghini, presentes na Copa do México com a seleção italiana. A equipe foi campeã com apenas duas derrotas e 11 gols sofridos, recorde até hoje.
A escalação dos titulares do campeão era Albertosi, Martiradonna, Zignoli, Cera, Niccolai, Tomasini, Domenghini, Nenè, Gori, Greatti e Riva. Na temporada anterior, a equipe já havia disputado o título, e continuou como favorita nos anos subseqüentes, mas sem sucesso. Em 1976, com Riva já em fim de carreira, o Cagliari também declinou e foi rebaixado para a Série B. Em 2005, a camisa 11, usada pelo craque, foi aposentada pelo clube.
Desde seu rebaixamento para a Série B, o Cagliari oscilou entre divisões. Na temporada 1986/1987, o time acabou rebaixado para a Série C/1, na qual passou duas temporadas antes de conseguir o acesso. Mas, na temporada 1989/1990, o time já voltava à Série A depois de duas campanhas bem-sucedidas nas divisões inferiores. Na década de 1990, porém, a equipe disputou predominantemente a Série B. Apesar disso, conseguiu subir e, desde a temporada 2003/2004, o Cagliari disputa a primeira divisão italiana, geralmente terminando a competição no meio da tabela.

Títulos


Campeonato Itáliano: 1 (1969-1970)
Itália Serie B da Itália: 1 (2003-2004)
Itália Serie C da Itália: 3 (1930-1931, 1951-1952 e 1988-1989)
Estádio

Sant’Elia, com capacidade para 23.486 pessoas
Inaugurado em 1970, chegou a ter capacidade para 40.177 torcedores na Copa do Mundo de 1990. Atualmente pode receber pouco mais de 23.400 torcedores.

Hoje em dia são instaladas arquibancadas metálicas sobre a pista de atletismo visando aproximar a torcida do campo.



Hino

­Voleremo, voleremo uniti noi

Voleremo, voleremo uniti noi insieme a te
Dei mori la nostra bandiera, va più su.
E un vento di mille emozioni tu vedrai
Stasera nascerà dal cuore rosso e blu
Voleremo, voleremo uniti noi
Saliremo saliremo ancor più su
Voleremo, uniti noi insieme a te
E un onda di mani ruggire vedrai
Un canto di battiti in coro avvolgerà
Questa aria chiara e salata di mare e libertà
Voleremo, voleremo uniti noi
Saliremo saliremo ancor più su
Voleremo uniti noi
Saliremo, saliremo ancor più su
Voleremo, voleremo uniti noi
Saliremo ancor più su
Voleremo uniti noi insieme a te


Apelido
 
Rossoblu (rubro-azuis) ou Isolani (ilhados)
 
Site
http://www.cagliaricalcio.net/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.