Pular para o conteúdo principal

Clube Esportivo Guará


O Clube Esportivo Guará foi fundado em 14 de julho de 2004. A iniciativa partiu do empresário José Paulino de Oliveira, que há muito tempo sonhava em criar uma equipe de futebol.

A vontade do amante do esporte era tão grande que o C.E.G. levou apenas três dias para ser criado. Já no primeiro ano de existência, a equipe mostrou a que veio. Na disputa da segunda divisão do Brasiliense de 2004, a equipe da cidade satélite de Guará ficou na terceira colocação, atrás apenas de Santa Maria e Paranoá, que conseguiram o acesso à primeira divisão.

No ano seguinte, a equipe bateu na trave de novo. O investimento na equipe de futebol aumentou e o Tigre do Planalto Central chegou na segunda colocação do campeonato. Mas com a mudança na regra, apenas o campeão, que foi o Capital, se classificou à primeira divisão do Campeonato Brasiliense do ano seguinte.

Em 2006, sob a direção de José Paulino da Silva, que adotou uma gestão inovadora, o time do C.E.G. cresceu muito. A equipe finalmente conseguiu conquistar o seu primeiro título, a segunda divisão do Campeonato Brasiliense daquele ano.

Naquele campeonato, após oito rodadas, o Tigre do Planalto Central acabou sem uma derrota sequer e 20 pontos, apenas dois a mais do que o vice-campeão Samambaia. Em um time comandando pelo técnico Marquinhos Bahia e pelo centroavante Leandro Porto, a equipe do C.E.G. terminou a competição com o segundo melhor ataque e a melhor defesa da competição.

Em 2007 veio mais uma vitória. No primeiro ano em que disputou a primeira divisão do Campeonato Brasiliense, o Tigre do Planalto Central já chegou à segunda colocação, perdendo apenas para o Brasiliense, que se sagrou tetracampeão brasiliense naquele ano.

Após dois anos na divisão principal, acabou rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Metropolitano de Futebol na temporada 2008.

Títulos

Campeonato Brasiliense - 2ª Divisão: 2006.

Estádio

O Estádio Antônio Otoni Filho, mais conhecido como CAVE, é um estádio de futebol localizado na cidade-satélite do Guará, Distrito Federal, Brasil. Foi inaugurado em 1977 e tem capacidade para aproximadamente 7.000 pessoas. Seu apelido, CAVE, é a sigla para Centro Administrativo Vivencial e Esporte, complexo de lazer do Guará onde se encontra o estádio e que conta, entre outras estruturas, com um ginásio coberto, um kartódromo, um teatro de arena e a Feira do Guará.

No CAVE, mandam seus jogos as três equipes da cidade, Esportivo Guará, Guará e Capital, além do Brasília, time do Plano Piloto, que decidiu se mudar para o CAVE ante a iminente demolição do Mané Garrincha, estádio onde mandava seus jogos.


Mascote

A mascote do Clube Esportivo Guará é o tigre. O animal foi escolhido como um dos símbolos do clube por sua força e também por ser um dos mais ferozes. Com isso, os torcedores do Guará tentam adotar o mesmo espírito do felino, assim como seus jogadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e...