quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Pão de Açúcar Esporte Clube

O Pão de Açúcar Club foi fundado no dia 08 de dezembro de 1985, como um projeto social para proporcionar oportunidade de práticas esportivas para crianças de 07 a 14 anos. Porém, neste início, as modalidades eram focadas no atletismo.
O futebol só começou em 2003, com a realização da Super Copa Compre Bem. A competição reuniu cerca de 70 mil garotos e, destes, 72 foram escolhidos para fazer parte das equipes Sub 15 e 17, que, no ano seguinte, representariam o clube nos campeonatos estaduais.
Os jovens cresceram e chegaram à idade de se profissionalizarem. Por isso, no ano de 2006, o clube firmou uma parceria com o Juventus e emprestou seus atletas para a disputa da Série A1 do Campeonato Paulista. O oitavo lugar do time da capital animou a diretoria do Pão de Açúcar Esporte Clube (PAEC), que no ano seguinte inscreveu a equipe na disputa da Segunda Divisão do Campeonato Paulista.
A primeira partida oficial dos profissionais do clube foi no dia 7 de Abril de 2007, contra o Jabaquara, válida pela Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Neste mesmo ano, o clube também participou pela primeira vez da Copa São Paulo de Futebol Júnior, além de ter conseguido chegar até as finais dos campeonatos Sub 15 e 17.
Apesar das expectativas, no ano de estreia dos profissionais o PAEC não passou da segunda fase da competição e viu frustrado o sonho de avançar à Série A3. Porém, 2008 reservava resultados melhores. Após ser vice-líder de seu grupo na primeira fase, foi acumulando vitórias, liderou os grupos da segunda e terceira fases e sagrou-se campeão com duas vitórias contra o Batatais, passando a integrar a Série A3 do Campeonato Paulista em 2009. Neste ano, com o segundo lugar do Grupo 3 da competição, o clube ganhou o direito de disputar a Série A2 do torneio estadual em 2010.

Estádio

Nos primeiros anos, as Artes, porém em 2009, com a promoção à série A3 do Campeonato Paulista, passou a disputou seus jogos no Estádio Hermínio Esposito, na cidade vizinha de Embu das Artes, para utilizar o Estádio do Pacaembu. Hoje faz a maioria de suas partidas no estádio da Rua Javari.

Mascote

A mascote do clube está intimamente ligada ao “Programa Superbola”, que tem o objetivo de selecionar os talentos do futuro por meio de uma formação humana, profissional e esportiva. A logomarca do projeto é uma bola sorrindo. E como ela é a base da criação do clube, foi também escolhida para ser a mascote do PAEC no Paulistão.

Site
http://www.paec.com.br/