Em 1943, os diretores da Sociedade Concórdia decidiram acabar com o departamento de futebol do clube, mantendo apenas outras áreas sociais. A partir daí, o futebol tornou-se independente e voltou a se chamar Esporte Clube 15 de Novembro.
Na década de 60, o 15 de Novembro iniciou uma era vencedora nas categorias amadoras do Rio Grande do Sul, vencendo diversos torneios e aumentando o seu prestígio no estado.
Em 1975, o clube finalmente passou a ser conhecido apenas como Clube 15 de Novembro, nome que carrega até hoje.
19 anos mais tarde, em 1994, o clube se profissionalizou e passou a disputar a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho. A primeira participação na divisão de elite do Gaúcho aconteceu em 1999, quando a equipe se sagrou vice-campeã da Copa Abílio dos Reis e se juntou a Grêmio, Internacional, Juventude e outras entidades para disputar a Primeira Divisão.
Mas a primeira campanha histórica do 15 de Novembro, em Campeonatos Gaúchos, aconteceu somente em 2002. O clube chegou à final contra o Internacional, mas foi derrotado na decisão e terminou com o vice-campeonato. O feito se repetiu no ano seguinte, em 2003, perdendo mais uma final para o Internacional.
A ascensão do Clube 15 de Novembro não parou, e em 2004 o clube terminou a Copa do Brasil na terceira colocação, sendo eliminado pelo Santo André nas semifinais. Na grande decisão, a equipe paulista venceu o Flamengo, no Maracanã, e conquistou o torneio nacional.
Em 2005, mais um vice-campeonato Gaúcho para a história do 15 de Novembro. Novamente o Internacional estava no caminho e conquistou o terceiro título estadual em cima do clube de Campo Bom.
Para coroar o crescimento do clube, um título em 2006. A Copa Emídio Perondi foi conquistada após uma final disputada com o Ulbra. No primeiro jogo, em Canoas, por 3 a 1. Já no jogo de volta, em Campo Bom, novo triunfo, mas desta vez por 3 a 0.
Infelizmente o 15 de Novembro não foi bem no Campeonato Gaúcho de 2008 e, ao lado do Guarany, foi rebaixado. Dificuldades provenientes da falta de patrocínio fizeram com que a direção do clube pedisse licença à Federação Gaúcha de Futebol e não vai disputar a segundona em 2009.
Estádio
Estádio Sady Arnildo Schmidt é um estádio de futebol localizado na cidade de Campo Bom no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Seu proprietário é o Clube 15 de Novembro.
Espectadores: 3.500
Informação: Em 1935 o clube adquiriu e passou a jogar em um novo campo, que é o atual estádio Sady Arnildo Schmidt.
Hino
Orgulho do Pequeno Gigante
És tu, tricolor imponente,
Passado glorioso e triunfante
Altivo aos olhos da gente.
Nós, parceiros, vibramos contigo
Na esperança de sempre vencer
O futuro garante ao inimigo
A derrota sem mesmo perceber.
Quinze, Quinze, Quinze,
Tantas vezes campeão.
Com garra vamos à luta
Trazendo o troféu da conquista na mão.
É verdade que sempre foi grande
Não és mais, és o maior...
A família sempre radiante
Porque vive ao lado do melhor
Mascote do 15 de Novembro
Alemãozinho
Site