sábado, 27 de fevereiro de 2010

Paula Ramos Esporte Clube

O Paula Ramos foi fundado no dia 15 de dezembro de 1937, nas areias da Praia de Fora (atual Beira-Mar Norte). O clube fora inicialmente criado para a prática da natação. Seus fundadores foram: Porfírio Almeida Gonçalves, João Cristakis, Moacir Schtell, Júlio Ferreira Lobo, Arnoldo Sabino, Adolfo Monteiro Pinto, Rubens Sabino, Abelardo Rupp, Jonas de Oliveira, Dionísio Freitas, Osval Pereira Baixo, Olímpio Monteiro Pinto, Bruno Boos, Adolfo Boos, João José Cunha e Antônio Araújo Figueiredo.

O nome do clube foi sugerido por Dionísio Freitas, em homenagem ao local em que os fundadores da agremiação realizavam suas reuniões, o trapiche Vitorino Paula Ramos. O primeiro presidente do Paula Ramos foi Porfírio Gonçalves, tendo Francisco Melo como vice.
No futebol, entre 1937 e 1943, o Paula Ramos participou apenas de competições amadoras. Profissionalizou-se em 1944. Tornou-se bicampeão citadino de Florianópolis em 1947 e 1948, e vice-campeão estadual em 1948.
Em 1959, obteve a maior conquista de sua história: o Campeonato Catarinense de 1959.
Mas, o sucesso do time de 1959 marcaria o início da sua derrocada. Com o prestígio obtido após o campeonato, os jogadores acabaram se transferindo para outros clubes. Ainda assim, o clube manteria sua trajetória vitoriosa conquistando o Campeonato da Cidade nos anos de 1961, 1962 e 1964. De acordo com o ex-presidente Alexandre Carioni (1966/1967), a diretoria do clube chegou à constatação que manter um time dentro das competições era algo inviável. “Quase acabamos com o nosso time de 67”. “Quando assumi a presidência do clube, pegava a Kombi do meu pai e apanhava os jogadores de porta em porta para levá-los aos jogos. Depois de ter feito isso três vezes, na quarta eles mesmos se dirigiam ao campo de ônibus – num claro sinal de reconhecimento”, comentou o ex-presidente Joel Gomes Mendonça. Em 1969, o clube abandonou o futebol.



Títulos


Campeonato Catarinense: 1959.
 
Site
 
http://www.paularamos.com/