O América teve seus primórdios no colégio Dom Bosco, no centro de Manaus, na década de 30.
Com o passar do tempo, os irmãos Teixeira, souberam continuar o trabalho e levaram o América à primeira divisão da antiga F.A.D.A. (Federação Amazonense de Desportos Atléticos).
Possui um uniforme idêntico ao América carioca e sua sede localiza-se num aristocrático bairro da zona centro-sul de Manaus, o parque 10 de novembro.
Realiza seus treinamentos no centro social urbano do mesmo bairro, ou no campo do “formigão” na zona centro-oeste.
Possui 5 títulos amazonenses, 1951, 1952, 1953, 1954 (daí em seu hino citar que é tetracampeão) e 1994, quando na final, derrotou o Nacional nos pênaltis.
Disputou apenas uma vez o Campeonato Brasileiro, em 1983, quando foi eliminado pelo Izabelense de Belém(PA), era a taça de bronze, ou terceira divisão. Foi vice-campeão da Copa Amazônia em 1993, quando na semi-final eliminou o time do municipal de Maués(AM) e chegou à final contra o São Raimundo.
O América manteve o mesmo treinador por mais de 50 anos: Amadeu Teixeira, substituído em 2006 por Artur Teixeira.
Em 2009 ,de time pequeno, sempre entre últimos da tabela em campeonatos anteriores, o América emplacou um arrancada heróica e conquistou, ontem, no Vivaldo Lima, o sexto título estadual de sua história, impondo uma derrota maiúscula por 3 a 0 sobre o poderoso Nacional, que tentava o 41º título. Os gols foram marcados pelo zagueiro Guará e os atacantes Diego e Ronildo, respectivamente. O clube cujo dono é lendário Amadeu Teixeira vai ficar na história do Vivaldão como o último a sagrar-se campeão antes da demolição do Estádio para dar lugar à Arena da Amazônia.
Títulos
Campeão Amazonense 1951/1952/1953/1954 , 1994 e 2009
Estádio:
Vivaldo Lima - Vivaldão
Capacidade: 55.000 torcedores
Hino
Autor: Daniel Sales (1998) |
América do meu coração No Amazonas não tem igual Vermelho e branco tradicional Tu vens da luta de uma raça Vermelho e branco o teu valor Em tuas hostes exercitas A juventude, a esperança e o labor No futebol és a conquista Da força rubra destemida indolor! Tetracampeão! América do meu coração! Tua torcida nunca ti esquece A tua luta é inconteste Em 2 de agosto de 39 Nasceu a fama que nos comove (BIS) da chama ardente americana Se fez a luz rubra da vitória América! América! América! meu coração! América! América! América! minha paixão! |
Mascote
Diabo
Site