Pular para o conteúdo principal

Clube Esportivo de Futebol

Fundado em 30 de agosto de 1984, manda seus jogos no Estádio Starling Soares, com capacidade para 10.000 pessoas.
Em 1988 conseguiu a inctível conquista de ser vice-campeão brasileiro da série C.
Em 2001, disputas políticas na cidade levaram à criação do Clube Esportivo Passense de Futebol e Cultura, uma dissidência do Esportivo que forçou o clube a mandar seus jogos em cidades vizinhas à Passos.

Confusão no sul de Minas: Os “Esportivos de Passos”

Localizada no sul de Minas Gerais, com pouco mais de 100.000 habitantes, a cidade de Passos tem uma história pouco usual no futebol. Desde 2002 (com exceção de 2006, quando não teve representantes), tem duas equipes com o nome de Esportivo disputando o campeonato mineiro da segunda divisão (correspondente à terceira), apesar da semelhança entre os nomes ferir o artigo 36, letra F, da RI publicada pela CBF em 1991, que não permite o registro de clubes com nomes parecidos no mesmo município. Além disso, os dois clubes possuem uniformes com cores idênticas e escudos parecidíssimos. Nas linhas abaixo, tentaremos esclarecer essa confusão.

O primeiro “Clube Esportivo Passense”

Fundado em 1929 (há registros de que pode ter sido fundado em 1916) pelos amigos Francisco Salles da Fonseca, Farid Esper Kallas, Pivani Piassi, José Barbosa, Dolor Esper Kallas, Henrique Rossi e José Figueiredo, o Clube Esportivo Passense brilhou na cidade de Passos até o final da década de 60. Contando com o empenho do então prefeito Geraldo Starling Soares, que conseguiu do governador Dr. Benedito Valadares a importância de cem mil cruzeiros, construíram o “Gigante dos Eucaliptos”, ainda hoje o único estádio da cidade. O clube ficou conhecido como o “Expresso do Sudoeste”.

O Clube Esportivo de Futebol

Em 1984, o empresário José Eustáquio do Nascimento, o Taquinho, fundou o Clube Esportivo de Futebol. O próprio Taquinho contou que sua intenção na época era reativar o Passense, de quem era um apaixonado torcedor, mas foi impedido por lei, porque já existia o Clube Passense de Natação, o CPN. O Esportivo de Futebol, tornou-se conhecido em todo Brasil, após chegar ao vice-campeonato da Divisão de Acesso do Campeonato Brasileiro (atual Série C) em 1988, perdendo a final pro União São João. Além disso conquistou o título da segunda divisão do campeonato mineiro em 1985 e foi o campeão mineiro do interior em 1989. Após o período áureo, o clube enfrentou um grande declínio, que culminou com seu afastamento das competições durante quase toda a década de 90. Desde o retorno, em 2000, tem feito campanhas pífias na terceirona mineira. A partir de 2001 foi impedido pela Prefeitura Municipal de disputar seus jogos no estádio Starling Soares, e passou a mandar seus jogos em cidades próximas, como Pium-Hi, São Roque de Minas e Itaú de Minas, palco dos jogos da segundona 2007.

O Passos Futebol Clube

Com o ostracismo do Esportivo surgiu um outro clube, também fundado pelo empresário Taquinho, o Passos Futebol Clube. Nascido em 05 de outubro de 1996 e profissionalizado em 1998, o Passos conquistou o título do campeonato mineiro da segunda divisão (correspondente à terceira) em 1998 mas desistiu de disputar o Módulo II do mesmo ano, cedendo a vaga à Esportiva de Guaxupé. Ironicamente, o Ipatinga, derrotado pelo Passos naquela ocasião, iniciou uma trajetória fulminante no futebol brasileiro. Em 2000 e 2001 o Passos FC acompanhou o Esportivo nas disputas do campeonato mineiro da segunda divisão e, desde então, encontra-se inativo. Sua antiga sede foi cedida, pela Prefeitura Municipal, ao Esportivo Passense, reativado em 2002.

O Clube Esportivo Passense de Futebol e Cultura

Em 23 de janeiro de 2002 o Clube Esportivo Passense foi ressucitado, após divergências políticas entre seus fundadores e os dirigentes do Clube Esportivo de Futebol. Com o nome de Clube Esportivo Passense de Futebol e Cultura, o empresário Carlos Magno Amparado, juntou-se a antigos esportistas da cidade de Passos e formou a primeira diretoria. Apesar das promessas de melhores dias, com o apoio da Prefeitura Municipal, o clube até hoje não conseguiu o acesso ao Módulo II do campeonato mineiro, situação que pode mudar em 2007.

Os “Esportivos” na Segundona 2007

Para o torneio, a FMF definiu que, para facilitar o trabalho da imprensa, o Esportivo de Futebol fosse conhecido como Esportivo e o Esportivo Passense, como Passense. O Passense formalizou uma parceria com o Clube Atlético Mineiro e os primeiros resultados impressionaram. O clube terminou a fase classificatória em primeiro lugar no Grupo A, com sete vitórias em dez jogos e é um dos favoritos ao acesso e à conquista do título.

Enquanto isso, o Esportivo foi excluído do campeonato antes do término da primeira fase, pelo não pagamento de taxas à Federação Mineira de Futebol, após uma campanha decepcionante, com 2 empates e cinco derrotas, uma delas justamente para o Passense, por 2x0. Aliás, a exclusão do campeonato, antes de seu final, parece ser uma constante da história recente do Esportivo, afinal o mesmo ocorreu em 2000 e 2004.

Resta saber até quando essa história, provavelmente sem paralelo no futebol mundial, continuará a dividir o futebol da pequena cidade mineira.

Títulos


1 Vice-Campeonato Brasileiro Série C: 1988
1 Campeonato Mineiro Módulo II: 1985

Estádio

O Estádio Municipal Starling Soares é um estádio de futebol brasileiro, localizado em Passos, no estado de Minas Gerais. Sedia jogos do Clube Esportivo Passense de Futebol e Cultura.
Popularmente chamado "Esportivo", tem capacidade para 5.400 pessoas. A administração do estádio foi concedida através de licitação pública ao clube, em 2007.

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância