Pular para o conteúdo principal

Ypiranga Futebol Clube

No dia 19 de julho de 1924, um grupo de estivadores que trabalhavam no porto de São Francisco do Sul fundou o Ypiranga Futebol Clube.
Quatro anos após sua fundação, o Ypiranga deu um demonstrativo de sua força ao vencer o campeonato de sua cidade (na época, além de Florianópolis, só São Francisco do Sul tinha um campeonato) e disputar cinco amistosos e não perder nenhum deles.
No dia 1º de julho de 1928, em Joinville, derrotou o América local por 4 x 3. Destaque-se que o América dificilmente perdia em seus domínios. Duas semanas depois, venceu o América, de Paranaguá, na época o principal clube desta cidade paranaense, por 3 x 0. Mais uma semana e novo êxito alcançado, ao empatar em 2 x 2 com o Britânia, de Curitiba, muitas vezes campeão paranaense. No dia 8 de setembro de 1928, novamente o Britânia visitou São Francisco do Sul, com o objetivo de desempatar o jogo anterior e foi batido por 1 x 0. Ainda no mês de setembro, a seleção catarinense, desejando treinar para o Campeonato Brasileiro, não conseguiu superar a força do Ypiranga em Florianópolis: 2 x 2.
No ano de 1936, venceu de forma invicta o campeonato promovido pela ACD - Associação Catarinense de Desportos (1ª Zona), não reconhecido pela FCD - Federação Catarinense de Desportos, a atual FCF - Federação Catarinense de Futebol. Participaram clubes de Joinville (América, Caxias, Grêmio e São Luiz) e de São Francisco do Sul (Atlético, Bangu e Ypiranga). Derrotou por duas vezes Bangu, Grêmio Joinville, Atlético e São Luiz, além de aplicar duas sonoras goleadas no América, de Joinville: 7 x 2 e 5 x 1.
No dia 17 de janeiro de 1937, no campo do Caxias, em Joinville, aconteceu a decisão do campeonato, contra o Pery, campeão da 2ª e 3º Zonas (Mafra e região). O Ypiranga venceu por 4 x 3.
Em 1937, participou do campeonato da Zona Norte da ACD (Liga Serrana), competição que contou com seis clubes de Joinville e São Francisco do Sul. O campeão foi o Caxias.
Nos anos de 1938 e 1939, com a criação da Associação Esportiva São Francisco (AESF), foi superado pelo Atlético nos dois anos.
Em 1940, o clube conquistou sua maior glória: campeão estadual invicto. Para chegar ao título, havia ganhado o Torneio Início e o citadino, também sem derrotas. Na Fase Preliminar, no dia 20 de outubro de 1940, venceu o Caxias, de Joinville, por 3 x 0. Em uma das semifinais, ocorrida em 27 de outubro, nova vitória, desta vez sobre o Pery Ferroviário, de Mafra, por 2 x 0. E, a grande final, em 4 de novembro de 1940, em Florianópolis, surpreendeu o favorito Avaí, vencendo-o por 1 x 0, gol de Bujão. Defenderam o Ypiranga na última partida: Marona, Walter e Adelino; Tito, Pedro Lemos e Rubens; Arturzinho, Gato, Bujão, Pedroca e Tassuvinha.
Em 1941, a maior estrela do time, o atacante Bujão, sofreu uma lesão no tornozelo direito, num clássico contra o Atlético local. Chegou a vencer o campeonato da AESF, mas foi derrotado pelo Caxias, de Joinville, na final da Zona Norte do campeonato catarinense.
Em 13 de janeiro de 1942, a ACD mudou o nome para Liga Joinvillense de Desportos (LJD). Passou toda a década de 40 toda e uma boa parte da de 50 amargando resultados para seu grande rival, o Clube Atlético São Francisco.
Entre 1949 e 1955 a LJD organizou campeonatos nas cidades de São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. O campeão de cada cidade disputava com o campeão da 2ª Divisão de Joinville o Supercampeonato da 2ª Divisão. Nesse período Atlético e Ypiranga disputaram a 1ª Divisão de Joinville.
Em 23 de março de 1956 foi fundada a LFF - Liga Francisquense de Futebol e desde então passou a organizar o campeonato de futebol de São Francisco do Sul (o Ypiranga venceu a edição de 1961).
Em 1957, venceu o campeonato da 4ª Zona (Norte), duelando contra times de Jaraguá do Sul, Rio do Sul e São Francisco do Sul. Na Fase Final, foi eliminado após duas derrotas para o Hercílio Luz, de Tubarão, que acabaria sagrando-se campeão naquele ano.
Nos anos de 1958 e 1959, não conseguiu resultados de expressão.
Em 1960, voltou a vencer o campeonato da Zona Norte, levando a melhor sobre cinco clubes de Jaraguá do Sul, Joinville e São Francisco do Sul. Na Fase Final, ficou de fora dos classificados do Grupo 2.
Em 1964, aconteceu a última participação no campeonato catarinense, ao competir contra outros 12 clubes da 2ª Zona, compreendendo Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul, Joinville, São Francisco do Sul e São João Batista. Ficou de fora da lista dos cinco classificados para a Fase Final.
Aos poucos, o Ypiranga vai se erguendo das cinzas. No início da década de 80, um grupo de abnegados, liderado pelo ex-presidente Osmar Agacy, ajudou a pôr de pé uma bela sede social. Em 1993, aconteceu a retomada do futebol (amador); e hoje, os planos incluem a construção do estádio próprio e uma pista de atletismo, na mesma área de antes.

Fonte

http://blog.soccerlogos.com.br/2008/09/19/clubes-extintos-o-ypiranga-de-sao-francisco-do-sul/

Postagens mais visitadas deste blog

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e...