Pular para o conteúdo principal

Clube Atlético Taquaritinga

A cidade de Taquaritinga, no interior de São Paulo, recebeu um grande número de imigrantes italianos no começo do século 20. Os italianos tiveram grande influência na cidade e veio deles a ideia de criar, na década de 1940, um clube que ostentasse o nome da cidade.
Dessa iniciativa nasceu, no dia 17 de março de 1942, o Clube Atlético Taquaritinga. As cores da equipe foram escolhidas como uma homenagem à bandeira italiana: branco, verde e vermelho. Mas o ano 1942 não foi dos melhores para a colônia ítalo-brasileira. Em 22 de agosto daquele ano, o Brasil declarou guerra aos países do chamado Eixo (Itália, Japão e Alemanha) e o Taquaritinga foi obrigado, pela Secretaria de Segurança de Estado, a mudar suas cores. O preto, em luto pela afronta a qual tiveram de se submeter, substituiu o branco na camisa do Taquaritinga. Com o fim da Segunda Guerra, em 1945, o uniforme já havia se tornado tradicional, sendo mantido até hoje.
Desde sua fundação, o Taquaritinga disputou campeonatos amadores pelo interior do estado de São Paulo, conquistando boas vitórias e uma respeitável tradição entre os chamados “galos” do amadorismo brasileiro. Vem desta época a escolha de seu mascote, o Leão da Araraquarense, homenagem à força do time na região de Jaboticabal, cortada pela Estrada de Ferro Araraquarense.
As campanhas vitoriosas nos seus primeiros anos fizeram com que a diretoria do clube desse seu primeiro grande passo ao filiar-se à Federação Paulista de Futebol. A estreia no profissionalismo deu-se em 1954, quando o clube disputou a então Terceira Divisão do Campeonato Paulista (equivalente à atual Série A3).
O clube se licenciaria em 1955, voltando em 1956, na Segunda Divisão (atual Série A2). A agremiação disputaria este campeonato pelas próximas três temporadas, conquistando no período a prestigiosa Taça dos Invictos do Interior. O feito ocorreu em 1957, quando ficou 20 partidas sem perder na Segundona. Mas a boa fase terminaria em 1959, quando uma mudança na estrutura da competição fez com que o clube fosse transferido para uma divisão abaixo.
A queda foi um golpe duro para o Taquaritinga e a equipe recusou-se a disputar a nova Segunda Divisão (equivalente à terceira) em 1960. A agremiação só voltou ao profissionalismo em 1961 e na terceira divisão foram quatro temporadas entre 1960 e 1964, quando o clube reconquistou uma vaga na Segundona. Naquele ano, o torneio foi disputado por 43 times, divididos em nove chaves (chamadas séries). O Taquaritinga classificou-se em seu grupo, junto com a Internacional de Limeira. Na segunda fase fez uma campanha irretocável, conquistando oito vitórias e três empates em 14 jogos. Foi campeã e o Piraju, o vice.
Com o acesso, o Taquaritinga voltou para o segundo nível após seis anos de ausência. O clube disputaria a Segundona até 1967, quando, por problemas financeiros, licenciou-se dos campeonatos profissionais, condição em que ficaria até 1973.
O clube voltou na terceira divisão paulista em 1974. Na época, o torneio chamava-se Segunda Divisão e o clube disputou o campeonato por três temporadas, até 1976, quando foi mais uma vez rebaixado, desta vez para a quarta divisão.
Mas desta vez o rebaixamento, ao invés de abalar a equipe, abriu uma das fases mais vencedoras da história do clube. A partir da quarta divisão, o Taquaritinga subiu vertiginosamente, sendo promovido em 1979, 1981 e, finalmente, em 1982. Naquela temporada, o time disputou e venceu a Segunda Divisão, feito mais importante de sua história.
O acesso foi muito comemorado, mas quase não se confirmou. O regulamento da Primeira Divisão exigia que os estádios tivessem uma capacidade mínima, além de proporcionar conforto aos torcedores. Para poder subir, a torcida do Taquaritinga se cotizou e, em tempo recorde, reformou o estádio Adail Nunes da Silva.
A primeira passagem pela Primeira Divisão foi curta – durou apenas duas temporadas, entre 1983 e 1984, mas marcante. Entre os grandes resultados, pode-se ressaltar a vitória por 2 a 0 diante do Corinthians, em 10 de julho de 1983. O time alvinegro foi o campeão daquela temporada. O Taquaritinga terminou o campeonato de 1983 com 11 vitórias, 12 empates e 15 derrotas.
Em 1984, o time teve menos sorte e acabou rebaixado. Foram 38 jogos e apenas sete vitórias. No total, a equipe marcou apenas 27 pontos – na época as vitórias valiam dois – e terminou na penúltima colocação. Nos oito anos seguintes, o clube disputou a segunda divisão, até 1992, quando foi bicampeão do torneio e garantiu mais um acesso.
Em 1993, o Taquaritinga fez sua última participação na primeira divisão. O clube, no entanto, disputou o campeonato no chamado “Grupo B”, espécie de segunda divisão dentro da primeira divisão, e terminou na sétima colocação. Em 1994, o Grupo B foi oficializado como Segunda Divisão, e a segunda divisão da época tornou-se a Terceira Divisão e o Taquaritinga foi “rebaixado” no processo.
A queda iniciaria um período decadente no clube. Em 1995 foi rebaixado para a Série A3. Em 1996 para a Série B-1A (atual Segunda Divisão). A passagem na quarta divisão, no entanto, foi curta: durou apenas um ano. O clube deixou a B-1A com mais um título e subiu para a A3 em 1998. A volta para a A2 deu-se em 2002. Nos anos seguintes, até 2008, a equipe não passou da primeira fase. Em 2009, o time chegou ao quadrangular final da Série A2, mas não conquistou o acesso.

Estádio

Dr. Adail Nunes da Silva

Capacidade : 35.000 espectadores
Inauguração : 01/05/1983


Títulos :

1 Campeonato Paulista da Segunda Divisão (1964).
1 Campeonato Paulista da "Série A" da Segunda Divisão (1974).
1 Campeonato Paulista da "Série B" da Segunda Divisão (1975).
1 Campeonato Paulista da Segunda Divisão (1982).
1 Campeonato Paulista da Divisão Intermediária (1992)
1 Campeonato Paulista da B1-A (1997).


Mascote : Leão

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância