Pular para o conteúdo principal

União Esporte Clube

O servidor aposentado da Receita Federal, Lamartine da Nóbrega, nem imaginava que ele seria apontado como o principal responsável pela bela história do União. Foi nos fundos da casa dele, naquela época na avenida Poxoréu esquina com a Cuiabá, que surgiram as conversas para a formação do primeiro clube profissional de Rondonópolis.

Nascia ali o União Esporte Clube. Depois das conversas, no dia seis de junho de 1973, o “Glorioso” foi oficializado. Lamartine: o homem que criou o União, aos 79 anos da idade, mantém viva na memória a história do “Glorioso”.O União nasceu da junção de quatro clubes do futebol amador de Rondonópolis que estavam insatisfeitos com a condução da Liga Amadora e com a postura do “Batidinha”, uma das equipes do amadorzão da época. “O Batidinha era o time dos ricos e nós que formávamos os outros times resolvemos nos unir e formar o União”, disse Lamartine da Nóbrega. Ele conta ainda que o Santos, Paraibana, Comercial e Olaria deram origem ao Glorioso e logo em seguida foi definida a primeira diretoria. “Como era funcionário federal naquela época, o pessoal achou que o meu nome tinha uma penetração maior”, explicou. Além de Lamartine, Valdir Cuiabano, Adelson Francisco de Souza e José Soares de Amorim ajudaram a montar o “Glorioso”.

Mas como a história do União sempre foi de sofrimento, o primeiro jogo também foi. O Colorado encarava o Mixto da capital na estréia do Mato-grossense e perdeu logo de cara pelo estrondoso placar de 9 a 1. A partida histórica foi no estádio Presidente Dutra, na capital, e ocorreu no dia 13 de julho de 1973. Reza a lenda que, naquele dia, o presidente Lamartine decidiu mandar embora um time inteiro. Mas, nos anos seguintes, o Colorado se consolidou como força da região Leste, pois o Estado ainda não era dividido e Rondonópolis ficava na região Leste do ainda Mato Grosso único. O “Vermelhinho do Leste” como era conhecido, passou a formar grandes times com Ruíter Jorge de Carvalho, Gilson Lira, Mário Sérgio, Maurinho, Pelezinho e muitos outros que fizeram o nome é a história do futebol de Rondonópolis.

Em 75, 76 e 79, o Colorado foi tricampeão do torneio incentivo organizado pela CBF. No ano de 79, o “Glorioso” venceu o incentivo e jogou com a equipe do Flamengo do Rio de Janeiro que colocou um time misto, que tinha como destaque principal o desconhecido lateral-esquerdo Wanderley, hoje o supertécnico Wanderley Luxemburgo.

O Colorado ainda colecionou 8 vices Mato-grossense (1975/1980/1984/1991/1995/1997/2001/2004) e ainda diversas participações em competições nacionais. “O União é conhecido no Brasil inteiro”, salienta Lamartine.Lamartine da Nóbrega reconheceu que os primeiros momentos do União foram de extrema dificuldade financeira. “Acho que se naquela época, a gente não tivesse lutado tanto, o União poderia não estar vivo como está hoje. Era igual uma criança que precisava ser alimentada”, declarou. O ex-presidente relembra que as dificuldades eram tantas, que não havia jogos de camisa suficientes. “Os nossos jogadores não levantavam os braços para bater o lateral porque geralmente as camisas estavam rasgadas”, brinca.

Hoje, o Colorado está modernizado. A equipe é administrada pelo empresário Francisco Olavo Pugliesi de Castro, o Chico da Paulicéia e conta com uma das maiores estruturas do Centro-Oeste. “Posso dizer que sou pouca coisa mais velho que o União, é como se a gente fosse da mesma geração da escola”, explicou o atual presidente do União, Chico da Paulicéia.

Títulos

Tri-Campeão do Torneio Incentivo
1975, 1976 e 1979

Estádio

Estádio Engenheiro Luthero Lopes
Proveniente de uma permuta com a Empresa Atacadão, o Município deu o antigo Estádio Lutero Lopes na Avenida Bandeirantes construído nos anos 60, onde a empresa aproveitou tão somente o terreno. Em contrapartida, deu ao Município o Novo Estádio Engenheiro Luthero Lopes com capacidade para 18.720 pessoas. Esse monumental Estádio foi inaugurado no dia 22/03/2000, com a partida entre Grêmio de Futebol Portalegrense e União Esporte Clube valendo pela Copa do Brasil. O time Gaúcho venceu por 4 a 0, com Ronaldinho Gaúcho fazendo o primeiro gol no novo Estádio entrando para o História. O Gol aconteceu aos 12 minutos do primeiro tempo. Atleta da casa foi Zumbi no jogo União 1 x 1 Cáceres, no dia 12/04/2000 que entrou para a história fazendo o primeiro gol com a camisa de um time da cidade, a do União.

Hino
(Letra e Melodia - Valdick Arantes)


Sua camisa se confunde
Com o rio e o coração desta cidade

União, garra e vontade

Nos gramados enfrenta todos

E joga com lealdade

União, força e coragem

Não tem lugar, não tem fronteira

Nossa torcida é companheira

E onde quer que ele vá

Nós iremos acompanhar

Vibra União, o colorado do meu coração

Vibra União, mais uma vez ele vai ser o campeão

Sua bandeira resplandece

Em um passado de glória

Nos gramados do país

Está escrito a sua história

É força e garra, trabalho, dedicação

Vamos nessa colorado, nosso time é campeão!


Site
www.uniaoec.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç